Caro Amigo,
Se possível, solicitamos a divulgação
da inauguração do primeiro biodigestor
e sistema de biogás de Campos amanhã,
quarta-feira (23-10), às 9 horas, na Terra Prometida.
Grato
ATT
Adelfran Lacerda
Campos dos Goytacazes ganha
biodigestor na Terra Prometida
A pedra fundamental do primeiro biodigestor e sistema de biogás de Campos dos Goytacazes será lançada na quarta-feira (23-10). O ato, programado para as 9 horas, contará com a presença da Prefeita Rosinha Garotinho, ao lado do CIEP da Terra Prometida.
O equipamento vai tratar o esgoto de 270 famílias do bairro da Terra Prometida, que receberá rede coletora de 4.100 metros, beneficiando diretamente a mais de 1.000 pessoas. Além disso, o biogás produzido será utilizado na cozinha do Ciep. Instalação de elevatória de esgoto, com controle remoto automatizado e inversores de frequëncia, para receber os efluentes que serão tratados no biodigestor e integrar o biossistema à Estação de Tratamento de Esgoto da Codin.
Além dos benefícios sociais e ambientais, a comunidade residencial e escolar terá Programa de Educação Ambiental, envolvendo, entre outros temas:
1) Preservação do planeta terra e ecossistemas 2) Importância do saneamento básico, 3) Como utilizar corretamente as redes de água, esgoto e galerias pluviais, 4) Economia e uso racional de água, 5) Doenças de veiculação hídrico e 6) aproveitamento de subprodutos do tratamento de esgoto... Entre outros itens.
O que é um Biodigestor (box 01)
O Biossistema, para tratamento de esgoto de uso comunitário, social e ecológico é indicado para comunidades pequenas, com grandes benefícios diretos e indiretos.
Ele é composto, basicamente, por instalações divididas em quatro partes:
1) Uma caixa de areia e gradeamento para retenção de partículas sólidas carreadas no esgoto;
2) Um biofiltro para a filtração do esgoto com reaproveitamento de pneus e garrafas pets, como meio de suporte, interligado a
3) uma zona de raízes de plantas, para polimento do tratamento, medindo aproximadamente 6m X 1,5 metros, complementando o tratamento da fase anterior e,
4) o biodigestor propriamente dito, que é uma construção arredondada, em concreto, com aproximadamente dois metros de diâmetro e três metros de altura, onde o efluente fica por aproximadamente 24 horas, sendo digerido por bactérias que, ao se alimentarem, produzem biogás (65% de gás metano, 35% de gás carbônico e o restante de outros gases) de alto poder calorífico, que fica retido numa espécie de campânula (formato de abóboda), integrado a um sistema hidráulico que impulsiona o gás, através de tubulação, para ser utilizado em fogões industriais da cozinha do CIEP da Terra Prometida.
Eficiência do Sistema (box 02)
A custo relativamente baixo, com grandes benefícios ambientais e sociais, o sistema consegue eficiência de 85% no tratamento de esgoto, também com baixo custo de manutenção e de operação.
No caso do Biodigestor da Terra Prometida, os outros 15% serão tratados na Estação de Esgoto da Codin, a um quilômetro e meio de distância (1,5 km), podendo ser devolvido à natureza, livre de impurezas e de contaminação.
O rendimento médio previsto de biogás é de 10 a 15 metros cúbicos por dia, ou seja, equivalente a um botijão de gás de cozinha glp (gás liquefeito de petróleo) por dia, durante todo o ano, representando significativa economia no uso do combustível fóssil.
Investimento e Prazo (box 03)
O investimento total de todo o sistema da Terra Prometida é de aproximadamente R$ 700 mil sem nenhum custo para a Prefeitura de Campos dos Goytacazes, acordado com o Ministério Público.
É oriundo de fundo, formado por recursos retidos da indevida cobrança de ICMS, pelo serviço de água e de esgoto, que não foram procurados pelos clientes da concessionária Águas do Paraíba, mesmo após ampla campanha pública, inédita do país, de devolução desse imposto, individualmente, após a concessionária obter sentença judicial favorável, a ação por ela interposta, que suspendeu a cobrança desse tributo.
O prazo para o início de operação de todo o sistema do biodigestor da Terra Prometida é de seis meses.
Adelfran Lacerda
Assessoria de Comunicação Social
Águas do Paraíba
Outubro -2013
Parece ser muito bom este Biodigestor! Mas vocês sabiam que instrumentais odontológicos, estão sendo esterilizados em uma cidade do Espirito Santo? Pois é! Isso é uma VERGONHA! Instrumentais utilizados no consultório odontológico de Sto Eduardo, estão indo 1 vez por semana para APIACÁ (ES). Será que o secretário de saúde de Apiacá sabe disso? Porque o de Campos, com certeza não sabe!
ResponderExcluir