domingo, agosto 25, 2013

BOIS DE SAMBA

Imagem para ilustrar o texto
Não são bois pintadinhos que estão desfilando no Cepop, nessa semana do folclore. São bois de samba, uma variação do ritual do boi, sob influência direta dos desfiles carnavalescos.

O boi pintadinho chegou ao Brasil com os colonizadores portugueses e ganhou linguagens e coreografias distintas com as culturas locais.

Além da figura do boi, há no cortejo "original", ou talvez a melhor expressão seja primário, a Mãe Maria e o Pai João, casal de escravos que conduz o boi e mais as mulinhas, "puxa o cântico" e marca a andança do grupo. O canto do Boi é um lamento.


No Brasil, como a manifestação ficou como cultura da periferia, o Boi passou a ser um bloco de carnaval sem tirar, nem por. Ganhou enredo, samba enredo, alegorias, adereços e afins. Nas comunidades, quando a tradição do boi chegou já encontrou a força do samba.


O que é isso afinal? Uma evolução? Uma involução? O tempo dirá. O certo é que é uma variação. E não há nenhuma surpresa nisso, visto que a cultura é viva e dinâmica, aberta a outros discursos.


O certo é que a relação do homem com o boi remonta à mitologia grega, com a figura do Minotauro, um ser com cabeça de touro e corpo de homem, que habitava o labirinto e morreu abatido por Teseu.
Que o boi veio de lá, sabemos todos, mas para onde vai, isso ninguém pode prever.

Viva o boi, viva tu, viva o rabo do tatu!

2 comentários:

  1. Fernando me permita mudar o assunto de boi para queimada, grato.
    O usineiro ( dos tempos modernos) falou que investiu pra cacete na mecanização do corte de cana sem as queimadas, mas não sabe porque os fornecedores ainda preferem o corte com queimadas da cana e inclusive deixando equipamentos caríssimos sem uso e por conta disto o vento sul, nordeste continuam trazendo a fuligem que nos adoramos.Quase dormi com a historinha do usineiro só não consigo pois a fuligem não deixa. A proposito a PM florestal e a guarda civil florestal adoram pegar caçadores de preás apos as queimadas mas nunca pegam quem fazem as queimadas, interessante né?

    ResponderExcluir
  2. Absurdo o que acontece em Campos.
    Crises respiratórias, recintos imundos pois infestado de fuligens que não se dá conta de limpar!
    Onde estão os DIREITOS dos que PAGAM IMPOSTOS nesse Brasil?

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião