No Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho), a concessionária Águas do Paraíba lança a sétima estação de tratamento de esgoto, nesta quinta-feira, às 10 horas, no Auditório da Prefeitura, com a presença da prefeita Rosinha Garotinho. A ETE Esplanada é a única do gênero no Estado do Rio, pois vai ter também unidade de tratamento de água de reuso, para ser utilizando em áreas verdes, além de pomar com árvores frutíferas.
A inauguração integra a programação oficial da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e também abre a Semana Ambiental da concessionária Águas do Paraíba -- que vai de 5 a 12 de junho, com várias atividades internas e externas para colaboradores e a comunidade.
A ETE Esplanada tem a capacidade de depurar 200 litros de esgoto por segundo, dividida em dois módulos, de 100 l/s cada um. Vai entrar em operação no prazo máximo de um ano.
Ela vai ser responsável pelo tratamento de esgoto dos bairros Esplanada, Nova Brasilia, Pecuária, Julião Nogueira e Nashville, cujas redes coletoras começaram a ser implantadas em 2013.
Nas redes já concluídas nesses bairros, os efluentes são tratados, provisoriamente, em outra estação, a ETE-Sul, localizada no Conjunto Residencial Oswaldo Gregório, antiga Chatuba.
Com a entrada em operação da ETE-Esplanada, em 2015, a Ete-Sul -- que também será duplicada, ainda, no Governo Rosinha Garotinho -- vai ampliar o tratamento de esgoto dos bairros centrais, à margem direita do rio Paraíba do Sul, entre os bairros do Jockey atés o Parque João Maria, IPS e Aurora .
O Gerente de Operações de Águas do Paraíba, engenheiro Silas Almeida explica que a ETE Esplanada é diferenciada e especial, um modelo único no Estado do Rio de Janeiro: “Isso porque, além de tratar o esgoto, acrescenta mais um componente ecológico, que é a produção paralela de água de reuso, como nos países de primeiro mundo”.
A água resultante do tratamento de esgoto vai ser purificada numa estação de tratamento de água construída na mesma área de cinco mil metros quadrados.
Através de uma rede com extensão de cinco quilômetros e diâmetro de 100 milímetros, a água de reuso vai ser levada para a limpeza externa, molhação e irrigação de áreas verdes de sete condomínios residenciais: Nashville, Dahma, Athenas, Parthenon, Recanto das Palmeiras, Boulevard, Royal Boulevard.
No entorno da ETE-Esplanada também passará a existir um horto com pomar, agregando mais um componente ecológico, em projeto com parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Segunda melhor cidade em saneamento no Estado do Rio de Janeiro, Campos já tem em funcionamento outras seis ETEs: Sul (antiga Chatuba), Guarus, Codin, Imperial, Donana e Paraíba (no Matadouro), tratando cerca de 80% do esgoto na área de concessão de Águas do Paraíba, o que representa mais de duas vezes a média nacional.
lac
Fernando eu quero e saber da CPI da AGUAS DO PARAIBAS que foi boicotada pelos
ResponderExcluirvereadores da base e como irão ficar as contas absurdas que estão sendo cobradas
em algumas casas após a instalação de hidrômetros que dão passagem a uma grande quantidade de ar aumentando a conta do consumidor em até cinco vezes e isso que esse Sr.Adelfran deveria explicar a população e que ele não me venha com a ladainha que os aparelhos são certifícados pelo Imetro , pois não e o que as
contas comprovam , o povo está refem da ganância desses abutres que prestam péssimos serviços e despejam esgotos in natura nos nossos rios e lagoas,conforme fotos e analises realizadas pelos orgãos competentes , existem provas diversas consistentes para anulação da concesão dos serviços a essa companhia e os Edis que foram eleito pelo povo e para legislar em defesa de nossas causas vem se curvando as inumera irregularidades e menosprezando o descontentamento popular.
Riacardo Luiz Leite
O cidade e politica nojenta o Vereador TO CONTIGO , reuniu diversas provas e fotos
ResponderExcluirde esgotos sejam despejados pela Aguas do Paraíba e já tinha conseguido 11 assinaturas para instalação da CPI e quando tudo caminhava para um desfecho favorável eis que entra em ação o Irmão Suledil Bernardino e ordena que os vereadores Nenen, Cecilia , Jose carlos e Miguelito retirem o seu apoio sob a pena
de perder as benesses do governo e a CPI foi arquivada por falta de assinatura.
O Ministério Público Federal (MPF) de Campos com o apoio da Polícia Militar deflagrou nesta quarta-feira (04/06) uma operação contra poluição, lançamento de esgoto in natura, dejetos químicos e industriais no Rio Paraíba do Sul.
ResponderExcluirForam detidos um dos diretores da concessionária Águas do Paraíba do Sul e outras três pessoas. Os nomes não foram divulgados para não atrapalhar a ação, que ainda visa à prisão de outras pessoas. Todos os presos foram conduzidos à Delegacia da Polícia Federal, no Centro, para auto de prisão em flagrante.
O procurador da república Eduardo Santos Oliveira ficou de dar uma coletiva, às 20h30, para informar detalhes da operação, mas o pronunciamento foi transferido para esta quinta-feira (05/06), com horário a ser definido. Segundo informações do MPF a investigação apura denúncias de poluição no Rio Paraíba por parte da empresa Águas do Paraíba, além de outras particulares no leito do rio, que também estariam praticando crime ambiental.
A operação terminou por volta das 20h15, e de acordo com o MPF, outras testemunhas estavam sendo ouvidas na Polícia Federal.
A equipe de reportagem do Site Ururau tentou o contato por telefone com a assessoria de imprensa às 18h25, novamente às 18h50 e pela terceira vez às 19h, mas em todas as vezes o telefone estava desligado. Ainda foi enviado um e-mail para o assessor como forma de obter uma resposta da empresa.
CPI PROPOSTA TEM ASSINATURAS RETIRADAS E NÃO VINGA
A empresa Águas do Paraíba e a poluição no Rio Paraíba do Sul foram temas de acaloradas discussões na Câmara dos Vereadores em Campos nos últimos meses.
Primeiro o Grupo de Trabalho formado pelos vereadores Alexandre Tadeu (PRB), Genásio (PSC), Linda Mara (Pros) e Marcão (PT) realizaram e apresentaram o relatório final com indícios de irregularidades como o mau uso dos caminhões de fossa da Empresa Municipal de Habitação Urbanização e Saneamento (EMHAB), cedidos à concessionária; indício de coleta de esgoto em outro município que seria trazido para estações de tratamento em Campos, além de outros crimes ambientais. Os vereadores destacaram ainda que tais irregularidades, caso comprovadas, seriam suficientes para quebra de contrato entre a empresa e a Prefeitura.
Em seguida o vereador Alexandre Tadeu, relator do Grupo de Trabalho, apresentou a proposta de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a atuação da Concessionária Águas do Paraíba, mas depois de anunciar publicamente nas redes sociais que tinha 11 das nove assinaturas necessárias para a aprovação, não teve como seguir com a proposta, já que quatro vereadores voltaram atrás de suas posições e retiraram as assinaturas.
"Pedi a CPI justamente por ter provas de que a Concessionária Águas do Paraíba é caso de polícia", declarou nesta quarta-feira ao Site Ururau, o vereador Alexandre Tadeu.
“Basta! É preciso sim uma CPI para obrigar a Concessionária Águas do Paraíba a se explicar e corrigir o mais rápido possível as suas falhas. Com a CPI teremos informações que podem possibilitar uma revisão do contrato, ou em último caso o seu cancelamento, e hoje o município encontra-se amparado na Lei do Saneamento, aprovada no final de 2013 e já em vigor, para que a população possa ser atendida com o respeito que merece”, dizia o vereador Genásio, presidente do Grupo de Trabalho.
Com a não aprovação da abertura da CPI, o presidente da Câmara de Campos, Edson Batista anunciou a criação de uma Comissão, formada pelo vereador Magal (PR) e Paulo Hirano (PR), da base do governo, e do vereador Marcão (PT), da oposição, para iniciar o relacionamento e ouvir representantes da empresa. Para o dia 10 de junho foi agendada uma audiência pública com os diretores da empresa.
E diante desse fato,o porquê de que quatro vereadores voltaram atrás de suas posições e retiraram as assinaturas?
Fernando muito me espanta o seu amigo Adelfran Lacerda que em uma denuncia publicada aqui no seu blog em que o denunciante afirmou que essa Companhia estava
ResponderExcluirtrocando os hidrometros antigos sem a autorização do propietario da residência por um outro que passa muito ar pela rede fazendo as contas aumentarem vultosamente
e nessa mesma matéria o seu grande amigo Adelfran lacerda fez questão de se incluir no rol dos seus seletos amigos e já que ele e muito chegado a voce faça-nos um grande favor já que este senhor está sendo contactado pelos diversos
meios de comunicação e desligou o seu telefone e se voce ligar ele com certeza irá atender o telefone pois ele tem muitas explicaçoes a dar a população.
Luis Carlos Figueiredo.
SE EU NÃO ESTOU ENGANADO ESSA NOVA ETE SAIU POR CAUSA DA CONSTRUÇÃO DE UM NOVO CONDOMINIO NO LOCAL. E PELO QUE PARECE ESSA OBRA FOI CUSTEADA PELA EMPRESA QUE VAI CONSTRUIR ESSE CONDOMINIO COMO COMPENSAÇÃO POR UM SUPOSTO DANO AMBIENTAL E PARA DIMINUIR ALGUM DANO A VIZINHANÇA E DIGA-SE DE PASSAGEM AS REFERIDAS OBRAS FORAM UM DOS MOTIVOS PARA QUE HOUVESSE O MOTIVO DEA INVASÃO DE MOSQUITOS QUE ACONTECEU EM UM SHOPPING SITUADO PROXIMO AOS REFERIDOS BAIRROS.
ResponderExcluirEssa Águas do Paraíba está dando mais IBOPE do que a Seleção Brasileira e a CPI
ResponderExcluirque ninguém fala mais nada , mais também com esses Vereadores , Legislativo e o Judiciário totalmente comprometidos e envolvidos com essa empresa fica difícil de se
imaginar que eles realmente irão fazer alguma coisa em prol da população que os elegeu e paga os seus vultosos salários , essa cidade a cada dia que passa mais nós envergonha e dá NOJO ver a inoperância das autoridades e o bla bla bla da nossa prefeita que não deve ler os jornais e as reportagens com as fotos comprovando os crimes ambientais e o sempre correto DEPUTADO | PREFEITO que fala Cobras e Lagarto do Pezão e do Cabral , como se nossa cidade com o quinto maior orçamento entre os municípios brasileiros o povo vivesse num mar de rosas e o que se ve no dia a dia e o contrário hospitais que falta tudo e em péssimas condiçoes , as escolas caindo na cabeçã dos alunos , a merenda nem e bom falar , remedios nos postos nunca tem , os servidores insatisfeitos e sempre
enrolados onde está a promessa do plano de cargos e salários dos servidores e Fernando o lema da nossa cidade deveria MINHA CIDADE E UM TERROR.