terça-feira, novembro 25, 2014

CÂMARA DE SJB LANÇA CARTILHA SOBRE HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

Evento acontece no plenário, no próximo dia 04, às 18h, com entrada franca

No passado, em São João da Barra, o mar e o rio possibilitaram a pesca e depois as atividades portuárias. Os portugueses plantaram cana até onde o terreno permitiu. Depois, criaram o porto para exportar o açúcar. Essas e outras curiosidades estão na cartilha “Conhecendo a História de São João da Barra”, que será lançada no plenário da Câmara de Vereadores no próximo dia 04, às 18h. Todas as escolas do município foram convidadas para o evento.

A publicação é resultado do projeto "Resgate e Disseminação da História de São João da Barra: uma estratégia para a mudança sociocultural e econômica", que foi implementado na Escola Estadual Dr. Newton Alves, em Atafona. Elaborada por alunos do ensino médio e coordenada pelo professor Alcimar Ribeiro, a cartilha tem como objetivo, incentivar a discussão sobre a história local.

Segundo o professor, ela será doada a professores e diretores de escolas públicas e privadas do município. “Costumo dizer que, para pensar melhor o futuro da nossa cidade, precisamos tomar conhecimento do passado e do presente. E o que a gente nota é que as escolas precisam trabalhar um pouco mais a história local na sala de aula”, observa Alcimar.

Para o Legislativo sanjoanense, iniciativas como esta são sempre bem-vindas. “Nosso município tem uma história muito rica e a Câmara está de portas abertas para apoiar projetos como este; inclusive, estamos fazendo um livro sobre a história aqui da Câmara, para lançarmos em breve – adianta o presidente do Legislativo, Aluizio Siqueira.

O projeto - Durante o projeto na escola de Atafona, segundo Alcimar, notou-se um forte envolvimento dos diretores, professores, alunos e pessoal de apoio, que contribuíram na implementação de atividades lúdicas. Pesquisa de fotos antigas, seminários, esquetes, debates e palestras para estudantes e professores, para os militares da Capitania dos Portos e na semana de Ciência e Tecnologia em São João da Barra, foram algumas das atividades realizadas pelos participantes do projeto.  

(ascom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião