sexta-feira, fevereiro 28, 2014

PLATAFORMA ADERNA NA BACIA DE CAMPOS

(Informação da InterTV)

Uma plataforma semissubmarina, a SS 53, na Bacia de Campos, começou a adernar na madrugada desta sexta feira, 28, o que provocou a retirada imediata dos trabalhadores (79). O declive chegou à 3,5 graus, que não inviabilizam, completamente, a extração do petróleo, embora a equipe de socorro formada de técnicos conseguiu preservar a integridade do poço.

Neste momento, só estão na plataforma, técnicos da operação de resgate e reforma emergencial da unidade.

A Petrobrás informou lacônicamente emitiu nota oficial sobre o acidente, cabendo a empresa Nobie detalhar o fato. Não houve vítimas.


"A plataforma petrolífera SS-53 adernou (inclinou-se para um lado) na madrugada desta sexta-feira (28), na bacia de Campos, Rio de Janeiro. Segundo o Sindipetro NF (Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense), 36 pessoas continuam a bordo para ajudar nos trabalhos de estabilização.
A Petrobras, que não deu mais detalhes sobre o incidente, disse não saber quantos funcionários já foram retirados da SS-53. A estrutura pertence à empresa norte-americana Noble e tem trabalhadores da companhia e da Petrobras. Em nota, a Noble informou que 77 funcionários "não essenciais" foram resgatados e que não há registro de poluição.
A empresa informou ainda que "todos os funcionários estão em segurança" e que não há "registro de ferimentos". Ao todo, 15 embarcações fizeram o resgate. Médicos chegaram a ser deslocados.
O incidente de controle de lastro --termo técnico utilizado para definir o problema-- ocorreu na "sonda submersível de posicionamento dinâmico Noble Paul Wolff", por volta de 1h.
"A tripulação executou prontamente as ações corretivas, inclusive protegendo a integridade do poço. As medidas cabíveis estão sendo tomadas para solucionar a questão. (...) A Noble continua trabalhando com seu cliente e autoridades competentes ligados ao caso", informou a petrolífera.
De acordo com a Petrobras, a estrutura já está estabilizada, não corre o risco de afundar e procedimentos de segurança estão sendo realizados na plataforma, que fica no Campo de Roncador.
Leia mais em: http://zip.net/bnmCNC "

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião