segunda-feira, janeiro 26, 2015

GOVERNADOR PEZÃO LANÇA EM ITALVA PLANO CONTRA SECA

JORNAL TERCEIRA VIA:

Italva terá plano emergencial para enfrentar efeitos da seca

O programa Rio Rural Emergencial foi lançado pelo governador nesta segunda-feira (26)

O governador Luiz Fernando Pezão e o secretário de Agricultura, Christino Áureo, lançaram, nesta segunda-feira (26), em Italva, na Região Noroeste, o Rio Rural Emergencial para enfrentamento dos efeitos da estiagem no Norte e Noroeste fluminense. O principal objetivo é matar a sede do produtor rural, já que em muitas localidades não há água nem para beber. 

O plano de contingência contará com recursos do Banco Mundial, por intermédio do Programa Rio Rural, na ordem R$ 30 milhões. O investimento será aplicado em ações como implantação de sistemas de nutrição para os rebanhos, que sofrem com a falta de pasto, e na perfuração de poços artesianos para uso coletivo.

“Serão reservatórios de água para matar a sede do gado e também irrigar lavouras. Somente o trabalho de perfuração dos poços vai utilizar R$ 12 milhões”, explicou Christino Áureo.

Para execução do plano, foi criada uma força-tarefa formada por técnicos das empresas vinculadas à Secretaria estadual de Agricultura – Emater-Rio e Pesagro-Rio – e da Defesa Agropecuária. As ações vão beneficiar cerca de 13 mil pequenos produtores prejudicados pela estiagem e serão executadas durante todo o ano de 2015. Além dos municípios das regiões Norte e Noroeste, também receberão auxílio agricultores familiares de São Sebastião do Alto, Cantagalo e Trajano de Moraes, cidades da Região Serrana mais afetadas pela estiagem.

Para ter acesso aos benefícios, os proprietários deverão adotar as práticas indicadas pelo programa Rio Rural, que promove a agricultura sustentável em 350 microbacias do estado. Implantado em 2008, o programa vem incentivando, com recursos do Banco Mundial, a preservação de nascentes, o replantio de matas ciliares e ações de manejo sustentável, entre outras ações, que visam especialmente à preservação das águas no ambiente rural.

“Temos depoimentos de produtores de municípios do Norte e Noroeste fluminense que adotaram essas práticas e hoje estão sofrendo menos com a estiagem”, disse o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião