sábado, junho 22, 2013

NEM A CICLOVIA PATESKO ESCAPOU

(Por e-mail)

O arquiteto Renato Cesar Areas Siqueira traz um tema relevante para conhecimento e julgamento da sociedade campista. A reforma e a pintura do piso da ciclovia Patesko. Foram tantas as trapaças, na gestão passada e tantas outras nesse início de novo governo, que a impressão geral é que nada escapa à sanha da corrupção. Leia o artigo, acompanhe a contabilidade que ele demonstra e faça o seu juizo:

Caros,

no momento em que a sociedade brasileira questiona a improbidade especialmente dos gastos públicos, largamente institucionalizada neste país, soa como desprezo ao sentimento nacional a pintura no piso da ciclovia na Av. 28 de Março, que hoje está no trecho do Shopping 28, ainda.
Para não comentar o péssimo acabamento, um cálculo expedito, considerando a ciclovia com 8km(extensão) e 2,50m (largura) (20.000m2), demonstra-se o tamanho do desperdício de dinheiro público:

Então: 20.000m2 X R$ 20,45/m2 (Cód. 79465 SINAPI maio/2013 - pintura 02 demãos borracha clorada) = R$ 409.000,00. Isso sem contar o preparo da superfície (limpeza - poeira, óleos, etc) e consertos no piso de concreto asfáltico, nem mecanização da pintura. Comparando, R$ 409.000,00 : R$ 37.000,00 (custo habitação popular 02 quartos, em área urbanizada) = 11,05 =~ 11 (onze)casas populares (no combate ao déficit habitacional) ou R$ 409.000,00 : R$ 28.000,00 (01 carro popular) =~15 (quinze)carros populares (no atendimento à população) ou R$ 409.000,00 : R$ 1.200,00 (01 computador) =~341(trezentos e quarenta e um) computadores (nas escolas) ou R$ 409.000,00 : R$ 263.363,00 (custo unitário /ambulância (R$ 26.000.000,00 (valor pregão de 19/06/2013) : 110 un.), considerando informações de 110 unidades (pedidos de esclarecimentos do Observatório de Controle do Setor Público de 17 de junho de 2013) =~02 ambulâncias no atendimento social.

Bom, como já disseram, os semáforos não oferecem a "linha verde" - na Av. 28 de Março - agora com essa pintura, será que querem, além de tudo, mudar o nome histórico do logradouro para "linha vermelha" ?

Abç.,

Renato César Arêas Siqueira
arquiteto e urbanista
perito técnico
professor bolsista UENF

Fotografia de Renato Cesar Arêas Siqueira

7 comentários:

  1. Prefiro 3 tomografos nos hospitais em vez desta tinta.

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  2. Caso para a justiça eleitoral.
    Lógico que não demorará muito pouco para o sol fazer desbotar a pintura e ela virar rosa.
    Gente nojenta, embusteira!
    Deve ter certeza que é Hitler.

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  3. funcionario fudido pelas terceirizações milionárias23 de junho de 2013 às 06:52

    OTIIMA OBSERVAÇÃO, MAS TEM QUE AUDITAR A LICITAÇÃO EM QUE FOI VENCEDORA A FIRMA FIRE DE CAMPOS LTDA.
    ASCENÇÃO METEORICA NO GOVERNO, PARA UMA FIRMA RECEM INSTITUIDA.

    SO UM DOCINHO DE LEITE PARA MAMAR NA TETA.

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  4. SÓ PODIA TER SIDO IDEIA DE UMA MOCORONGA

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  5. Ciclovia menstruada: agora, de qual delas eu não sei.

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  6. De regra de trânsito vamos deixar para quem tem que entender e fazer valer a nossa segurança? A pintura do piso da ciclovia não é luxo e nem gasto desnecessário. Aliás já veio até tarde. obedece norma de trânsito. RESOLUÇÃO Nº 160, DE 22 DE ABRIL DE 2004 que altera o artigo 12 do CTB. Antes de reclamar vale uma consultinha no santo Google, também conhecido como pai dos “menos conhecedores”

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  7. CARO AMIGO
    ODE ESTÁ O PESSOAL DA AGCMCG , TODOS SUMIRAM.

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