sábado, dezembro 21, 2013

DENUNCIA CONTRA MONITORAMENTO DE CÂMERAS

(Por e-mail)
 Recebi esse texto, com denúncia contra o controle de câmeras de rua, por parte da prefeitura. Vou preservar a identidade do denunciante e espero que o comando do setor tome as providências necessárias:
  • Fernando, boa tarde! 

  • Sou GCM aqui em nossa cidade, e venho fazer uma denúncia, porém, não gostaria de ser identificado. O monitoramento das câmeras em nossa cidade é um serviço de Segurança Pública e deve ser sigiloso, afinal muitas imagens de crimes e criminosos são feitas. Assim, esse serviço deveria ser feito por agentes de Segurança Pública (aqueles previstos no art. 144 da Constituição), dentre eles os guardas municipais. Acontece que aqui em Campos, os guardas foram retirados do monitoramento (e pasme!) uma firma TERCEIRIZADA foi contratada para fazer esse serviço que deveria ser sigiloso. E pior: o monitoramento só é feito durante o dia, nos dias de expediente (sábados, domingos e feriados, não) e de forma precária, já que não é feito um monitoramento real, pois muitos ficam lendo jornal ou batendo papo. E de madrugada? Estamos entregues à sorte! 4 guardas de plantão ficam se revezando ao telefone (153), enquanto as câmeras ficam fixas (paradas) sem monitorar possíveis flagrantes. Alguns colegas da Guarda já levantaram suspeitas de alguns tercerizados estarem utilizando (moderado) e fazer vigilância patrimonial particular (deixam câmeras voltadas para residências ou comércios, durante a madrugada). 
  • Por favor, a denúncia é grave, por isso não desejo ser identificado. Abraço.

12 comentários:

  1. os guardas em campos são uma vergonha, se acham policia, quando são indagados por informações são ásperos, grossos, etc, pensão que são acima das pessoas comum, querem exigir condutas que eles mesmos não tem, enfim são vergonhosos.
    logico que generalizar está errado, mas 90% são como escrevi, multam adoidado, com motivos ríspidos, conversa não é o forte da maioria, por outro lado quando encontram um homem de verdade, que os põem no lugar, querem confusão, rapidamente chamam ajuda, querem usar cassetete, violência,.ta na hora de uma reciclagem geral, afinal quem paga os salários dessa classe somos nós, e eles querem se sobrepor em todos os casos encima da população em geral.
    desabafando contra aqueles que se acham melhores que os outros

    ResponderExcluir
  2. a maioria das pessoas falam de concursados, mas os concursados são os mais preguiçosos, brigam por tudo, acham que por não poder ser demitidos fazem o que quer, NÃO A CLASSE MAIS FOLGADA QUE A DOS GUARDAS CONCURSADOS, o pior que eles se acham policiais, são uns mal encarados, mal educados, precisam sofrer uma reciclagem urgente, logico, tudo tem sua exceção, existem bons profissionais, mas são infelizmente em números pequenos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueceu de dizer que que tem mamata trabalhando em serviços administrativos. Bando de merda nenhuma, meros servidorizinhos de prefeiturazinha

      Excluir
  3. Uns porque sao concursados, outros porque tem inveja da estabilidade dos concursados e o miserável governo assistindo a tudo rindo.

    ResponderExcluir
  4. Essas câmeras eram também monitoradas em parceria com a PM, será que não existe mais essa cooperação????? Quais seriam os reais motivos????

    ResponderExcluir
  5. Que população complicada, este Blog publicou uma denuncia feita por um Guarda em favor da população e os comentários acima, só falam mal da Guarda!!!!!!!
    É impossível não observar que existe um paradigma que deve ser quebrado.
    Para esclarecer o Guarda não se acha polícia ele tem orgulho de ser Guarda!!!!
    A atribuição da guarda embora exista um desconhecimento está na lei municipal 8.344 e para que todos saibam a Guarda só não está mais preparada e treinada porque o município ainda entende que a população não merece, vejam este exemplo!! http://www.youtube.com/watch?v=TPka93krACI, com certeza falta de dinheiro não é!!!!!!!!
    Quanto as informações que o cidadão reclamou, qual seria essas informações " pode ficar tranquilo o senhor não será multado", seria uma delas. É certo que existe maus profissionais, como também existem condutores que não conhecem o CTB e não sabem que o agente não possui discricionariedade para decidir quem vai ser multado ou não, o agente que presenciar uma infração é obrigado a lavrar o auto de infração.
    Acorda população campista a Guarda tenta todos os dias proporcionar mais segurança a população, reflitam porque ele não está melhor preparada e vejam de quem é a culpa!!!! A quem interessa uma Guarda despreparada?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. inocente vc, confio mais em estranhos do que nos ditos empregados públicos travestidos em 'estabilidade"

      Excluir
  6. Sr. "Anônimo", não tenho medo de me identificar, sou da GCM de Campos, atualmente faço parte do Grupamento de Ronda Escolar, não sei se o sr. conhece. É um grupamento considerado de excelência na cidade, um grupamento com servidores comprometidos com o serviço e muito educados. Não posso negar que dentro da GCM existam pessoas mau educadas. A GCM precisa sim de uma grande reciclagem, mas tem muita gente capacitada e educada. O segredo está em colocar cada servidor em um grupamento ou setor que tenha a ver com o seu perfil. Nem sempre isso acontece. Mas, este seu comentário generalizou toda a GCM de Campos como um grupamento de ignorantes, preguiçosos, e incapazes. Comentário este que soa como vindo de uma pessoa que levou uma multa de um GCM e se indignou. Todos quando são multados pela GCM, primeiro reclamam que foram multados injustamente, depois dizem que a GCM só sabe multar quando deveria educar. Educação de trânsito é na auto escola, e se foi multado injustamente é só recorrer à JARI. E sobre a GCM achar que é polícia, dê uma olhada na Constituição Federal, artigo 144, que dispõe sobre segurança pública, e o sr. vai ver que a GCM está inserida no contexto, apesar da omissão do poder executivo municipal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DA PRÓXIMA VEZ QUE ENCONTRAR CARRO DA GUARDA PASSEANDO FORA DOS LIMITES DE ATUAÇÃO VOU CHAMAR A POLÍCIA

      Excluir
  7. Rangel, vc em parte tem razão, porém o uniforme não dá direito ao Guarda se achar superior ao contribuinte que lhe paga seus salários.....Falta sim Educação, se acham
    uma tropa de elite e tem conivência SIM com o transporte Alternativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. "Anônimo", se algum GCM tratar o sr. de forma grosseira, por favor, dirija-se à sede administrativa da GCM e procure o Setor de Assuntos Internos, esta discussão virtual não vai resolver o seu problema. E quanto ao transporte alternativo, no caso de infração de trânsito a GCM multa, porém, a fiscalização deste tipo de prestação de serviço é com a IMTT, que está a um ano com pessoal concursado para fiscalizar o transporte público.

      Excluir

Deixe sua opinião