segunda-feira, novembro 25, 2013

ITAPERUNA AVANÇA NA SAÚDE DO HOMEM

Itaperuna: saúde do homem também é prioridade

Em Itaperuna, município localizado no Noroeste Fluminense, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem realizado uma série de ações de prevenção e educação. A SMS tem ido às ruas, oferecendo atendimento gratuito à população e não tem medido esforços para alcançar o maior número de pessoas. A saúde do homem também tem sido prioridade e, neste mês de novembro, acontece uma série de ações referente ao “Novembro Azul”, evento voltado à conscientização sobre as doenças que mais acometem a população masculina, tendo como foco principal, o câncer de próstata.

O prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, o Alfredão (PP), tem se reunido constantemente com o secretário Municipal de Saúde, Juliano da Silva França; e com o superintendente Municipal de Saúde, Elias Daruis Assad Neto, o Dr. Elias Daruis; a fim de ajustar questões técnicas, visando a melhoria dos serviços prestados aos itaperunenses. Segundo Alfredão, essas reuniões tem sido muito importantes e as ações realizadas pela SMS, tem demostrado bons resultados.

Na segunda-feira (25/11), equipes da SMS tomaram conta de parte do calçadão na Avenida Cardoso Moreira, Centro, em frente ao Colégio Estadual 10 de Maio, alertando à sociedade sobre a importância de diagnosticar o câncer de próstata o quanto antes. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), apenas no ano passado foram identificados mais de 60 mil novos casos da doença. E, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), quando descoberto no início, 90% dos casos de câncer de próstata são curáveis.
Durante a ação realizada no Centro, a SMS de Itaperuna ofereceu coleta de exame de sangue (PSA) aos homens a partir de 45 anos; aferição de pressão; orientações com profissionais da área médica, bem como atendimento com nutricionista, fisioterapeuta, assistente social, enfermeiro, psicólogo, dentre outros. Além de todas essas iniciativas, técnicos da SMS intensificaram as ações de prevenção e educação em Saúde. Os motoristas e motociclistas também foram alvo da campanha, e durante o evento, estudantes universitários realizaram panfletagem nas proximidades dos sinais de trânsito.

Preconceito: é preciso tocar nesse assunto

Outra preocupação da SMS, diz respeito ao preconceito sobre o exame de toque retal. Os profissionais da Secretaria conversaram com os homens que tinham dúvidas sobre o assunto e prestaram todas as informações necessárias. Em 2009 a SBU encomendou pesquisa ao Datafolha, que constatou enorme preconceito com o exame de toque retal no Brasil.

Apenas 32% dos homens brasileiros declararam já ter feito o exame. Durante o mês de novembro, a Secretaria realizou ações pontuais nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), antigo PSF ou Postinho de Saúde, e no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos. A ação de maior destaque no mês, ficou por conta das ações do “Novembro Azul”, na segunda-feira (25), em plena Avenida Cardoso Moreira.

É importante destacar que a SMS de Itaperuna teve o apoio das seguintes equipes e instituições para a realização do “Novembro Azul”: Estratégia de Saúde da Família (ESF); Programa Agentes Comunitários de Saúde (PACS); Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF); Núcleo de Informação, Comunicação, Educação em Saúde e Mobilização Social (NICES); Programa Saúde da Mulher; Secretaria de Municipal de Ação Social; Departamento Municipal de Trânsito (DEMUT); Centro de Saúde Dr. Raul Travassos; e as seguintes instituições de ensino - Faculdade Redentor, Universidade Iguaçu (Unig) e Fundação São José.

INFORMAÇÃO E FOTOS
NICES | SMS
Núcleo de Informação, Comunicação, Educação em Saúde e Mobilização Social

Um comentário:

Deixe sua opinião