quinta-feira, outubro 02, 2014

COMEÇARAM OBRAS DA PONTE DA INTEGRAÇÃO

(Página do sítio Quotidiano.com.br)

  • A ponte que liga os dois municípios sempre foi um sonho das duas regiões
    Crédito: Antônio Cruz
A ponte que liga os dois municípios sempre foi um sonho das duas regiões
Crédito: Antônio Cruz
Victor Azevedo
victor.azevedo@quotidiano.com.br

A população de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana está em polvorosa. Três meses após o lançamento pelo governador Luiz Fernando Pezão, começaram as obras da Ponte da Integração, que ligará os dois municípios. A duração prevista é de 12 meses e a obra está orçada em R$ 137,2 milhões.
Segundo o projeto original, a ponte irá encurtar o caminho entre os dois municípios em aproximadamente 100 quilômetros, e terá 1.300 metros de extensão, 16,2 metros de largura, sendo divididos em 7,20 metros de vias de acessos, 5 metros de acostamento e 4 metros para acessibilidade de pedestre. 
O governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) lançou a obra no dia 6 de junho durante visita em São João da Barra. Após um atraso devido a pequenos ajustes, como afirmou o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ), os trabalhos estão a todo vapor.  Vale ressaltar que a Ponte da Integração recebeu este nome após um projeto de autoria do deputado estadual Roberto Henriques (PSD). 
Para o prefeito José Amaro Martins de Souza - Neco, a construção da ponte contribui diretamente para o desenvolvimento do município. “Além de contribuir com o desenvolvimento do nosso município a ponte será o grande acesso ao Porto do Açu. Este é mais um fator positivo da parceira entre o município e o estado que vem dando certo. Somos parceiros e juntos estamos trabalhando para atender os anseios da população”, disse.
O trajeto entre São João da Barra e São Francisco via terrestre atualmente só é possível passando por Campos dos Goytacazes. Além de evitar esse deslocamento, a ponte encurtará a distância pela metade entre uma sede e outra dos dois municípios, que é de aproximadamente 90 quilômetros.  Sem a ponte, maneira mais rápida para o deslocamento entre essas duas cidades é a viagem de barco, pelo rio Paraíba do Sul, que dura em média 40 minutos. 
Para o jornalista Maurício Barreto, morador de São Francisco de Itabapoana e funcionário da prefeitura de São João da Barra, o início das obras acontece em um momento crucial para os municípios.
“No âmbito regional, a ponte que liga os municípios de São João da Barra a São Francisco de Itabapoana se torna mais importante do que nunca tendo em vista o momento de crescimento que hoje vivemos. Pelo lado pessoal, torço pela sua conclusão não só por ser um antigo sonho de todo um povo, que por décadas viveu em um município dividido à espera dessa obra, mas também pelo fato de ser um sanfranciscano, que por trabalhar em São João da Barra, necessita dessa alternativa viária para se deslocar de casa para o emprego e vive-versa”.

3 comentários:

  1. A pergunta que não quer calar:
    O que de bom o casal garotinho fez pela região quando governador(es SIC)?
    Cadeia de papel?
    A rejeição de mais de 40 por cento é até pouca.
    Fora garotinhooooo

    ResponderExcluir
  2. Essa ponte é projeto de 50 anos, não tem nada há ver com PEZÃO.

    ResponderExcluir
  3. A ponte de 40 (e não 50) anos atrás NÃO é a mesma que está sendo REALMENTE CONSTRUÍDA AGORA.
    Outro local, por conta da degradação do leito do Rio Paraíba do Sul, e consequentemente exigências ambientais que multiplicariam o valor final da mesma se fosse construída naquele local anterior. LEIA mais antes de tecer comentários do que NÃO CONHECE.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião