quinta-feira, novembro 27, 2014

CIRURGIA DE DONA MARIA BASTOS DEVE SER NA TERÇA QUE VEM

Daqui à pouco, vou postar um vídeo da visita que fiz, à convite da família, a pacientte, dona Maria Bastos, na enfermaria da ortopedia da Beneficência Portuguesa, hoje, 27.

As filhas da idosa se revezam, ao seu lado, na cama e já assistiram (03) três vezes,  a senhora ser preparada para a cirurgia reparadora de quebradura de femur, cumprir dieta zero e no final do dia, ficar sabendo que o procedimento cirúrgico foi suspenso.

O quadro é desolador. Uma octogenária definhando numa cama de hospital. E, ao seu redor, familiares impotentes.

Numa postagem, no facebook, hoje, 27, o jornalista Carlos Cunha, reproduziu o diagnóstico do médico Ricardo Madeira, sobre o caso de dona Maria. Segundo ele, “Trata-se de uma pessoa idosa, sem muita capacidade física para enfrentar uma cirurgia, usuária de medicamentos anticoagulantes. Tem que ser feito uma reabilitação na paciente, e ir aos poucos retirando o anticoagulante sem por em risco que a paciente possa criar coágulos que podem levar a óbito. Somente sob segurança é que a cirurgia pode ser realizada. Enquanto isso, várias cirurgias continuam sendo efetuadas, nos pacientes que estão aptos”. 

Meu Deus, por que essa explicação não foi dada à família desesperada? Ora, se a questão tem um complicador físico, é natural, compreensível e até, digo mais, é obrigação do médico, só intervir quando houver segurança clínica.

Acabo de ligar para o neto de dona Maria Bastos, Vítor, que a acompanha no Hospital e ele me informou que a cirurgia não deverá passar da própxima terça feira, 2 de dezembro.

Estou e permanecerei vigilante no episódio em questão, mas não servirei de coadjuvante, nem protagonista, de uma guerra insana políticopartidária que teima em dividir as pessoas entre anjos e demônios, sobretudo, quando o que está em jogo é a vida de uma senhora que sofre. 

Compostura, senhoras e senhores, a dor não tem partido, mas tem pressa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião