segunda-feira, abril 27, 2015

Comunidade se mobiliza em defesa do João Viana

O DIÁRIO:

Mobilização pelo Hospital Dr. João Viana

Publicado em 26/04/2015


Isaías Fernandes
Clique na foto para ampliá-la
Grupo de 60 arquitetos busca recursos para reforma

Keylla Thederich

Um grupo de 60 arquitetos de Campos está se mobilizando para melhorar as instalações do Hospital Psiquiátrico Espírita Dr. João Viana e dar mais dignidade aos 120 assistidos pela instituição. A mobilização surgiu da campanha "Amigos do João Viana", lançada há cerca de um ano pela Liga Espírita de Campos, e tem como objetivo principal arrecadar fundos e formar parcerias que viabilizem a reforma de alguns setores da unidade. O contato para as doações pode ser feito através da página "Arqamigos" no Facebook ou pelo email arqamigos.contato@gmail.com. A iniciativa, que começou com conversas de grupo de arquitetos no aplicativo WhatsApp, ganhou força e em menos de duas semanas já foram realizadas duas reuniões no hospital. 

De acordo com umas das arquitetas que integram o grupo, Isabel Aguiar, as reuniões tem como objetivo fazer um levantamento das necessidades do hospital. Segundo ela, inicialmente as obras de reforma e reparos acontecerão na quadra esportiva, na sala de Psicologia, na enfermaria, entre outros.

Isabel disse que o grupo pretende fechar o orçamento até o dia 15 de maio e para isso conta com o apoio da sociedade civil e da iniciativa privada. Ela acrescentou que na obra não serão utilizados os recursos oriundos de doações para o hospital. "Queremos transformar o abrigo em um local agradável para os pacientes, socializar algumas áreas que estão desativadas, como a quadra, e dar uma melhor qualidade de vida", observou a arquiteta.

Objetivo é dar mais qualidade aos assistidos após reforma

A presidente da instituição, Cristina Lima, disse que todos no hospital receberam a iniciativa com muita satisfação. "Desde dezembro do ano passado estamos fechando o mês com saldo negativo e essa mobilização é muito consoladora porque a gente não se sente só. Temos uma preocupação mensal em pagar as contas e não conseguimos pensar em investimentos. Essa reforma nos dá um alento muito grande e só vai contribuir com a qualidade no tratamento e de vida dos assistidos", afirmou.

Segundo Cristina, atualmente o custo mensal do hospital é de R$ 270 mil, sendo que a verba vem do Sistema Único de Saúde (SUS), da Prefeitura de Campos e de doações. A última reforma foi feita entre os anos de 2013 e 2014. A unidade psiquiátrica recebe doações através de depósito nas seguintes contas bancárias: Banco do Brasil, agência 0005-1, conta 4758-9; Caixa Econômica Federal, agência 0180, conta 1433-2 op. 003; e Sicoob, agência 4222, conta 4272-2. As contribuições também podem ser feitas pelo site www.amigosdojoaoviana.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião