Hoje, 5, é um dia decisivo para Campos e demais Municípios e Estados produtores de petróleo e limítrofes. O Congresso bicameral em sessão conjunta vai julgar o veto imposto pela presidente Dilma Roussef à lei que rouba dessa região os royalties do petróleo. Não cansa lembrar que ROYALTIES são verbas indenizatórias para compensar danos ambientais. Nesse momento há um vazamento de óleo na bacia de Campos e a Petrobrás não sabe, ao certo, sua dimensão e consequências.
Embora à distância, mas com informações de Brasília, os Estados produtores (Rio, Espírito Santo e São Paulo) só têm uma chance real: conseguir um acordo de forma que as perdas sejam menores do que as que se anunciam. Claro, que paralelo à isso, o recurso ao Supremo Tribunal Federal é imprescindível.
Então, hoje, no plenário não é o momento da pantomima, do espetáculo grotesco das vaidades indomáveis, das performances escandalosas, das palavras vãs. A hora é de extrema responsabilidade, alianças suprapartidárias, uso inteligente do regimento interno, coragem cívica e exercício infatigável da cidadania.
A sessão está prevista para às 19h. Vamos acompanhar e fazer a nossa parte.
A tanto tempo recebendo os Royalties, e não resolvemos quase nada em beneficio da Cidade. Será que o olho grande é em virtude de alguns políticos terem ficado rico? Será que estão pensando o mesmo?
ResponderExcluir