sexta-feira, dezembro 28, 2012

VIA CRUCIS DE UMA PACIENTE CARDÍACA

(Por e-mail)

Por Joilson de Souza Melo


Dados: FLÁVIA VATENTIM RITA.
Idade: 29 Anos.
Moradora do Pq. Guarus.
 
Problema:
  1. Cardíaco Gravíssimo. 2 (duas) válvulas cardíacas com problemas;
  2. Internada no HFM no Pronto Socorro, desde dia 22/12/2012;
  3. Na ala laranja do referido hospital, aguardando vaga na UTI, para procedimento cirúrgico;
 .... Vamos aos fatos.
Tomamos conhecimento nesta manhã, através de sua irmã, Raquel Valentim, também nossa amiga o estado grave de Flávia e a “Via Crucis” que estava a percorrer, percebemos sua fragilidade, desespero e o desnortear, pois não sabia mais o que fazer e a quem recorrer, pois diante da gravidade só encontrara frieza nos órgãos e protelação do caso. - Enfim, uma situação caótica!
Inúmeras ligações foram feitas a amigos na tentativa de ajuda da solução do problema e só ouvimos uma resposta. –“Olha isso agora é com o órgão regulador”.
 
ÓRGÃO REGULADOR, ÓRGÃO REGULADOR, ÓRGÃO REGULADOR, e nada mais...
Surge então uma sugestão (escape). - Aqui pra mim, que deveria ser uma exceção (o que não se submete à regra), a solicitação da promotoria de plantão.
Prontamente o promotor de plantão encaminha procedimento administrativo a Direção do HFM e com muita luta e objeções quanto ao fato de ser o referido documento encaminhado a direção e não direcionado aquele setor específico, ou seja, ganhando um tempo. – “Tempo de que?”, - Resolve então responder “ com muita morosidade” a promotoria. Há de se ressaltar que a resposta à promotoria está a todo tempo na tratativa de tentar diminuir a gravidade do referido caso, mas enfim, no final da tarde chegou à resposta a promotoria. Imediatamente encaminha a práxis ao Exmo.sr. Juiz de Plantão que com a sensibilidade peculiar, defere o pedido!
Pronto, ficamos imensamente felizes, aguardando então o encaminhamento do oficial de justiça, porém fomos surpreendidos pela MORTE, após um telefonema comunicando que Flávia não suportara e veio a óbito.
 
Ah! Ainda não poderia omitir a tentativa que fez sua Irmã d intervir junto ao Vereador(*) do Bairro, sem algum sucesso!
 
(*) O vereador, de maneira geral, é o representante do povo. No exercício desta função, o vereador é o fiscal dos atos do prefeito na administração dos recursos do município expressos no orçamento. O vereador também faz as leis que estão dentro de sua competência, e analisa e aprova as leis que são de competência da prefeitura, do Executivo. Em resumo, o vereador recebe o povo, atende as suas reivindicações e é o mediador entre o povo e o prefeito.
 
Ficamos com algumas indagações que precisam ser respondidas:
 
