Técnicos da Defesa Civil de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, começaram a instalar nesta terça-feira (24) bombas para irrigar o canal Campos-Macaé. Por conta do baixo nível do volume de água do Rio Paraíba do Sul, as bombas vão captar água e conduzir até o canal Campos-Macaé para minimizar os problemas enfrentados por produtores rurais.
As bombas elétricas e com hélices funcionarão sobre uma balsa que foi colocada hoje no Rio Paraíba nas proximidades do Cais da Lapa e, posteriormente, será deslocada para a direção do Canal, em frente à Ponte Leonel Brizola. O trabalho de deslocamento e instalação deverá se estender até o final desta semana.
Segundo o secretário de Defesa Civil, Henrique Oliveira, o Rio Paraíba do Sul tem registrado as mais baixas cotas dos últimos 30 anos. “Na medição de hoje (terça-feira), o nível aferido foi de 4,89 metros. O subsecretário Edison Pessanha acompanhará toda a operação. Até sexta-feira (27), esperamos poder colocar as bombas em funcionamento”, disse Oliveira.
"Cada bomba tem capacidade de lançar no Canal Campos-Macaé 700 litros de água por segundo. Duas bombas estão sendo instaladas e, assim que for concluído o trabalho de instalação, 1.400 litros de água por segundo serão aduadas para o Canal", explicou Victor Bechara, diretor de Operações da Secretaria de Defesa Civil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua opinião