quinta-feira, abril 30, 2015

Profissionais do Ferreira Machado fazem protesto

JORNAL TERCEIRA VIA:


Profissionais do HFM cobram pagamento de gratificações e horas extras

O médico Pedro Ernesto Simão disse que a Prefeitura de Campos descumpriu acordo com os trabalhadores

Profissionais da área de saúde do Hospital Ferreira Machado (HFM) fizeram manifestação na manhã desta quinta-feira (30) para reivindicar o pagamento de gratificações e horas extras que não foram pagas pela Prefeitura de Campos. O problema afeta cerca de 200 trabalhadores. Os manifestantes denunciaram ainda problemas na infraestrutura da unidade, que vem atendendo os pacientes precariamente. Problemas nos equipamentos estariam impedindo os médicos de emitir diagnósticos precisos.

De acordo com o pediatra Pedro Ernesto Simão, durante uma reunião com representantes da prefeitura - há cerca de três meses - os profissionais aceitaram o corte de 20% das gratificações, desde que fosse mantida a gratificação para os vinculados ao Ministério da Saúde (MS) e a Secretaria Estadual de Saúde.

“Ficou acordado que trabalharíamos 20 horas e receberíamos 4 horas de gratificação. Apesar de não concordar com o corte, fui para a assembleia do sindicato e defendi o acordo. Só que a prefeitura fez o corte dos 20%, mas não está pagando a gratificação ao pessoal do estado e do MS e não está pagando as 4 horas extras dos demais profissionais de saúde. Alguns médicos também não receberam. A prefeitura faz exigências, mas o trato não está sendo cumprido. Vamos discutir com o sindicato o que faremos, pois a situação não pode continuar como está”, explicou Doutor Pedro Ernesto.

Ao falar sobre as condições de trabalho, Pedro Ernesto disse que além da falta de maca e da superlotação, o hospital apresenta problemas de falta de ambulância para transferir pacientes ou levá-los para fazer exames em outros locais. “Somos um hospital de referência em traumatologia da região Norte Fluminense. Só temos um elevador, que está em petição de miséria. O nosso tomógrafo, quando não está quebrado, muitas vezes apresenta distorção nas imagens. Você não sabe se é uma lesão ou borramento da imagem. A população cobra dos médicos. Alguns pacientes aguardam por mais de um mês no corredor para fazer um procedimento que não é feito aqui. Gostaríamos de ter condição de trabalho decente”, concluiu o pediatra.  

O neurocirurgião Paulo Romano alega que não recebeu as horas trabalhadas. “Alguns colegas receberam a gratificação, outros não. Eu estou falando que este mês não recebi qualquer benefício, gratificação ou complementação. Só recebi o salário. Isso tudo, depois de 27 anos  trabalhando no HFM e perder onze férias. Quando eles precisam, você é ótimo. O dia que não precisam mais te jogam no lixo e dizem que você é bandido. É o caos”, observou o médico.        

Sempre respeitando o princípio do contraditório e buscando as diferentes versões para um mesmo fato, o jornal Terceira Via entrou em contato por e-mail com a Secretaria de Comunicação da prefeitura, sem obter resposta. Ainda assim, o jornal aguarda e publicará versão dela para este fato.

Cláudia dos Santos

6 comentários:

  1. Estamos há 2 meses trabalhando sem receber as 4 horas extras , os profissionais como : enfermeiro , assistente social, fisioterapeuta, psicologo.
    Nem o aumento que temos que receber que é lei federal tivemos

    ResponderExcluir
  2. E a propaganda mentirosa que mostra um hospital de primeiro mundo vai continuar a veicular?

    ResponderExcluir
  3. O secretário Fabio Ribeiro só atende as reivindicações de médicos, e as outras categorias que estão a 2 meses sem receber as horas extra ( fazem a mais de 10 anos), com menos 20% de gratificação.
    Os funcionários da prefeitura municipal de Campos nunca foi tanto humilhada.

    ResponderExcluir
  4. QUANTO A FALTA DE AMBULANCIAS PARA PACIENTES FAZEREM EXAMES OU TRANSFERENCIAS PARA OUTROS HOSPITAIS O REFERIDO MEDICO DEVE ESTAR DESINFORMADO, POIS APESAR DE TODOS OS PROBLEMAS QUE REALMENTE EXISTEM, ELE DEVE ESTAR EQUIVOCADO PORQUE AMBULANCIAS EXISTEM O QUE MUITAS VEZES OCORREM É A RECUSA DO MEDICO OU FALTA DE MEDICO OU OUTRO EQUIVALENTE PARA EFETUAR A REMOÇÃO DO PACIENTE. O QUE PODE OCORRER É A SOBRECARGA NA TRANSFERENCIA FAZENDO COM QUE AS AMBULANCIAS ESTEJAM FAZENDO A REMOÇÃO DE PACIENTES DIVERSOS AO MESMO TEMPO, TODAVIA PODEMOS CONSTATAR A EXISTENCIA DE NO MINIMO DUAS AMBULANCIAS NO HFM, CLARO PODE OCORRER POBLEMAS TECNICOS NO VEICULO PORÉM APESAR DAS DIFICULDADES SÃO DE ALGUMA MANEIRA RESOLVIDOS PELO SETOR RESPONSAVEL.

    ResponderExcluir
  5. Nunca nesse município os servidores foram tão desprezados e humilhados .
    Não deram a reposição salarial ,desrespeitando um Direito constitucional do trabalhador brasileiro.
    Servidores sem assistência de saúde,outros trabalhando sem receber as horas extras .
    Não foi à toa que os campistas já deram sua resposta nas urnas e em 2016 vai extirpar definitivamente esse cancer!

    ResponderExcluir
  6. Espero que com tudo isso, sirva para varrer esse Povinho da lapa de vez da nossa cidade. Quebraram a cidade na última eleição, porque não acreditavam na derrota, quando essa veio, e agora ainda querem vingança. Chega né.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião