terça-feira, março 03, 2015

DENÚNCIA

Quando a gente pensa que já viu de tudo nesse Município?!

DENÚNCIA: AUXILIARES DE TURMA QUE TOMARAM POSSE HÁ UMA SEMANA ESTÃO SENDO PERSEGUIDAS EM ALGUMAS CRECHES POR APADRINHADOS POLÍTICOS, SENDO OBRIGADAS A FAZER FUNÇÃO DE AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS E SENDO INTIMIDADAS POR DIRETORES MAL-INTENCIONADOS.

                (Replicado de postagem de um marido de Auxiliar de Turma)

              A recepção dos Auxiliares de Turma concursados que foram nomeados há mais ou menos 10 dias para assumirem as vagas nas creches do Município não tem sido nada boa.
                O caos na educação de Campos atinge também as creches. Os Auxiliares de Turma, em sua maioria mulheres, encontraram, de cara, muitas creches com instalações precárias, com falta de material básico como fraldas, toalhas, brinquedos, materiais didáticos para estimular os pequeninos, etc. Salas com paredes mofadas, com má ventilação, falta de portas e mobiliários decentes são outros problemas que foram encontrados.
                Não bastasse isso, as Auxiliares de Turma não receberam nenhum treinamento e, o que é mais grave, estão sendo obrigadas a realizar funções que não constam nas atribuições de seu cargo, como faxinar as salas, banheiros, dependências das creches, além de lavar pratos, talheres, mesas, toalhas, etc. Tal desvio de função, além de IMORAL, é também ILEGAL (fere o princípio da legalidade administrativa), tendo ainda como AGRAVANTE o fato de que a função primordial das Auxiliares de Turma é cuidar das crianças, zelando por seu bem-estar, e tal responsabilidade já é considerável o bastante para ser relativizada ou negligenciada por conta do acúmulo de funções.
                Todos sabemos que crianças de 0 a 5 anos precisam de atenção total. Desviar as Auxiliares de Turmas obrigando-as a realizar funções que não constam em suas atribuições é colocar em risco a integridade e o bom cuidado das crianças. E a desculpa das diretoras de creche que foram orientadas a exigir das Auxiliares de Turma mais do que elas devem fazer_ como funções de limpeza_ é a de que faltam funcionários como Auxiliares de Serviços Gerais, Porteiros, etc, devido às demissões que ocorrem atualmente no governo Rosinha.
                A bem da verdade, as diretoras de creche estão exigindo das Auxiliares de Turma a realização dessas tarefas que não lhes cabem, inclusive perseguindo e ameaçando as recém-ingressadas no serviço público, com a alegação de que as Auxiliares de Creche contratadas que anteriormente ocupavam as vagas faziam as mesmas coisas e que há uma carência enorme de funcionários nas unidades. E não bastasse isso, as salas estão superlotadas, tendo uma quantidade de crianças muito maior do que a ideal.
                Um exemplo disso é a Creche Modelo Wilson Amaro de Freitas, no Parque Santa Helena, próximo à Alberto Lamego. Apenas quatro Auxiliares de Turma foram nomeadas para lá (quando haviam contratadas ocupando as vagas eram pelo menos seis) e cada uma tem de cuidar de, no mínimo, 18 crianças, quando o ideal, de acordo com o os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (volume 2), deveria ser de apenas 8 crianças por profissional (média).
                Além disso, nessa unidade, atualmente há apenas duas Auxiliares de Serviços Gerais, posto que os demais funcionários foram todos demitidos na “limpa” que a Prefeita Rosinha tem feito na Prefeitura. Com isso, a diretora da unidade tem exigido e perseguido as Auxiliares de Turma, obrigando-as a fazer funções de limpeza típicas do cargo de ASG, sendo obrigadas a faxinar a creche após o expediente, quando as crianças vão embora.
                É lastimável que profissionais que se dedicam aos estudos e ingressam no serviço público pela porta da frente, por mérito próprio, sejam recepcionados dessa forma e tenham de suportar perseguições de diretores comissionados (DAS) e acúmulo indevido de funções. E tudo isso com a conivência e o silêncio da Secretaria Municipal de Educação.
                O resultado disso pode ser um elevado número de pedidos de exonerações, em decorrência também dos baixos salários pagos a esses profissionais.

10 comentários:

  1. O que está havendo nesse país?Os Homens de bem acabaram?
    Verdadeiras quadrilhas tomaram de assalto a coisa pública e vemos uma sociedade civil organizada conivente no mínimo porque calada.
    Bandidos se apoderam de diversos braços do poder e o MP por meio do Direitos Difusos conivente no mínimo porque calado.
    É esse o Bradil que vergonhosamente deixaremos para as futuras gerações?

    ResponderExcluir
  2. Isso é assédio moral, passível de ação na Justiça.

    ResponderExcluir
  3. Uma guerra fria está acontecendo nos bastidores da Câmara. Pela Lei Orgânica do município, em seu artigo 14, III, diz que se um vereador faltar mais que 5 sessões no mês, perde seu cargo automaticamente. E segundo o Artigo 15, I, e o Artigo 16, se um vereador pedir licença, seu suplente deve ser convocado imediatamente.
    Pois bem, Edson é raposa antiga, conhece como poucos os momentos políticos que se apresentam, e nesse sentido, percebeu que o momento de renovação floresceu, haja vista as fortes incursões de Wladimir e posteriormente com a eleição de Bruno Dauaire, que causaram grande temor nos quadros antigos do grupo. E portanto, o Presidente da Câmara tem criado embaraço para convocar o próximo suplente, no caso, Thiago Ferrugem, que representa juntamente com os jovens já citados, uma ala de refrigeração, ameaçando assim o "reinado dos cabeças branca".
    O que pedimos é que se cumpra a lei que foi escrita, aprovada e regulamentada na atual vereança, pois seria contraditório demais uma casa de leis nao seguir suas próprias.

    ResponderExcluir
  4. Fui auxiliar de turma contratada ano passado e demitida em dezembro, e nos da creche que trabalhei nunca fizemos limpeza.... Estao explorando as concursadas,denuncie!!!

    ResponderExcluir
  5. Nessa mesma unidade unidade tem vaga real e oMP não faz nada! Assim com nas outras unidades, ex: a creche de Logoa de Cima só a diretora é concursada. É uma vergonha falaram tanto do governo passado que sempre prestigiou o servidor público e esse desdesrespeita até eles, mesmo secretário não tem autonomia Nenhuma. "Pau mandados, inclusive o "secretário de educação "

    ResponderExcluir
  6. Verdade estão escravizando o pessoal estão tendo que sair de berçário de bebês para ir para outras salar da assistência absurdo.

    ResponderExcluir
  7. As meninas concursadas estão sendo escravizadas de forma absurda tem que sair de berçários para ajudar outras salas.
    Tenho que lavar toalhas,mamadeiras.
    E dar banho em crianças de outras salas.

    ResponderExcluir
  8. Antes dessa postagem,já havia sido feito um comentário a respeito desse abuso de poder.
    Eis o comentário:Todas as creches da prefeitura estão um caos,tudo que eles pregam aí na midia é falso,a realidade é outra completamente diferente,falta tudo,e mais alguma coisa,e coitados dos auxiliares que passaram agora nesse concurso,a ordem da secretaria que não vai ter auxiliar para G1(crianças de 3 anos)então os auxiliares de berçario e maternal é que vão dar suporte ao G1,se eles estão fazendo isso com os concursados,que não são obrigados a se submeter a essas ordens, mas que infelismente estão se submetendo com medo de sofrer retaliações,entraram agora sabe como é né?Imagine o que eles faziam com os terceirizados,Agora veja se tem cabimento deixar um professor com 15,17, crianças de 3 anos sem alguém para ajudar,e tirar auxiliar de outras turmas tb com esse mesmo número de alunos,para dar suporte,e esse Fred aí que todos estavam com a maior esperança nele,que as coisas poderiam mudar,utopia,se ele não rezar a cartilha ,não fica.

    ResponderExcluir
  9. Fernando por favor nos ajude,propague essas denúncias que são verídicas,nós fizemos o concurso e passamos, não entramos pela janela apadrinhadas por vereadores,mas é verdade estamos sendo obrigadas a fazer serviços que não nos compete,não querendo aqui menosprezar quem faz os tais serviços citados na postagem,mas estão nos ameaçando que se não seguirmos as ordens vindas da secretaria a mandado do senhor Fred(secretário de educação)seremos remanejadas para lugares de dificil acesso,e que estamos em estágio probatório,e até onde sei,mesmo que estejamos em estado probatório,não fizemos nada de grave que possa nos punir com remanejamentos ou exonerações,nós apenas queremos trabalhar na verdadeira função a qual prestamos concurso.E as diretoras estão realmente vindo com essas ordens,inclusive que teremos que trabalhar em duas salas a que nós escolhemos por direito e suprir as salas que não tem auxiliares,somos seres humanos e não burros de carga,a prefeitura que convoque pessoas o suficiente para exercer o trabalho,e não querer que uma faça o serviço de 3,eu e mais a professora estamos numa sala com 15 crianças que nem 1 ano tem ainda,e querem nos tirar para ajudar em outras turmas,isso é absurdo e desumano,e quero falar tb que realmente é verdade as salas cheiram a mofo mesmo,não tem material de limpeza,não tem material didático,tem sala que nem ventilador tem,agora imagine vc com esse calor que tem feito,como se resiste? E eles pintam tudo cor de Rosa mas na verdade é tudo Preto.Essa é a verdadeira realidade.Desde já te agradeço.Até

    ResponderExcluir
  10. Sugiro uma denúncia aqui:http://www.mprj.mp.br/institucional/corregedoria-geral.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião