O drama enfrentado pelos renais é que não há regularidade no fluxo dos medicamentos entre Estado e prefeitura, o que põe em risco pacientes que dependem de remédios próprios para os transplantados, que, em alguns casos não são vendidos no mercado e sua falta pode comprometer o transplante.
A prefeitura, através de sua assessoria, prestou a seguinte informação:
"A Secretaria Municipal de Saúde distribuiu mais de 453 mil medicamentos para pacientes crônicos renais em 2013, um investimento de 1 milhão 362 mil, 338 reais e 16 centavos. Cerca de 1 mil e 500 usuários são contemplados com uma farmácia somente para atendimento a esse grupo. A Prefeitura também oferece veículos para levá-los às consultas de transplante no Rio de Janeiro, pelo Tratamento Fora do Domicílio(TFD).
Da Secretaria de Estado de Saúde veio a seguinte nota:
Boa tarde Fernando
Seguem as informações sobre os medicamentos relacionados:
A Superintendência de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos da Secretaria de Estado de Saúde informa que o distribuição dos medicamentos Azatioprina e Micofenolato de Mofetina aos pacientes deverá acontecer até o final desta semana nas unidades RioFarmes.
Em relação aos medicamentos Cabergolina e Mesalazina 250mg (supositório), a SES informa que o processo de aquisição sofreu atrasou porque uma das empresas participantes das licitações entrou com recurso administrativo durante uma das etapas. O processo de compra foi concluído e, no momento, a secretaria aguarda a entrega dos medicamentos pelas empresas fornecedoras.
O medicamento Isotretinoina 10 mg foi entregue pelo fornecedor e, após procedimentos internos, o produto será distribuído para entrega aos pacientes nos próximos dias.
A SES acrescenta que o processo de aquisição do medicamento Lamotrigina 100 mg está fase final de tramitação.
Em relação ao medicamento Alfaepoetina 10.000 UI (Eritropoetina), o processo de licitação sofreu atraso após empresas concorrentes apresentarem recursos, entretanto já encontra-se em fase final de tramitação para emissão de empenho. Já o medicamento Alfaepoetina 4.000 UI (Eritropoetina) o estoque encontra-se regular na SES/RJ.
Já com relação aos suplementos alimentares não ficou claro a que itens especificamente se referem, não sendo possível qualquer manifestação.
Att
Sandresa
Ascom SES
Os governos se explicam, mas não resolvem o que é fundamental, a garantia de não interrupção, seja lá por que causa for, da distribuição, no prazzo, dos medicamentos inadiáveis.
BLA BLA BLA... DEVEM TER DEMORADO HORAS MONTANDO A RESPOSTA.
ResponderExcluirSE NA CORRIQUEIRA COMPRA DE MEDICAMENTOS ALGUÉM CONSEGUE PARAR A LICITAÇÃO POR MEIO DE RECURSO QUE NÃO É RECHAÇADO NO ATO, É PORQUE O EDITAL ESTÁ FALHO!!!
SACANAGEM COM A ROSINHA! SACANAGEM COM A POPULAÇÃO!
REFORMA ADMINISTRATIVA GERAL JÁ!
PRECISAMOS DE REFORMA PRA VALER E NÃO TROCAR A PESSOA DE CARGO OU DIMINUIR O CARGO QUE ELA CONTINUARÁ NÃO PRODUZINDO .
CÉLIA - SAÚDE
Fernando,nos dê notícias da Jane Nunes.
ResponderExcluirJane Munes,Cade você???
Fazendo falta!
ABSURDO É O QUE ESTÃO QUERENDO FAZER COM A FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE SAÚDE (FMS), ESTÃO PLANEJANDO ACABAR COM A FUNDAÇÃO QUE CUIDA DOS HOSPITAIS FERREIRA MACHADO, HGG, SÃO JOSE, TRAVESSÃO, SANTO EDUARDO E URURAI, QUEREM ACABAR COM A FMS E MANDAR TUDO PARA O CONTROLE DA SECRETÁRIA DE SAÚDE. IMAGINEM SE SÓ COM AS ATRIBUIÇÕES QUE A SECRETARIA DE SAÚDE TEM JÁ NÃO ESTA DANDO CONTA DA SITUAÇÃO, COMO IRÁ DAR CONTA DESSES OUTROS HOSPITAIS??? SÓ PODEMOS IMAGINAR QUE ESSE ATO SÓ PODE SER PARA PEGAR O DINHEIRO QUE A FMS ADMINISTRA E RECEBE E MANDAR PARA O CAIXA ÚNICO DA PREFEITURA. COM O FIM DA FMS VOLTAREMOS AO PASSADO EM QUE OS HOSPITAIS ACIMA CITADOS TERÃO SUA AUTONOMIA EXTINTA, DEPENDENDO DO SECRETÁRIO DE SAÚDE E DE QUEM ESTÁ NO PODER PARA PODER. SE EXISTEM DIFICULDADES NESSES HOSPITAIS IMAGINEM DEPENDENDO DE UMA SECRETÁRIA QUE NÃO DA CONTA DOS SERVIÇOS QUE PRESTA ATUALMENTE, ISTO É A SITUAÇÃO VAI PIORAR. CLARO QUE VÃO DIZER QUE ISTO FARÁ COM QUE A SAÚDE MELHORES, QUE HAVERÁ MAIS VAGA E ETC E TAL COMO SEMPRE FAZER E TODOS ACEITANDO TUDO CALADO. COMO O IPTU EM QUE TODOS SE CALARAM. E ATÉ ESQUECERAM QUE O SECRETÁRIO DE GOVERNO QUANDO ESTAVA AO LADO DO POVO DE VERDADE OU SE COMPORTAVA COMO SE ESTIVESSE CONCLAMOU O POVO CAMPISTA A NÃO ACEITAR O AUMENTO QUE O EX PREFEITO ZEZE BARBOSA IMPÔS AO POVO. OS FUNCIONÁRIOS DA FMS ESTÃO REVOLTADOS E INDIGNADOS COM ESSE ATO COVARDE I IRRESPONSÁVEL.
ResponderExcluir