terça-feira, agosto 20, 2013

ILEGAL, IMORAL E ENGORDA O BOLSO

(Por e-mail)

Oi, bom dia.

Há algum tempo, temos informado a forma embaraçada, para não dizer irresponsável, como o assunto Mobilidade Urbana, especialmente o aeromóvel vem sendo conduzido em Campos, sobretudo pelo desrespeito ao que determina o Plano Diretor Participativo: Audiência Pública. Contudo, a Prefeitura, continua forçando a barra e contratou serviços de sondagem geomorfológica (do solo), na ciclovia da Av. 28 de Março, para subsidiar o projeto estrutural do aeromóvel, conforme fotos hoje - 20/08/2013 - do flagrante. Lembrando que o modal de transporte, aeromóvel, ainda não está plenamente comprovado a sua eficiência e, existe no mundo, apenas em condições não urbanas - Jacarta, Indonésia - e, será implantado, em "caráter assistido", testes, na cidade de Porto Alegre/RS, em trecho curto (metrô-aeroporto), com 01KM e horários limitados: das 10:00h às 16:00h, de segunda à sexta-feira, sem cobrança de passagens neste período.

Não se sabe por que razão ou razões, o CMMAU (Conselho Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo) está calado e passivo diante de tantos abusos e arbitrariedades ambientais e urbanísticas como esta, também, é curioso o silêncio da ANFEA (Associação Norte Fluminense de Engenheiros e Arquitetos). Na onda de paralisação quem, sempre leva o "caixote", o "caldo" é a cidadania, pois além de tudo, o MP (Ministério Público) parece concordar com os abusos, que incluem a execução do serviço sem a devida Audiência Pública, EIV (Estudos de Impacto), etc. Onde de tudo falta, inclusive a sinalização, obrigando ciclistas saírem da ciclovia para trafegarem em plena faixa de rolamento dos veículos motorizados.

Pior do que os atos dos maus, é o silêncio dos bons. A ausência de uma Política Urbana Municipal, tenta ser compensada pelas "obras", desarticuladas do Plano Diretor Participativo, que, por isso, só agravam a questão da Mobilidade Urbana.

Abç.,

Renato César Arêas Siqueira
arquiteto e urbanista
perito técnico
professor bolsista UENF

Seguem as fotos:


Um comentário:

  1. Fernando a família prometeu pg o mês de junho hj, julho ia 27 e agosto dia 5, mas hj não pg todo mundo, muita conversa fiada e os trabalhadores amargando duvidas, quem vai resolver esse problema? quem vai nos ajudar?

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião