sexta-feira, agosto 09, 2013

MANIFESTAÇÕES POPULARES: A VEZ DAS CÂMARAS MUNICIPAIS

RIO - Manifestantes que ocupavam a Câmara dos Vereadores do Rio desde a noite de quinta-feira foram retirados do local. Segundo a assessoria do órgão, o grupo que estava no local deixaram o prédio por volta das 4h, de forma pacífica. Os manifestantes, no entanto, prometem voltar ao prédio ainda na manhã desta sexta-feira, quando acontece a primeira reunião de trabalho, que definirá as funções de cada membro da CPI dos Ônibus. A principal reivindicação dos manifestantes é que o vereador Eliomar Coelho (PSOL) seja o presidente da comissão, o que está ameaçado por articulações políticas da base governista. Na tarde da quinta-feira, o líder do bloco do governo na Câmara do Rio, Professor Uóston (PMDB), confirmou que será candidato ao cargo.

Já em Niterói, cerca de 15 pessoas permanecem ocupando a Câmara de Vereadores do município. A principal reivindicação do grupo é o fim da concessão da CCR Barcas, que comanda o transporte aquaviário entre os dois municípios. Na tarde da quinta-feira, o grupo de cerca de cem manifestantes ocupou a galeria da Câmara para acompanhar a sessão plenária com cartazes e gritos de palavras de ordem. A entrada deles na casa foi negociada por vereadores após terem sido barrados por seguranças. O protesto começou na estação das barcas, na Praça Arariboia, e seguiu de lá para a Câmara de Vereadores. Com gritos de “Fora barcas”, “Fora Cabral” e “Fora Rodrigo Neves”, eles tentaram entrar no prédio e houve confusão. Por volta das 21h, o clima era tranquilo e vereadores faziam discursos no plenário da casa.

Matéria completa em O Globo.


Cá comigo: No meado do século 18, a Câmara de Campos foi invadida por um grupo à cavalo, liderado por Benta Pereira e seus filhos Manoel e Mariana Barreto. A luta era contra o Visconde de Asseca. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião