sexta-feira, agosto 23, 2013

LISÍSTRATA, HOJE, ÀS 20H, NO SESC

(Republicação)

(Por e-mail)

Lisístrata. é o primeiro espetáculo do jovem grupo carioca PontoColetivo. Ele surgiu a partir da necessidade de pensar e redescobrir as funções –sociais e cênicas – do corpo. Dessa forma, a composição cênica soma-se à dramaturgia em uma discussão do lugar do feminismo hoje.
Estreou em julho de 2012, integrando a programação da Mostra Mais 2012 da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em agosto do mesmo ano integrou a [mostra hífen de pesquisa-cena] no teatro Sérgio Porto, no Humaitá.

sinopse.

Lisístrata é uma comédia que questiona a guerra do Peloponeso, entre Atenas e Esparta, e a posição da mulher na sociedade. Na peça, Lisístrata, guiada por seu posicionamento político oposto à guerra, decide que a ferramenta mais eficaz de luta seria uma greve de sexo por parte das mulheres. Sua decisão é calcada no conhecimento da dependência que os homens têm do sexo. Como forma de convencimento ela usa o argumento de que a guerra afasta os homens de suas famílias, atingindo a carência de suas companheiras e obtendo, assim, a adesão das mesmas. As mulheres relutam, mas aceitam a condição de ficar sem sexo para ter de volta ao lar, em paz, seus maridos. Além de trancar o tesouro matrimonial, as mulheres de Atenas invadem o cofre da cidade, trancando também o dinheiro que financia a guerra.

Escolhemos, a partir do texto, pesquisar o feminismo, o machismo, a homossexualidade e, em processo, descobrir a relevância desses temas nos dias de hoje. O que levamos para cena é uma releitura do texto feita, não a partir de uma adaptação do mesmo, mas da ressignificação.

Para além do feminismo, a discussão é também o corpo - como massa, como território, como ferramenta. O corpo na sociedade. A marcha das vadias. O sexo. A política e o prazer. O corpo como símbolo de liberdade. O corpo-manifesto. Finalmente o corpo como forma de ocupação e como dispositivo de criação. 

Esta apresentação no Sesc Campos é de grande importância para o grupo pois quatro dos seis atores do elenco são campistas que vieram cursar teatro em universidades federais no Rio de Janeiro.

equipe.

direção_ MARÍLIA GURGEL
co-direção_MARIA EDUARDA MAGALHÃES
orientação_ ADRIANA SCHNEIDER
trilha sonora original_ANDRÉ COLARES
elenco    _ BAYRON ALENCAR
              _ DAVI PALMEIRA
              _ MARÍLIA GURGEL
              _ LÍVIA ATAÍDE
              _ TAMIRES NASCIMENTO
              _ YVES BAETA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião