segunda-feira, março 10, 2014

MOBILIDADE URBANA

Olá, boa noite.

Há tempos foi experimentado em Campos o controle dos estacionamentos das ruas, em faixas exclusivas, pela antiga EMUT, atual IMTT, com o principal argumento de proporcionar a rotatividade desejada de modo que de tempos em tempos haveria vagas disponíveis e os motoristas não ficariam reféns dos estacionamentos rotativos, que se multiplicam na cidade (um grande negócio). Por uma série de razões, que vão desde a resistência em alguns setores, como o do Mercado Municipal, à certa falta de controle e fiscalização, principalmente dos agentes, que em muitos casos "negociavam" os bilhetes, arrecadando o numerário, mas não preenchendo os mesmos e consequentemente não repassando aos cofres municipais. O resultado é que foi abolido este sistema e as vagas dos automóveris, em grande número de casos, se tornaram vagas para taxistas -que não são vistas totalmente ocupadas ao longo do dia - como nas adjacências das ruas: Av. Pelinca, Vinte e Um de Abril, Sete de Setembro, Alberto Torres, Alvarenga Filho e por aí vai.

Recentemente, estive em Macaé (ver anexos) e encontrei um sistema implantado que consegue alcançar os objetivos frustrados pela má gestão e falta de interesse em equacionar os problemas para implantá-lo, vistos em Campos dos Goytacazes. Trata-se dos "parquímetros" - já utilizados em cidades como: Bonn(Alemanha), São Paulo, Santo André e Londrina, por exemplo - localizados estrategicamente, onde o próprio usuário alimenta o mobiliário urbano com as informações, deposita o dinheiro e utiliza democraticamente o espaço urbano. Vejo como principais vantagens:

1- Rodízio nas ofertas das vagas para automóveis - melhoria na mobilidade urbana;
2- Garantia da arrecadação;
3- Eliminação do "trambique";
4- Utilização daquelas moedas que "ninguém quer";
5- Conteúdo didático da cidadania pela utilização;
6- Solução técnica;
7- Inteligência e vontade política.

Será que, em Campos dos Goytacazes, há alguém (IMTT!!??) que possa reconhecer e aplicar esta alternativa para aumentar a oferta de vagas de automóveis e consequentemente melhorar a nossa tão sofrível mobilidade urbana? Por falar nisso:cadê o Plano de Mobilidade Urbana de Campos dos Goytacazes?

Anexos:

Abç.,

Renato César Arêas Siqueira
arquiteto e urbanista
perito técnico

professor bolsista UENF

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