quinta-feira, abril 24, 2014

"ORQUESTRANDO A VIDA" COMEMORA 19 ANOS

19 ANOS DA ORQUESTRANDO A  VIDA.
 VENEZUELANO REGE A ABERTURA DA TEMPORADA DE CONCERTOS DE 2014.
A ONG Orquestrando a Vida, abre a temporada de concertos de 2014 com a apresentação de todas as orquestras e coros pertencentes aos corpos sinfônicos da instituição.
O Maestro Juan Gorrin, Diretor convidado, vindo de Caracas ( Venezuela) para conduzir o trabalho coral, estará durante toda a semana convivendo com os jovens campistas, trazendo uma larga experiência coral, visto ser um dos mais renomados maestros Venezuelanos. Atualmente é responsável pelo principal coro venezuelano "coro Sinfônico Simón Bolivar”. Tem viajado o mundo regendo e preparando coros, alcançando grande destaque no famoso "EL SISTEMA”, que se tornou o grande paradigma do ensino da música no mundo, através da prática de orquestra com crianças e jovens, sendo o seu maior percursor o fenômeno da  musica clássica, GUSTAVO DUDAMEL.
Maestro Juan Gorrín, jovem cantor e Diretor da Coral Meninos Cantores da Venezuela e Diretor Adjunto da Coral Nacional Juvenil Simón Bolívar pertencente ao Sistema Nacional de Orquestras e Corais Infantis e Juvenis do mesmo país.
Realizou estudos de direção com Gerald Wirth, Diretor dos Meninos Cantores de Viena, Helmuth Rilling da Academia Bach da Alemanha, Robert Göstl Diretor da Coral Juvenil Alemã, Elisenda Carrasco, Diretora coral do Palau da Musica de Barcelona, Lourdes Sanchez Diretora do Sistema Nacional de Coros da Venezuela e Cesar Alejandro Carrillo Diretor Coral, compositor e arranjador venezuelano.
Como Diretor do Coral Nacional Juvenil Simón Bolívar apresentou-se em importantes salas como o Lincoln Center de N. York, o Kennedy Center em Washington, Alte Oper de Frankfurt, Teatro Eliecer Gaitan em Bogotá e Mozarteum de Salzburgo.
Como parte do seu trabalho acadêmico, realiza visitas como instrutor em workshops de Direçao Coral, projetos Sinfônico - corais,  organização de Festivais e pensum acadêmico no seu país. É diretor fundador do Coral Infantil da Universidade Católica Andrés Bello onde fez estudos de comunicação social. Em 2010 foi convidado a oferecer um workshop no programa 100x35 do Conservatório de Musica de Porto Rico.
Como cantor participou em importantes agregações corais na Venezuela e foi vencedor de diversos Festivais. Foi membro do Coral Mundial de Jovens com a qual realizou turnês internacionais dentre as quais vale a pena ressaltar o Opening dos Jogos Olímpicos de Beijing 2008 e o Concerto do Premio Nobel da Paz em Noruega 2011.
O núcleo de Campos, o primeiro projeto brasileiro e considerado pelos professores e maestros venezuelanos, como o maior programa musical venezuelano, fora da Venezuela. Criado há 19 anos em Campos pelos maestros Luis Mauricio Carneiro e Jony William, no Centro Cultura Musical de Campos, se tronou um dos maiores projetos brasileiros no genero. Vencedor de Muitos prêmios importantes do governo do Estado do Rio de Janeiro (Cultura nota 10, Premio de Cultura do Estado e várias comendas da Câmara Municipal de Vereadores de Campos). Tem divulgado a cultura de nossa cidade em todo o território nacional e no exterior, através de turnês com a Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino, sendo destaque em grandes teatros do mundo Carnegie Hall (Estados Unidos da América), Centro Sinfonico Nacional de La Paz (Bolívia), Teatro São Carlos (Portugal), Teatro Colon (Argentina), Teatro municipal do Rio de Janeiro (RJ), Teatro Carlos Gomes (ES), Copacabana Palace (RJ), entre outros.
Hoje, contamos com uma plataforma de ensino de largo alcance, através do ensino da música orquestral e mais recentemente da música coral. Onde os cantores se preparam liricamente, com profissionais de grande experiência em óperas (Baixo - Barítono Daniel Sorem e Soprano Danielle Bragazzi). As crianças e jovens são preparadas vocalmente e teoricamente para conviverem com as composições dos grandes mestres da música e com nossos compositores nacionais.
Nas orquestras, centenas de crianças e jovens, a partir dos 6 anos, vindos de escolas públicas e na sua grande maioria, vindas de bairros periféricos e  distritos de nossa cidade, podem através desta prática, receberem lições que diariamente contribuem para uma mudança radical em suas vidas, influenciando sua família, vizinhos e amigos.
Na Orquestrando Vida, aprendi muitas coisas especiais, conta o violoncelista Luis Felipe Prado. Desde o primeiro contato com meu maior companheiro, o violoncelo, até a capacidade de trabalhar em grupo, responsabilidade, consciência social, entre tantas outras coisas. No projeto, tive a oportunidade de conhecer outras culturas, outras classes sociais, outras línguas e outros pontos de vista, coisas que talvez eu levasse muitos anos. Hoje, vivo da música, sou professor de violoncelo e posso dividir meu conhecimento com muitas outras crianças.
Uma grande noite musical, esta sendo preparada pelos profissionais e músicos da Orquestrando a Vida. Serão centenas de músicos infantis e juvenis, conduzidos por uma equipe de profissionais de grande experiência em ópera e música sinfônica, que desenvolveram em nossas crianças e jovens campistas o amor pela música clássica.

O concerto acontecerá no Dia 26 de Abril às 19 horas, com entrada franca no Teatro Municipal Trianon.
Tem como direção de canto dos maestros - Daniel Sorem e Danielle Bragazzi, Regência coral do maestro venezuelano Juan Gorrin, direção artística do Maestro Luis Mauricio Carneiro, regência preparatória do Maestro Marcos Rangel e direção Geral do Maestro Jony William.

Solistas convidados:
André Figueiredo - Tenor
Andressa Ignácio – Mezzo soprano

Programa:
Te Deum - Tosca de G. Puccini, Meine Lippen - Giuditta de F. Lehár, Abertura - Carmen de G. Bizet, Chanson Bohème - Carmen de G. Bizet, Nessun Dorma - Turandot de G. Puccini, Barcarolle - Os Contos de Hoffmann de J. Offenbach, Fervono Amori e Danze - Un Ballo in Maschera de G. Verdi

Realização - Orquestrando a Vida 
                     Teatro Municipal Trianon


-- 
Att.:
 
Gianny de Souza Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião