terça-feira, abril 07, 2015

SÃO JOÃO DA BARRA COMEMORA NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES

O Diario:

Navegando em devoção

Publicado em 06/04/2015


SECOM / PMSJB
Clique na foto para ampliá-la
procissão fluvial: um dos tradicionais itens da agenda da festa da Padroeira

Redação com Assessoria

Quem visita Atafona dificilmente esquece a atmosfera mística que a rodeia. Conhecida mundialmente pelo fenômeno do avanço das águas, reduto de pescadores e local do encontro do rio com o mar, a praia, localizada no litoral de São João da Barra, é também um cenário cercado de religiosidade, um traço que pode ser comprovado nesta época do ano, em que se comemora Nossa Senhora da Penha. Anualmente, fé e tradição caminham juntas nos festejos em homenagem à padroeira, atraindo uma multidão de fiéis que se desloca de diferentes partes do município e de várias outras cidades do país para as celebrações.

A festa começou no último domingo, 05, prosseguindo até o dia 13 de abril (veja programação abaixo). Talvez muitos de seus frequentadores esporádicos não se deem conta de que trata-se de uma das mais antigas histórias de fé e devoção do Estado. Remete ao século XIX, quando notícias vindas da Capitania do Espírito Santo relatavam os inúmeros milagres concedidos pela intercessão da Virgem da Penha. 

Segundo relatos do Convento da Penha de Vila Velha, anualmente sanjoanenses e campistas saíam em frotas de barcos para as festividades em homenagem à Santa, que ocorriam sempre uma semana após a Páscoa. A devoção motivou a criação, em 1857, da Irmandade de Nossa Senhora da Penha de Atafona, com o objetivo de erguer uma Igreja. As obras de construção do templo tiveram início três anos após a criação da Irmandade. 

Segundo registros, quem visitou as obras da Igreja, no ano de 1875, foi o Imperador D. Pedro II, durante sua segunda visita a São João da Barra. A conclusão ocorreu seis anos mais tarde, tendo como mão de obra forte os pescadores devotos.

A primeira imagem da Padroeira veio do Rio, junto das de Santo Antônio e São Benedito. Em 1906 uma grande enchente ameaçou as estruturas da Igreja e um velho casco de navio foi colocado para evitar uma adversidade. Anos depois a Igreja passou por reformas e ampliações, com a atual arquitetura externa, onde também foi erguida uma torre com sino e a pintura em azul e branco, cores oficiais da Irmandade.

Imagem furtada - Em dezembro de 1992, a imagem de Nossa Senhora da Penha foi furtada do altar-mor. Comunidade e devotos fizeram, na época, novenas e ladainhas em súplica pelo retorno da imagem e, em forma de luto, toalhas pretas foram colocadas no altar. A imagem foi encontrada em 26 de dezembro do mesmo ano, em um trecho da RJ-158 (Campos -São Fidélis), perto da Usina de Santa Cruz. No mesmo dia a imagem retornou para Igreja, com uma multidão de devotos que caminhou da cidade de São João da Barra ao distrito de Atafona. Todos os anos, os fiéis repetem as caminhadas que se unem a homenagens e orações num espetáculo de fé que chega a seus 158 anos.

AGENDA

07/04 (Terça-Feira)
19h - 3º Dia do Oitavário da Padroeira
- Santa Missa
08/04 (Quarta-Feira)
19h- 4º Dia do Oitavário da Padroeira
- Santa Missa
09/04 (Quinta-feira)
19h- 5º Dia do Oitavário da Padroeira
-Santa Missa. Após a Santa Missa Ladainha de Nossa Senhora. 
10/04 (Sexta-feira)
18h30 - Oração do Terço dos Homens.
19h30 - 6º Dia do Oitavário - Santa Missa
20h- Projeto Fé e Cultura. Realização: Secretaria Municipal de Educação e Cultura/PMSJB
11/04 (Sábado)
10h - Curso de Batismo.
19h - 7º Dia do Oitavário
-Santa Missa
20h30- Auto de Maria 
2015
12/04 (Domingo)
09h- Santa Missa em Ação de Graças pelo Dia da Divina Misericórdia
10h30 - Batizados.
15h - Saída da Procissão Fluvial
15h30 - Terço da Divina Misericórdia
16h30 - Chegada da Procissão Fluvial
17h - Santa Missa - 8º dia do Oitavário. Após a Santa Missa, coroação de Nossa Senhora da Penha no interior da igreja.
20h - Leilão
13/04 (Segunda-feira)
00h - Acolhida festiva do dia dedicado à padroeira.
05h - Alvorada ao som da Banda União dos Operários pelas vias centrais de Atafona
10h - Missa campal celebrada pelo Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, cantada pelos Arautos do Evangelho.
11h30 - Batizados
17h- Procissão terrestre de Nossa Senhora da Penha
20h30 - Cerimônia de Coroação de Nossa Senhora da Penha.
20h45 - Queima de fogos
21h- Show católico com o padre Alessandro Campos.
23h45 - Solenidade da descida do quadro de Nossa Senhora da Penha
00h- Queima de fogos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião