domingo, setembro 14, 2014

MERCADO MUNICIPAL COMPLETA 93 ANOS NESTA SEGUNDA

(Página do jornal Terceira Via)

Atualmente, o Mercado Municipal se prepara para uma ampla reforma no seu prédio histórico

O prédio histórico do mercado municipal completa 93 anos nesta segunda-feira (15 de setembro). Para celebrar a data, a Prefeitura de Campos, por meio das secretarias de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo e da Codemca (Companhia de Desenvolvimento de Campos) elaboraram programação especial com início às 10h na galeria central do prédio. A data coincide com o ano de início das obras de restauração do prédio, inaugurado em 15 de setembro de 1921. Atualmente, o Mercado Municipal se prepara para uma ampla reforma no seu prédio histórico, trabalho que começou na área do shopping Michael Haddad e que vai se estender pelas demais dependências nos próximos meses.

A reforma do histórico prédio do Mercado Municipal faz parte das obras do projeto de revitalização do Centro Histórico de Campos, e vai contemplar a tradicional clientela e os próprios feirantes e permissionários que utilizam os boxes na área interna do prédio, com venda de produtos populares. O projeto prevê obras para  recuperação da estrutura e também garantir a preservação de detalhes arquitetônicos da época, como o antigo relógio e os braços de sustentação em ferro fundido.

Além dos reparos necessários na alvenaria, também serão feitas intervenções específicas como nas redes de esgoto, elétrica e hidráulica; no piso, vigas e na estrutura que suporta o telhado, além da substituição das telhas desgastadas pela ação do tempo.

O histórico prédio tem como base a arquitetura francesa, com inspiração no Mercado de Nice. O então prefeito Luiz Sobral se encantou com o prédio do mercado europeu numa viagem à França, e decidiu que Campos merecia um igual. Para isso, assim que retornou ao Brasil, contratou um escritório de engenharia de São Paulo, que foi à França e trouxe o modelo da planta.

Um comentário:

  1. Que o poder público possua sensibilidade suficiente para perceber a importância desse prédio e seu entorno e não tome atitudes meramente eleitoreiras em detrimento de uma reforma que entregue o prédio para toda a população campista e não para feirantes ,camelos e ratos.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião