O José Saad anuncia a descoberta de uma relíquia de ouro do nosso conterrâneo, José do Patrocínio, um livro, cujos exemplares se reduzem a dois únicos, ambos com destino certo: um na Academia Brasileira de Letras e outro no Real Gabinete Português de Leitura. Segundo a notícia, a obra será reeditada. Confiram:
Caro Fernando Leite
A você que, me parece, ser blogueiro dos mais ligados à cultura, gostaria de reportar uma matéria que leio agora na edição de 1/9/13 (domingo passado) do O GLOBO, Segundo Caderno, pág. 2, título "Volta ao prelo, 130 anos depois. RELÍQUIA ESQUECIDA".
Trata a matéria, assinada por Alvaro Costa e Silva, que aliás é amigo do nosso Péris Ribeiro (para quem estou enviando cópia desse email) do retorno às livrarias em outubro de importante livro do nosso Tigre da Abolição, José do Patrocínio. O nome do livro: "PEDRO ESPANHOL"
Como o articulista informa que tal livro "não foi lido por ninguém nos últimos 70 anos", – ao contrário das outras obras de Patrocínio, "Motta Coqueiro", e "Os Retirantes" –, pelo fato de existirem somente dois exemplares, na Academia Brasileira de Letras e no Real Gabinete Português de Leitura, a sua re-edição, prevista para outubro, pela G. Ermakoff Casa Editorial (?) deveria interessar às autoridades municipais da área de cultura de nossa Campos.
Passo-lhe o bastão.
(PS. Vi a matéria hoje porque somente leio esse jornal fortuitamente quando vira edição passada e se transforma em papel de embrulho, que é a sua melhor utilidade)
Grato
Jose Ronaldo Saad
POR QUE ESTE GOVERNO QUE GASTA VERDADEIRAS FORTUNAS COM AXÉ MASSA E CIA NÃO PROMOVE A VERDADEIRA CULTURA OS INVÉS DE FORNECER APENAS ENTRETENIMENTO ALIENANTE ELEITOREIRO?
ResponderExcluirEMBORA SAIBAMOS QUE NÃO SE PODE EXIGIR QUE ALGUEM DE O QUE NÃO TEM, EXISTEM ASSESSORES QUE DEVEM SER CONTRATADOS PARA ESSE FIM.
UM GOVERNO QUE MENOSPREZA A SAÚDE, A EDUCAÇÃO E A CULTURA MERECE RESPEITO?
GOVERNO NANICO, ANACRONICO, E OBTUSO!
GOVERNO BREGA,CAFONA!