segunda-feira, maio 13, 2013

SFI PRORROGA VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

A Campanha de Vacinação contra a gripe em todo o estado do Rio de Janeiro foi prorrogada até o dia 25 deste mês. Até o momento, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe imunizou cerca de 12% da população do estado, uma porcentagem considerada baixa.
A meta estabelecida pelo Ministério é vacinar 80% do público-alvo, formado por crianças de 6 meses a 2 anos, pessoas de qualquer idade com doenças crônicas, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz recentemente), trabalhadores da saúde, transplantados e idosos.
A vacina, trivalente, tem a mesma composição da usada na última campanha, em 2011, por isso, as crianças que foram vacinadas ano passado devem receber apenas uma dose este ano.
As únicas contra-indicações são a alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo, e os portadores de doenças neurológicas em atividade. Vale ressaltar que pessoas que podem comer ovo frito, pão, bolo ou macarrão não têm essa alergia. Quem estiver com gripe ou apresentado estado febril ou sintomas de dengue, o recomendado é esperar ter uma melhora para depois se vacinar.
O imunizante deve ser tomado todos os anos, pois segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacinação é a forma mais eficaz para prevenir a gripe e suas complicações.
A população que faz parte do público-alvo da campanha pode comparecer a qualquer uma das 14 unidades de saúde da cidade, das 7h às 17h.
Os sintomas mais comuns da doença são calafrios e febre, dor de garaganta, dores musculares, dores de cabeça, tosse , fadiga e mal estar.

Em casos mais graves causa pneumonia, que pode ser fatal, particularmente em crianças pequenas e idosos. Embora às vezes seja confundida com o resfriado, a gripe é muito mais grave e causada por vários tipos de vírus.

(ASCOM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião