terça-feira, outubro 29, 2013

NOTA DE ESCLARECIMENTO DOS EDUCADORES EM LUTA

NOTA DE ESCLARECIMENTO DO MOVIMENTO EDUCADORES DE CAMPOS EM LUTA
O Movimento Educadores de Campos em Luta CSP-CONLUTAS, formado por professores e demais profissionais da educação, que tem como objetivo a mobilização pela base e como único foco a defesa da educação pública gratuita e de qualidade, expressa em nossa pauta de reivindicações, construída coletivamente, vem por meio desta, esclarecer os seguintes pontos levantados pela imprensa da cidade que tenta distorcer os fatos:

- SAERJ(Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro, criado em 2008) e Prova Brasil:

Estes sistemas de avaliação externa não é atribuição de nenhum profissional da educação! Seu único objetivo é desresponsabilizar os governos pela atual e precária situação da educação e culpabilizar os professores pelos baixos rendimentos dos alunos. Além disso, tais sistemas ferem a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), já que esta garante ao professor autonomia pedagógica para avaliar seus alunos. Também somos contra o caráter padronizador destes exames que ignoram as diversas realidades dos alunos. Outra questão fundamental é que a Prova Brasil define o índice do Ideb e, como é largamente difundido, nosso município ficou em último lugar no ranking do estado (composto por 92 municípios), e, em vista disso, o governo criou um sistema de gratificação para o professor que conseguir se virar nos trinta e aumentar o índice. Dessa maneira, entendemos que o professor deve se recusar a aplicar uma prova que só alimenta a meritocracia e incita a competição entre os nossos colegas de profissão. Somos professores! Nossa função é ensinar! Não somos fiscais de provas externas!


- Aula de português: Boicote ou fraude?

Integrantes do Movimento Educadores de Campos em Luta foram acusados de planejar fraude do SAERJ e da Prova Brasil. Segundo o dicionário, a palavra “boicotar” significa: fazer oposição por meio de recusa sistemática de relações sociais ou comerciais; já a palavra “fraude” significa: engano, burla, logro, contrabando. Portanto, há uma gritante e gigantesca diferença entre boicote e fraude. Nosso movimento não engana a categoria! A decisão de boicotar tais sistemas de avaliação é respaldada nos princípios da legislação da educação e representa uma bandeira histórica da categoria, não só de Campos dos Goytacazes, mas do país inteiro!


Entendemos, portanto, que esta é mais uma, entre tantas estratégiasdesesperadas empreendidas pelo governo municipal, que utiliza de órgãos de imprensa para retirar de cena os reais e principais motivos que levaram a milhares de profissionais da educação às ruas:

- Escolas e creches em situação precária, com péssimas condições de estrutura física e pedagógica;
- Número insuficiente de creches para atender à demanda do município;
- Baixíssimos salários dos profissionais da educação;
- Falta de autonomia pedagógica, pois o material didático do município é fornecido por uma empresa privada que suga a verba municipal, enquanto o MEC fornece material gratuitamente;
- Falta de gestão democrática nas escolas e creches do município, já que não são os profissionais da educação que escolhem os diretores das unidades! E também não queremos eleição por lista tríplice!
- Não cumprimento da lei federal 11.738/2008 que prevê a redução de 1/3 da carga horária do professor para planejamento fora de sala de aula.

Nosso movimento é legítimo e tem muito orgulho de estar mudando os rumos da história deste município! E nenhuma ameaça ou difamação irá calar a nossa voz! Os profissionais da educação levantaram a cabeça, saíram da inércia e romperam com a ditadura do medo e do silêncio! Queremos trazer as esperanças de junho para a educação de Educação em Campos dos Goytacazes RJ


 — em ED

9 comentários:

  1. Então continua a farra dos terceirizados os vereadores continuam indicando as vices diretoras e tem gente entrando para trabalhar nas barbas do MP é só averiguar nas escolas e creches principalmente as da baixada.Olho vivo,e cadê o ret de 100%,pega na mentira.

    ResponderExcluir
  2. Só não vê a tática de um garotinho perverso quem não quer:
    Primeiro tenta seduzir, cooptar e se não consegue tenta denegrir,difamar, inventar.
    Criança perversa precisa ser castigada senão torna-se adulto mafioso, quadrilheiro.

    ResponderExcluir
  3. Professor,na boa, vai trabalhar.Se não estiver contente com o serviço público(aliás,alguém já viu professor satisfeito com algum empregador?)saia e vá trabalhar em colégios particulares que devem ser do jeito que vcs exigem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O professor já trabalha muito além do que o corpo aguenta, pois, pra sustentar a família precisa correr de uma escola para outra. Isso está longe de ser o ideal. O correto é sermos bem remunerados como acontece em todos os países onde a educação é levada a sério. Mas por aqui, a política é a do "pão e circo"(talvez não saiba do que se trata). Claro que não vale a pena ficar batendo boca com gente que não valoriza o professor. Imagino que espécie de pessoa é esta. Posso até dar um palpite: gente que mama nas tetas do governo e que não precisou do professor para estar aonde está, neste caso, o QI é outro, bem diferente do que me fez alcançar dois empregos através de concurso público.

      Excluir
  4. karaca quem és tu anonimo das 12:31 um boi com abóbora ou um acéfalo,só pode ser lesma para postar uma m dessas.

    ResponderExcluir
  5. NÃO SOU, E NEM PRECISARIA SER PROFESSOR PARA ACHAR DEGRADANTE A OPINIÃO DESSE(A) ANONIMO(A) DAS 12;31h. PROVAVELMENTE UM(A) INCOMPETENTE QUE NEM A ESCOLA DEU CONTA DE FAZER MOVIMENTAR SEUS PARCOS NEURONIOS .

    ResponderExcluir
  6. Cadê os 100% do RET, que fez a folha deste mês ser tão gorda?! Faço RET e esses mentirosos NÃO PAGARAM!!

    ResponderExcluir
  7. Então, blogueiros e colegas de plantão, vamos divulgar essa farsa na mídia!!!!! Não vamos ser passadas pra trás por essa horda!!

    ResponderExcluir
  8. Fernando a Câmara de vereadores de Campos não discute o FUNDEB, não discute os milhões gastos com o expoente, não discute a péssima condição da educação do município, não discute a situação da odontologia, nega todos os pedidos de audiência publica dos vereadores de oposição, e de uma hora para outra decide discutir sobre o boicote dos professores. Vejo o meu dinheiro escorrendo pelo ralo e eles defendendo o governo. Auxiliadora é uma covarde, eleita pelos professores e defendendo os interesses do governo, sua carreira politica se encerra neste mandato, vai passar a vida toda lambendo o chão que o Garotinho anda para se manter no poder. Eu me sinto envergonhada desta corja que se uniu feito cães de guarda para atacar o movimento!! Acorda Campos!!!!!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião