segunda-feira, janeiro 27, 2014

ITAPERUNA COMEMORA DIA DE COMBATE A HANSENÍASE

De acordo com o calendário de datas comemorativas do Ministério da Saúde do Brasil, comemora-se no último domingo do mês de janeiro, o Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Itaperuna, RJ, atenta às necessidades dos pacientes portadores de hanseníase, desenvolve um trabalho todo especial para atender a esse público.
Segundo a dermatologista Ane Esposti Rangel Bastos, coordenadora do Programa Municipal de Hanseníase, há uma série de atividades desenvolvidas pelo setor. Além de exames e da medicação gratuita, o programa acolhe os pacientes, promove palestras e encontros, pratica a assistência, além de intensificar o trabalho de Educação em Saúde. “Não há necessidade de marcação de ficha, por fila, igual aos outros setores. A pessoa pode procurar diretamente o setor e agendar a consulta com a secretária”, completa Ane.
Caso haja a necessidade de realizar exames, como a biópsia e baciloscopia, por exemplo, a SMS providencia de forma gratuita. Havendo a confirmação da hanseníase, o tratamento é iniciado imediatamente. Além dos cuidados da médica especializada em Dermatologia, o paciente recebe atenção de profissionais de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia.
O Programa de Hanseníase também promove encontros com pacientes e profissionais do setor de Saúde. Nessas reuniões há esclarecimentos e orientações aos portadores de hanseníase sobre a doença, bem como acontece a troca de informações e experiências entre os próprios pacientes.
É um momento de suma importância para tratar do assunto e formar multiplicadores da informação. São vários os questionamentos que surgem durante o encontro, principalmente em relação à perda da sensibilidade e da força. Outra dúvida frequente, diz respeito à alimentação adequada aos portadores da doença.
A coordenadora Ane Bastos ainda alertou sobre a importância de as pessoas ficarem atentas quanto ao surgimento de manchas pelo corpo. “É importante ter esse cuidado no dia-a-dia. Caso haja alguma dúvida, algum tipo de suspeita, a pessoa deve procurar um dermatologista”, orienta.
Outas informações sobre o Programa Municipal de Hanseníase podem ser obtidas na unidade de ESF (Estratégia de Saúde da Família), nos bairros ou distritos (antigo PSF); ou diretamente no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos.
*Conheça alguns sinais e sintomas dermatológicos
A hanseníase se manifesta através de lesões de pele que se apresentam com diminuição ou ausência de sensibilidade. As lesões mais comuns são:
Manchas pigmentares ou discrômicas: resultam da ausência, diminuição ou aumento de melanina ou depósito de outros pigmentos ou substâncias na pele.
Placa: é lesão que se estende em superfície por vários centímetros. Pode ser individual ou constituir aglomerado de placas.
Infiltração: aumento da espessura e consistência da pele, com menor evidência dos sulcos, limites imprecisos, acompanhando-se, às vezes, de eritema discreto. Pela vitropressão, surge fundo de cor café com leite. Resulta da presença na derme de infiltrado celular, às vezes com edema e vasodilatação.
Tubérculo: designação em desuso, significava pápula ou nódulo que evolui deixando cicatriz.
Nódulo: lesão sólida, circunscrita, elevada ou não, de 1 a 3 cm de tamanho. É processo patológico que se localiza na epiderme, derme e/ou hipoderme. Pode ser lesão mais palpável que visível.
Essas lesões podem estar localizadas em qualquer região do corpo e podem, também, acometer a mucosa nasal e a cavidade oral. Ocorrem, porém, com maior frequência, na face, orelhas, nádegas, braços, pernas e costas.
A sensibilidade nas lesões pode estar diminuída (hipoestesia) ou ausente (anestesia), podendo também haver aumento da sensibilidade (hiperestesia). (*Ministério da Saúde).

Informação e Foto:
NICES | SMS
Núcleo de Informação, Comunicação, Educação em Saúde e Mobilização Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião