segunda-feira, setembro 01, 2014

COMO É O NOME DESSA RUA?

Oportuna abordagem do Humberto Rangel, do Conselho Municipal de Cultura e do IGCC . Leia:

> Uma breve passadinha pelas ruas centrais da cidade, como fiz na última quinta-feira, deixa qualquer cidadão indignado e confuso. A cidade que há muito não recebia placas novas, indicando os nomes das ruas, agora apresenta uma inovação, com umas placas azuis, de design moderno, parecendo com o desenho de um chuvisco. Bonitas. Se a boa nova agrada, na informação e no formato, ao mesmo tempo, causa espanto e indignação. A tradicional avenida 15 de novembro virou Jornalista Osvaldo Lima, a também tradicional Padre Carmelo, no Turfe, que já foi rua Costinha, agora homenageia o pai do ex vereador Renatinho Barbosa, que deve ter uma grande história em Campos, para receber esta homenagem. E, por fim, das que pude constatar, a importante rua do Barão, ao lado do prédio da Câmara, de imponente, conhecida e histórica Barão da Lagoa Dourada, virou um nome tão espantoso que eu recusei a ler. Ora senhores vereadores, mais trabalho e menos pirotecnia. Parem de complicar a vida do cidadão campista.

> Lamentável frisar, que as mudanças aconteceram em comunhão quase criminosa entre os próprios vereadores, sem consulta aos moradores, sem nada. O objetivo é só o de bajular alguns e complicar a vida do cidadão comum. O único fato positivo dessas mudanças é que joga por terra a resposta dada pelo presidente de legislativo, Édson Batista, de que mudança de nome de rua não pode ser feita, em virtude da confusão causada pelo CPF das mesmas, pelos Correios, quando consultado, pela AIC – Associação de Imprensa Campista -, para a volta de nomes tradicionais das ruas de nossa terra, como a poética Formosa, que virou Tenente Coronel Cardoso, um cidadão que sua obra mais importante foram a feitura de seus dois filhos: Gilberto e Olavo Cardoso, que curiosamente, viraram nomes de ginásios. Gilberto Cardoso, histórico ex presidente do Flamengo, que dá nome ao Maracanãnzinho, no Rio e o Olavo Cardoso, também ex presidente do Automóvel Clube, que dá nome ao ginásio do clube ouro-azul. É o resumo da grande obra desse senhor Tenente Coronel Cardoso. Ora Dr. Édson?!? Poder mudar, como vimos, pode. 

> Já disse que se o jornalista e escritor José Cândido de Carvalho, hoje voltasse a Campos, para um rolezinho em companhia de seu famoso Coronel, não saberia mais andar pela cidade que tanto amou e divulgou, pois a sua rua da Jaca, onde nasceu, virou Voluntários da Pátria e a da rua Aquidabã, onde viveu o resto de sua vida e que o bicampeão mundial Didi, jogou suas primeiras peladas, virou Comendador José Sanguedo, de tão brilhante passagem pelas nossas letras e campos de futebol. Lamentável.

> É a memória da cidade que não é preservada e cultuada, devagar vai sendo jogada na lata de lixo, por quem deveria mais conservar, os seus vereadores.

> Vingança oportuna está sendo preparada pelos moradores de um condomínio da antiga rua do Barão que entrou com um ofício na Câmara, solicitando o nome do vereador que teve a brilhante idéia de mudar o nome da rua e de todos os vereadores que aprovaram a mudança, para poder estender uma faixa, em frente ao prédio, “louvando”, à todos. Se a moda pega....

> Este, infelizmente, é o pesado tributo que cidade paga por ter eleita algumas pessoas sem nenhum vínculo histórico com a comunidade e que na compra de votos, como foi provado pela operação cinquentinha, se elegeram e hoje estão aí, falando em nome do povo, que eles pensam que representam.



> Humberto Moreira Rangel

> Membro do Conselho Municipal de Cultura e do Instituto Histórico e Geográfico de Campos.

4 comentários:

  1. Sou moradora na rua Barão da Lagoa Dourada e para além de transtornos práticos que já estão acontecendo estou indignada sob o ponto de vista histórico.
    Não bastasse esses vereadores poucas coisas fazerem de benefício ainda atrapalham?
    Me recuso a colocar meu endereço como " sei lá o que Chaves".
    Marcia.

    ResponderExcluir
  2. E a Av. Salo Brand que virou Tancredo Neves??? A cidade é histórica mas os dirigentes , bizarros !!!

    ResponderExcluir
  3. Cambada de idiotas o que são!
    E não venham embruxar que idiotas somos nos,os cidadãos .
    Esperteza nunca foi sinônimo de inteligência .Sao idiotas que vivem de explorar ,de ludibriar.
    Triste mais ainda a vermos idosos canalhas .

    ResponderExcluir
  4. Caro Humbertão

    As mudanças de nome nas ruas não ocorreram nesta legislatura. A mudança de nomes de rua, às vezes, beira o absurdo. Em legislaturas passadas, próximo à Rodoviária Roberto Silveira havia a Rua Ricardo Kirk, um campista ilustre, considerado o patrono da aviação do Exercito brasileiro e o primeiro oficial do Exército a aprender a pilotar aviões, fundador do Aeroclube Brasileiro, com nome inserido nas enciclopédias sobre o assunto. Pois a tal rua teve a denominação substituída por Rua dr. Acyr Bastos. Nada contra o dr. Bastos, mas bem que poderia ter sido homenageado em outra rua.

    Paulo Renato Pinto. Assessor Imprensa/Câmara

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião