terça-feira, agosto 27, 2013

FESTEJOS DE OBALUAUÊ E OMULU

(Por Toninho Mucongo- Replicado do Zumbi Online)


A última semana foi especial para os irmãos de Mafra, cidade de Santa Catarina, localizada na divisa com o Paraná, Joinville e Itajaí. Apesar do frio, fui calorosamente acolhido durante cinco dias em que nos dedicamos aos festejos do Obaluaê e Omulu. Trata-se de uma visita que realizo frequentemente a essas cidades catarinenses para estreitar os laços com os filhos de santo.

Santa Catarina é um Estado localizado no Sul do Brasil, uma Região em que se verifica um crescimento exponencial dos cultos afros. Os irmãos do Sul estão buscado junto as raízes africanas respostas para suas respectivas inquietações espirituais.

Aos filhos de santo Rafael de Oxalá e Luiz de Iansã meu agradecimento todo especial pela acolhida, assim como ao empresário Gilberto e a esposa Rosana. Aqui já entramos nos preparativos para o regresso a essas comunidades no mês de outubro para festejar o Oduijê da neta de santo Viviane de Iemanjá.

Temos buscado levar os verdadeiros conceitos da religião afro-brasileira em cada canto, seja no Brasil ou no exterior, para conter a campanha de “demonização” cruel com que nos defrontamos nos últimos tempos. É preciso esclarecer que esta crença não está associada a maldades, perversidades ou perseguições. Se alguém envereda por este caminho, é uma deturpação dos conceitos que foram passados pelos nossos ancestrais. Os Orixás representam os fenômenos e as forças da natureza e não atos de natureza agressiva. É preciso que todos entendam a religião em sua essência para evitar os pré-julgamentos e deturpações. Agora de volta ao nosso Ilê Axé Ogum Meje, retomamos a rotina, com muita luz, muita paz e serenidade. Olorum Modu Pé. Axé!


replicado de http://www.viuonline.com.br


--
Postado por Zumbi Online no ZUMBI ONLINE em 8/27/2013 08:26:00 PM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião