segunda-feira, novembro 18, 2013

ITAPERUNA PROMOVE "VERÃO AZUL"


Depois do sucesso e dos resultados positivos obtidos durante o ‘Outubro Rosa’, campanha direcionada à prevenção do câncer de mama, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Itaperuna/RJ, está se preparando para o “Novembro Azul”,  evento voltado à conscientização sobre as doenças que mais acometem a população masculina. O foco principal da ação será o câncer de próstata.

A Secretaria de Saúde de Itaperuna pretende alertar à sociedade, sobre a importância de diagnosticar o câncer de próstata o quanto antes. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), apenas no ano passado foram identificados mais de 60 mil novos casos da doença. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), quando descoberto no início, 90% dos casos de câncer de próstata são curáveis.

Em 2009 a SBU encomendou pesquisa ao Datafolha, que constatou enorme preconceito com o exame de toque retal no Brasil. Apenas 32% dos homens brasileiros declararam já ter feito o exame. Preocupada com o preconceito, a Secretaria Municipal de Saúde, pretende intensificar os trabalhos durante o mês de novembro, realizando ações pontuais nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), antigo PSF ou Postinho de Saúde, e no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos.

Outro trabalho de destaque promovido pela SMS, será realizado no calçadão da Avenida Cardoso Moreira, Centro (próximo ao Amarelinho, em frente ao antigo Fórum), no dia 25 de novembro, a partir das 8 horas. A SMS vai oferecer coleta de exame de sangue (PSA) aos homens a partir de 45 anos; aferição de pressão; orientações com profissionais da área médica, bem como, nutricionistas, fisioterapeuta, assistente social, dentre outros; além da realização de ações preventivas e educativas.

A SMS conta com o apoio das seguintes equipes para a realização do “Novembro Azul”: Estratégia de Saúde da Família (ESF); Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF); Núcleo de Informação, Comunicação, Educação em Saúde e Mobilização Social (NICES); Programa Saúde da Mulher; e demais parceiros.

*A doença

O câncer de próstata é a neoplasia maligna mais comum entre os homens. Tem números superiores ao câncer de mama, o de maior incidência feminino. A detecção precoce é fundamental para seu tratamento, visto que nessa fase, 90% são curáveis. Em sua fase inicial não há sintomas, por isso, a ida anual ao urologista é essencial para o acompanhamento da glândula. Este ano, 2013, a Sociedade Brasileira de Urologia inicia uma nova recomendação, baseada nos trabalhos científicos publicados nos últimos anos: o exame de toque retal deve ser feito a partir dos 50 anos para homens sem casos na família e aos 45 anos para homens com casos na família e negros. (* Sociedade Brasileira de Urologia).

‘Outubro Rosa’ foi um sucesso

As campanhas referentes ao “Outubro Rosa”, direcionada à prevenção do câncer de mama, foram um sucesso e alcançaram resultados positivos. Durante todo o mês as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) realizaram ações preventivas e educativas. A Secretaria de Saúde também se instalou durante um sábado na feira livre, na Av. Senador Francisco Sá Tinoco (Beira Rio), com o projeto “A Saúde vai à feira”.
Cerca de 300 requisições para exame de mamografia foram expedidas durante o referido projeto. Os exames de mamografia foram dispensados a mulheres acima da faixa etária de 40 anos, que nos últimos dois anos não fizeram nenhum tipo de consulta ou exames para saber como está a saúde das mamas.

Mais de 200 exames de mamografias marcados - Após o projeto “A Saúde vai à feira” o Programa de Assistência à Saúde da Mulher (PAISM) já contabilizou mais de 200 exames de mamografias marcados, dois quais, aproximadamente 100 exames foram realizados em apenas uma semana. O resultado do exame é entregue à paciente entre 4 a 7 dias. De acordo com informações da Central de Regulação Municipal, todos os exames de mamografia que deram entrada no setor, tiveram sua autorização liberada na hora, inclusive aqueles que não foram possíveis ser realizados na mesma semana da marcação, as pacientes saíram com agendamentos para a próxima semana, ou seja, com marcação, local do exame, dia e hora em que a mulher (avisada anteriormente via telefone) deverá estar para fazer a mamografia.

‘Novembro Azul’
Data: 25 de novembro
Horário: a partir das 8 horas
Local: calçadão da Avenida Cardoso Moreira, Centro (próximo ao Amarelinho, em frente ao antigo Fórum)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião