terça-feira, março 31, 2015

COMISSÃO DA CÂMARA APROVA REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL

O Globo:

BRASÍLIA - A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, por 42 votos a 17, a admissibilidade da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos. A decisão significa que a maioria dos deputados da comissão entende que a proposta não fere a Constituição e o ordenamento jurídico do país.

Antes, na mesma sessão, por 43 votos a 21, a CCJ rejeitou relatório do deputado Luiz Couto (PT-PB) contrário à proposta que reduz a maioridade.

A aprovação da admissibilidade não significa que ela estará automaticamente aprovada. A proposta ainda precisa ser apreciada por uma comissão especial. Em seguida, deve ser votada em dois turnos pelo plenário da Câmara, onde precisa angariar o apoio de pelo menos 60% dos deputados, ou seja, 308 dos 513. Depois de tudo isso, a proposta também deve ser votada no Senado. Uma vez aprovada, a PEC pode ser promulgada, sem necessidade de ser sancionada pela presidente Dilma Rousseff.

O deputado Alessandro Molon (PT-RJ), contrário à PEC, confirmou que entrará com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) para barrar a tramitação da proposta. Ele disse acreditar que terá maioria na corte. Segundo Molon, deputados do PT, PSOL, PMDB, PPS e PSB apresentarão conjuntamente o mandado. Ele não deu prazo de quando isso acontecerá. A próxima etapa de tramitação da PEC é a análise na comissão especial. O regimento interno da Câmara estabelece que a comissão tem o prazo de 40 sessões para proferir parecer. Segundo Molon, isso significa cerca de dois ou três meses.

— Parlamentares de vários partidos, da base do governo e da oposição, começam agora a estudar um mandado de segurança que será ajuizado no Supremo Tribunal Federal. O artigo 60 da Constituição é muito claro ao dizer que não será apreciada proposta de emenda tendente a abolir direitos e garantias individuais. Foi isso que fizeram aqui hoje - afirmou Molon, acrescentando: — Assim que estiver pronto, o apresentaremos. Mas não queremos estabelecer uma data, porque não queremos apresentar de qualquer jeito. Queremos fazer um bom mandado de segurança.

Ao longo das últimas duas semanas, parlamentares contrários à PEC vinham conseguindo obstruir a votação, impedindo que ela fosse analisada na CCJ. Eles alegam que a proposta viola cláusula pétrea da Constituição, ou seja, cláusula que não pode ser modificada por emenda. A obstrução continuou nesta terça-feira.

Na semana passada, manifestantes que se opõem à reeducação da maioridade penal chegaram a se desentender com alguns parlamentares. Isso levou a Câmara a reforçar a segurança do local e limitar a entrada de manifestantes. Eles seguravam cartazes contra a PEC. Um grupo menor, favorável à proposta, também levou uma faixa.

Quando a deputada Maria do Rosário (PT-RS) estourou o tempo de fala dela, e outros parlamentares reclamaram, alguns manifestantes começaram a protestar, o que levou à intervenção do presidente da CCJ, Arthur Lira (PP-AL).

— Eu evacuo a galeria a qualquer momento — disse o presidente da CCJ.

PUBLICIDADE


Quem mais se exaltou foi o deputado Major Olimpio (PDT-RS), quando o deputado Alessandro Molon (PT-RJ) mencionou políticas de Leonel Brizola, ex-governador do Rio de Janeiro e fundador do PDT. Olimpio apoia a PEC, enquanto Molon é contrário.

— Cuida do teu partido! Não fala em nome do PDT! — gritou Olimpio, bastante exaltado.

— Mantenha a calma — respondeu Molon.

O deputado Giovani Cherini (PDT-RS) defendeu a PEC.

— Quem tem bola de cristal para dizer que vai ficar pior (com a redução da maioridade penal)? Eu sou da opinião do Tiririca (PR-SP): pior do que tá não fica - disse Cherini em referência ao slogan da campanha do colega deputado.

O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) refutou a ideia de que o menor não é punido, lembrando que ele pode passar por medidas socioeducativas.

— Não vamos confundir inimputabilidade criminal com impunidade — disse Alencar.

DEFENSOR PÚBLICO APOIA PEC

Antes do começo da sessão, um assessor da ministra da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), Ideli Salvatti, articulava com deputados contrários à PEC maneiras de retardar a votação. Também antes do início da reunião da CCJ, o deputado Valtenir Pereira (PROS-MT) justificava o porquê de apoiar a redução da maioridade penal.

— Um defensor público apoiando a PEC! — provocou Molon, em referência à profissão de Valtenir.

— Minha votação passou de 50 mil para 100 mil, mas depois foi para 62 mil — respondeu Valtenir, destacando que a PEC tem apoio da maioria da população e que, por isso, não poderia ficar contra ela sob o risco de não se eleger mais.



Este é o terceiro mandato de Valtenir. Em 2006, foi eleito com 52.401 votos. Em 2010, saltou para 101.907, mas, em 2014, caiu para 62.923.

Durante a sessão, o deputado Vitor Valim (PMDB-CE) reclamou da expressão "bancada da bala" para designar parlamentares favoráveis ao endurecimento de leis penais.

— Chega desse apelido pejorativo. Somos da bancada da vida - afirmou Valim.



Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/brasil/comissao-da-camara-aprova-admissibilidade-de-proposta-que-reduz-maioridade-penal-15743190#ixzz3VzsbHG00

2 comentários:

  1. Absurdo...tinha que reduzir pra 12 anos!

    ResponderExcluir
  2. que bom agora pode colocar garotinho que roubar na cadeia!!!!!!!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião