sexta-feira, julho 25, 2014

MAQUETE DO MERCADO - PROJETO DE 2008

(POR E-MAIL)

Olá, boa tarde.

Estas fotos são do projeto de revitalização do Mercado, proposto em 2008, excluindo do seu entorno o Camelódromo e a Feira Livre, desenvolvido pela extinta Secretaria de Planejamento. Considera o seguinte:

1- Restauração do Mercado;
2- Remanejamento da Feira Livre para o local onde funcionava o Camelódromo, porém, com as bancas sob ombrelones;
3- O Camelódromo se situaria mais adiante, na mesma Rua Barão do Amazonas, em lote  - próximo a Rua Tenente Coronel Cardoso - que vai à Av. José Alves de Azevedo, assim, as bancas estariam dispostas neste novo "calçadão", descrito pelo arquiteto Ronaldo Linhares. Em conversa com a historiadora Sylvia Paes, esta mencionou que haveria uma edificação de dois pavimentos para esta função;
4- Reurbanização do Parque Alberto Sampaio.

Me parece ser o mais afeito aos nossos propósitos, tão adequado quanto ao projeto do urbanista Sérgio Dias, visto considerar como intervenção a edificação tombada pelo patrimônio e o seu entorno urbanístico, além de permitir aos feirantes e camelôs satisfatória adequação de uso das suas atividades. Esta maquete está disposta em "um canto" na Secretaria de Obras. Quem sabe o Museu Histórico não a requisita compor o seu acervo ?

COPPAM, atenção para este projeto! 

Fica nítido a diferença entre a qualidade do trabalho da Secretaria de Planejamento (SECPLAN) e o que a PCE faz, não há como entender a extinção da SECPLAN para a contratação da PCE, que vem prestando serviços de qualidade questionável, como o atentado cultural ao patrimônio arquitetônico e ao ambiente urbano, constatado no caso do infeliz projeto fornecido pelo sr. Orário Soares, Presidente do COPPAM, ao Observatório Social que "enclausura" o Mercado Municipal. 

Abç.,

Renato César Arêas Siqueira
arquiteto e urbanista
perito técnico

professor bolsista UENF

Fotos:


3 comentários:

  1. Aí prefeita Rosinha,a Sra que está tendo o cuidado de resgatar o nome do Momitor Campista,abarque essa idéia.
    Campos "mais cultura " passa pelo zelo do mercado municipal e seu entorno!

    ResponderExcluir
  2. Adorei este projeto. Dá de 1000 a zero no outro. Deixa o prédio do Mercado livre, com grande área no seu em torno para as pessoas circularem. Moderno, bonito. Por favor, prefeita Rosinha, abrace essa projeto.

    ResponderExcluir
  3. Vamos lá Rosinha,Campos deseja o respeito ao seu patrimônio.
    Respeite para ser respeitada!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião