'Isso é só o começo', diz Rosinha sobre manifestação em Campos, RJ
Manifestantes ocuparam heliporto do Farol de São Tomé durante todo o dia.
Cerca de 27 vôos deixaram de ser feitos no heliporto de Campos.
Priscilla AlvesDo G1 Norte Fluminense
9 comentários
Manifestação no heliporto em Campos dos Goytacazes, RJ (Foto: Priscilla Alves/ G1)
A manifestação em favor dos royalties para os estados produtores começou por volta das 8h30 da manhã no Heliporto do Farol de São Tomé, em Campos dos Goytacazes, RJ. No início, os seguranças tentaram conter os manifestantes e chegaram a atirar para o alto, mas populares conseguiram invadir o local e ocupar a pista, que só foi liberada às 15h30. Todos os vôos do dia precisaram ser cancelados. As polícias Militar e Federal também foram chamadas ao local.Após a invasão, a prefeita de Campos e também presidente da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), Rosinha Garotinho, também foi para o heliporto. Segundo a prefeita, o objetivo é chamar a atenção para a importância dos municípios produtores.
Prefeita Rosinha Garotinho acampou no heliporto
junto com manifestantes (Foto: Priscilla Alves/ G1)
“A manifestação acontece no heliporto, porque é aqui onde acontecem os vôos para a Petrobras. Queremos chamar atenção do Governo Federal para o caos que isso vai virar. Dependemos dos royalties para quase tudo. Nós perdemos os royalties de uma forma muito covarde. O Congresso desrespeitou a Constituição e a presidente Dilma Roussef lavou as mãos ao dizer que apoia o Congresso. Estamos nesse momento em um país sem lei, agora nos resta crer no STF”, disse a prefeita.junto com manifestantes (Foto: Priscilla Alves/ G1)
Segundo informações de um funcionário da Petrobras, 27 vôos precisaram ser cancelados no heliporto de Campos por causa da ocupação da pista. Durante todo o dia, os manifestantes permaneceram no local e quatro tendas foram montadas para protegê-los do forte sol. No momento da ocupação, a segurança do heliporto tentou conter as pessoas e um idoso que estava entre os manifestantes foi ferido e precisou de socorro médico.
Idoso levou três pontos na cabeça ao ser ferido por
pedaços de vidro (Foto: Priscilla Alves/ G1)
“Eu estava acompanhando o pessoal na hora da entrada e um vidro da porta foi quebrado e caiu um pedaço da parte de cima na minha cabeça. Me levaram para um posto médico e foi preciso dar três pontos, mas não me arrependo de ter vindo pra cá, tanto que voltei”, contou Ivanir Ferreira de Carvalho, 67 anos.pedaços de vidro (Foto: Priscilla Alves/ G1)
Entre os manifestantes também estavam políticos da cidade e representantes de órgãos como a Ordem dos Advogados Brasileiros (OAB), que foi representada pelo presidente da Ordem em Campos. “A OAB apoia essa manifestação e viemos para cá em prol dos royalties para os estados produtores. Esse projeto de lei é uma inconstitucionalidade e causa uma grande insegurança jurídica”, disse Carlos Fernando Monteiro, Presidente da OAB de Campos.
Polícia Federal foi até o heliporto de Campos
(Foto: Priscilla Alves/ G1)
A administração do heliporto não quis se pronunciar sobre o assunto. A Polícia Militar foi chamada ao heliporto logo pela manhã para tentar evitar novas confusões. Na parte da tarde a Polícia Federal também chegou ao heliporto e tentou negociar a saída dos manifestantes até às 14h, mas houve recusa por parte da população e a liberação da pista só aconteceu às 15h30.(Foto: Priscilla Alves/ G1)
Os manifestantes liberaram o local de mãos dadas enquanto cantavam o Hino da Independência.
População apoia ato contra redistribuição
Entre os manifestantes, um idoso de 85 anos que estava entre o grupo chamava atenção. Amaro da Costa Batista saiu de casa de bicicleta ao saber do movimento e foi até o local participar do ato. Ele se emocionou ao falar da necessidade dos programas da prefeitura.
Idoso deixou esposa doente e foi de bicicleta para
apoiar ato em Campos (Foto: Priscilla Alves/ G1)
“Nós não podemos perder o recurso. Minha esposa está acamada e eu consigo remédios e fraldas na prefeitura de Campos. Preciso dessa assistência para sobreviver. Deixei minha esposa de 79 anos em casa pra vir apoiar essa causa. Tenho fé que isso vai se resolver. É muita maldade o que estão fazendo”, disse o aposentado.apoiar ato em Campos (Foto: Priscilla Alves/ G1)
Enquanto a manifestação acontecia na pista, petroleiros aguardavam uma definição sobre os vôos no saguão do heliporto. “Estou há horas aqui mas acho a causa justa. É cabível que isso aconteça, é nobre. A gente sofre porque a gente depende do embarque, mas a gente apoia. Se precisarem do meu apoio eu apoio com certeza. Todo mundo deve se unir em prol disso”, disse Célio Veiga, que é terceirizado da Petrobras.
Cidade de Campos planeja novos protestos
Após sair do Heliporto do Farol de São Tomé, a prefeita Rosinha Garotinho se reuniu na sede da prefeitura de Campos com manifestantes e prefeitos de cidades do Norte e Noroeste. Houve discurso em cima de um trio elétrico e ainda nesta quinta-feira (7) alguns prefeitos que integram a Ompetro vão se reunir na sede da prefeitura para uma reunião que definirá novas ações.
“Esse é só o começo da nossa luta. Nós não podemos parar. Faço um apelo aos petroleiros que participem do nosso ato e interrompam a produção. Eles moram na região e suas famílias também e pedimos que eles entrem nessa luta. Porque se não tem royalties, não tem petróleo”, concluiu Rosinha.
Manifestantes cantavam Hino da Bandeira enquanto saiam do heliporto de Campos (Foto: Priscilla Alves/ G1)
Agora é que nós vamos ver essa gente sem o dinheiro para continuar a farra, Campos virou um lixo, a saúde é uma verdadeira doença mundial, as pessoas estão morrendo por conta da dengue e eles estão fazendo manifestação para não perder a fortuna deles, terrenos baldios, casas fechadas, cade a prefeitura? A prefeita deveria colocar os fiscais de posturas que ficam batendo papo no calçadão sem fazer nada o dia inteiro para intimar e autuar essa gente que não está nem ai para a nossa população.
ResponderExcluirABSURDO TAMBÉM FOI VER O PRESIDENTE DA OAB DE CAMPOS COMPACTUANDO COM INVASÃO DE ÓRGÃO PUBLICO E INTERDIÇÃO DA BR-101. CONCORDO TOTALMENTE QUE A OAB CAMPOS PARTICIPE E DEFENDA O MUNICIPIO NESSA ABERRAÇÃO QUE FOI A REDUÇÃO DOS VALORES DOS ROYALTIES. TAMBÉM DEVEMOS LEMBRAR QUE É REDUÇÃO E NÃO O FIM DOS MESMOS COMO MUITOS QUEREM FAZER CRÊ, MAIS DE QUALQUER FORMA ILEGAL E INCONSTITUCIONAL. ACHO TAMBÉM QUE DEPOSITAR TODA CONFIANÇA NO STF É COMPLICADO PQ NOS ULTIMOS DIAS, MESES TENHO OBSERVADO QUE O STF ALEM DE JULGAR COM O PENSAMENTO SÓ NAS LEIS E PRINCIPALMENTE NA CONSTITUIÇÃO, TEM ADOTADO TAMBÉM UM GRANDE POSICIONAMENTO POLITICO. E DEVEMOS ENTENDER QUE ELES TEM A LIBERDADE DE INTERPRETAR AS LEIS E FORMAREM UMA NOVA TENDENCIA. LEMBREM SE QUE O CASAMENTE ENTRE PESSOAS DO MESMO SEXO NÃO ERA E ENTENDO QUE ATÉ O MOMENTO NÃO É UMA DISPOSIÇÃO TOTALMENTE INTRODUZIDA NAS LEIS DO PAIS. TODAVIA QUE PELO PRINCIPIO QUE TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI E TEM OS MESMOS DIREITOS PASSARAM A ACEITAR O CASAMENTO OU REGISTRO DE UNIÃO ENTRE PESSOAS DO MESMO SEXO. DEIXO CLARO QUE ESSE É SÓ UM EXEMPLO DE MUDANÇA RADICAL NOS JULGAMENTOS DOS TRIBUNAIS SUPERIORES, ANTES QUE DIGAM QUE É HOMOFOBIA. ENTÃO DEVEMOS FICAR ATENTOS E PREPARADO. TAMBÉM NÃO TENHO NADA CONTRA O PRESIDENTE DA OAB CAMPOS SÓ ACHO QUE A INSTITUIÇÃO DEVE APOIAR OS ATOS, MAIS NÃO APOIAR AS ILEGALIDADES QUE ACABAM SENDO COMETIDAS EM NOME DE PROTESTAR CONTRA OUTRA ILEGALIDADE. A OAB CAMPOS DEVE FICAR ATENTA E DEFENDER AS LEIS DENTRO DA LEI COMO SEMPRE FOI SUA TRADIÇÃO, SE POSICIONADO E PROTESTANDO COMO ESTA FAZENDO COM O ATUAL PRESIDENTE, MAIS SEM SE LEVAR PELA EMOÇÃO E SIM PELA RAZÃO, PELO DIREITO E PELA LEGALIDADE.
ResponderExcluirUm bando de oportunistas de um lado e de terceirizados de outro.
ResponderExcluirAmbos lixos humanos sáo pensando em seus reles interesses pessoais.
Os terceirizados são obrigados a ir as manifestações, se não, correm o risco de perder os seus empregos.
ExcluirCONTRATO E P SER RESPEITADO EM ROSINHA, MAIS O REDA NÃO FOI E VC NÃO BRIGOU ASSIM, MAIS POR DINHEIRO VC FAZ TUDO......
ResponderExcluirE o concurso do PSF que não chama quem tem que ser chamado, e as pessoas ficam em casa esperando por um atendimento...
ExcluirQue Comissão de Frente, heim??? E os discursos? Começam sempre com críticas à presidente Dilma e em momento algum tentam demonstrar que tenham sequer pensado em alternativas ou ações para o desfecho dado pelo congresso para a divisão dos royalties. E as ameaças ?? Acabar com a saúde e educação do município? Precisa? Já não o fizeram nossos últimos dirigentes?
ResponderExcluirTenho pena daqueles que a partir de agora sentem-se inibidos de cobrar pelos serviços a que temos direito. Transparência nos gastos e critério nas prioridades é o mínimo que já deveria ter sido implementado.
É muito palhaço para pouco picadeiro! Todos os dias tem espetáculo!
ResponderExcluirQue gentinha medíocre essa !
ResponderExcluirA população campista é idiota mesmo.Se contenta com esmolas.Os governos fizeram e fazem uma verdadeira farra com o dinheiro público;não fazem nada pela cidade ao se comparar com os MILHÕES que recebe e o campista aceita como se fizessem muita coisa.População pobre até de raciocínio,não têm sequer noção do que se poderia fazer com o dinheiro dos royalties.Campos era para ser eexemplo , modelo, para o resto do pais.
Sabem o que seja a cidade que MAIS recebe roylties do Brasil?
É essa Campos que CONTINUA com um dos PIORES DESENVOLVIMENTO HUMANO DO BRASIL!
Anonimo das 19:43h está meio equivocado(a).
ResponderExcluirO reda já começou erado pois é ilegal a contratação.
Respeitar contrato é ter a existencia destes contratos como manda a LEI.
REDA É ILEGAL.COMO ENTÃO RESPEITAR UM CONTRATO DE ALGO ILEGAL?
Contrato em cima de ilegalidades é NULO.
caro amigo, o REDA nao é ilegal, haja visto os contratos do ccz e infancia e juventude, a forma como a toda poderosa ana lucia formulou o REDA q o tornou irregular, ja o mario lopes q fez como determinou o MP, foi ´´despedido``, e essa ana lucia continua com suas loucuras na prefeitura, quem entende?
ExcluirMas o REDA se irregular ou nao, a verade q trabalharam enquanto era importante para prefeitura, eleição, e nao honrraram com os funcionarios, agora, precisam desses ´´funcionarios`` e quem vai fazer protesto?
se com os roialties nao pagam aos funcionarios, e atrasam pg dos fornecedores pra q serve esse $ ?
Bobos esses redas que não receberam os atrasados e voltaram a trabalhar acreditando no conto da carochinha ,são incompetentes para arrumar algo melhor e parar de ficar se rebaixando desse jeito,onde foi parar sua dignidade redas.
ResponderExcluirPQ A PREFEITA NAO ACAMPOU EM SOLIDARIEDADE AO POVO DO REDA?????
ResponderExcluirVÃO IDIOTAS ACAMPAR COM ELA PELOS ROYALTS, AS PESSOAS TEM O QUE MERECE!!!
E AGORA TUDO ERA COM DINHEIRO DOS ROYALTS, ATE A VACINA LANÇADA HOJE PARA CATAPORA FOI COM O DINHEIRO DOS ROYALTS SEGUNDO CHARBEL,ORA GENTE VCS ESTAO FORÇANDO MUITO E SUBSTIMANDO A INTELIGENCIA DO POVO.
A PREFEITURA ESTA MUITO RUIM DE ASSESSORIA E SECRETARIOS, PROCURE NO STAFF DO DEPUTADO ALGUEM MELHOR PARA CRIAR DESCULPAS PRO ROYALTS.
AH NAO DEVE ESTAR CHOVENDO NA CIDADE PELA FALTA DE ROYALTS!
Esses royaltes comprou:a dignidade,a vergonha a civilidade,o respeito,a almade muita gente,são sanguessugas mas existe uma vacina para essa sanguessuga;HONRA.
ResponderExcluir