A abertura da semana da amamentação será marcada nesta segunda-feira (19),por um abraço simbólico, ao Hospital Plantadores de Cana, em Campos. A ideia é uma forma de unir forças, para buscar a conscientização sobre a importância da doação do leite materno. A partir das 10h da manhã, diretores, médicos, enfermeiros estarão abrindo oficialmente, a programação da semana.
De acordo com a coordenadora do banco de leite humano, Debora Henriques , o setor completa 10 anos em setembro,mas há dois meses não consegue atender à todas as crianças internadas na Unidade Intermediária (UI) e Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
“ Recebemos apenas de 1 a 2 litros de leite por dia, enquanto a necessidade são 12 litros/dia, para atender a cerca de 35 crianças internadas”, falou a coordenadora que disse também que o Hospital oferece a doadora, Kit para retirada do leite, orientação sobre higienização das mamas e o transporte para recolher a doação.
“ A doadora precisa vir ao hospital apenas uma vez para fazer o cadastro e receber as orientações necessárias. O leite deve ser conservado na geladeira até que o recipiente fique cheio. Basta ela fazer um contato telefônico, que o carro vai até o local indicado recolher o leite materno. Isso acontece em média uma vez por semana, finalizou Debora Henriques.
IMPORTÂNCIA DO LEITE MATERNO
O leite materno é fundamental para a saúde das crianças nos seis primeiros meses de vida, por ser um alimento completo, fornecendo nutrientes em quantidade adequada (carboidratos, proteínas e gorduras), componentes para hidratação (água) e fatores de desenvolvimento e proteção como anticorpos, leucócitos (glóbulos brancos), macrófago, laxantes, lipase, lisozimas, fibronectinas, ácidos graxos, gama-interferon, neutrófilos, fator bífido e outros contra infecções comuns da infância, isento de contaminação e perfeitamente adaptado ao metabolismo da criança. Já foi demonstrado que a complementação do leite materno com água ou chás é desnecessária, inclusive em dias secos e quentes. Recém-nascidos normais nascem suficientemente hidratados para não necessitar de líquidos, além do leite materno, apesar da pouca ingestão de colostro nos dois ou três primeiros dias de vida.
O leite humano, em virtude das suas propriedades anti-infecciosas, protege as crianças contra infecções desde os primeiros dias de vida. Além de diminuir o número de episódios de diarreia, encurta o período da doença quando ela ocorre e diminui o risco de desidratação.
O leite humano é fonte completa de nutrientes para o lactente amamentado exclusivamente no seio até os seis meses de vida. A composição química do leite materno atende também às condições particulares de digestão e do metabolismo neste período de vida do recém nascido.
(ascom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua opinião