  1. Vamos continuar com a política dos remendos, da obtenção dos benefícios junto ao judiciário, quando deveria ser uma ação pró ativa;
  2. Aos “edis” desta cidade chamada de “AMOR”, hão de arregaçar as mangas e trabalhar muito em prol do povo e não dos projetos eleitoreiros, ou da defesa dos interesses daqueles que os fazem perpetuarem ou galgarem o poder de primeira vez. Fica aí uma mensagem aos novos! Falando nisso, quero destacar que para tomar essa atitude precisa pagar preço ter independência política, ou seja, se estiver refém das benesses que recebem: Cargos, Vagas,... Não poderá fazer muito.   
  3. Uma outra questão sociológica, como diria meu saudoso Amigo, professor e Vereador Dr. Sérgio Diniz, é que após uma gama (Série) de médicos engajando no cenário político de Campos dos Goytacazes nestes últimos tempos é inadmissível isso ficar assim.  Vale ressaltar nesse ínterim que agora mesmo neste ultimo pleito foram eleito alguns, que faziam parte da gestão. Também ressaltar que quando se toca na ferida começa aquela velha estratégia usada na segunda guerra “Dr. Paul Joseph Goebbels”, ofensas, insultos, etc. – “Quem gritar mais alto ganha!” Alguém entra falando está tudo bem, vai fazer isso, fazer aquilo, já fez isso....blá,blá,blá.
  4. Quantas vidas já foram e serão ceifadas por esta situação perpetuante, políticas de remendos... – Precisamos pensar a Saúde de forma MACRO. E não venha me dizer que isso é um fato isolado! Eu mesmo vi e ouvi num tempo atrás uma manifestação em frente ao HFM, naquela época o caso de Daniel que ficou paraplégico, onde o Diretor daquela instituição que estava no governo dalambança, e ressalto hoje na mudança disse; “-Está tudo sobre controle, não há nada anormal!”... E assim o tempo passou...
  1. Agora vamos ao “Calcanhar de Aquiles: lenda grega explica origem do ponto fraco” – ORÇAMENTO DE NOSSA CIDADE, as VERBAS FEDERAIS, OS CONVÊNIOS COM OUTROS ÓRGÃOS PÚBLICOS.  A gestão integrada precisa ser pensada. Urge deixar as vaidades de lado e pensar UNIÃO, ESTADO E MUNICÍPIO.  – “Será isso uma utopia?”.
  1. Finalmente, pra que “Órgão regulador”? Estou falando besteira? - Penso que tem que ser questionado sim! Algum tempo atrás, caso semelhante ocorreu e vieram a mim.  A mesma “novela” e nada; dias depois veio à notícia o Vereador de Travessão que não mais o é resolveu. Até UTI para transportar conseguiu! – O que é isso gente? Precisamos de  liberdade dos grilhões da influência. Precisamos evoluir muito como ser humanos. Pessoas são pessoas e não moeda eleitoral.
Pra meus amigos enlutados deixo minhas singelas palavras:
“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” João 14:27
A paz de Deus que excede todo entendimento há de consolar vossos corações. Amém!

30 comentários:

  1. È lamentável a situação da SAÚDE em Campos, aliás é lamentável a situação de Campos. Os vereadores que são pagos com os impostos recolhidos do povo, não tem nenhum compromisso com os mesmos, o seu compromisso é com sua liderança, que diz que está tudo bem, e êles tem que manter. Quando teremos vereadores de carater para nos defender?

    ResponderExcluir
  2. Prezado Joilson é o governo da vergonha, da mentira, tá tudo bem, tudo cem por cento é o que eles falam...falam... Na verdade a nossa cidade vai sofrer mais quatro anos infelizmente no comando deste insensivel.
    Antonio de Guarus.

    ResponderExcluir
  3. Alcione do Parque Guarus28 de dezembro de 2012 às 20:31

    Vergonha esse vereador que não tem atitude. O famoso vereador que pula de galho em galho, steve com Arnaldo, depois esteve com Mocaiber e hoje com Rosinha. Pena que uma pessoa inocente tenha pago com isso. Senhor
    vereador você não tem sentimentos?

    ResponderExcluir
  4. Maria Carolina do Lebret28 de dezembro de 2012 às 20:37

    Concordo com Antonio serão mais quatro anos da pior saúde do Brasil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caros amigos, vcs sabem que a saude de campos está a vários niveis acima do resto do pais.

      não é nenhuma cidade de primeiro mundo , em relação a enorme quantia de dinheiro que entra, mas convenhamos, vcs estão atentos nas reportagens que passam na Rede Globo mostrando a realidade de outros estados???

      eu sou caminhoneiro e estou sempre em outras cidades, tenho hipertensão e diabetes, as vezes esqueço de tomar remedio me sinto mal , procuro algum lugar pra ser atendido e é um inferno.

      quando estou proximo de campos sei que vou ser bem atendido, outros amigos de estrada até falaram que n gostam de garotinho e rosinha , mas falaram que quando precisaram de atendimento foram direto ao posto mais proximo que era em ururai logo depois do shoping estrada. descobriram por causa da placa na BR

      acho que o campista precisa ir para outras cidades pra conhecer a realidade. acorda gente !!!

      alguem ai ja foi atendido na baixada do rio ??? são francisco ???

      ou em vitoria mesmo

      Forte abraço

      Excluir
  5. Por onde anda o secretario de Saude, o presidente da Fundacao Municipal de Saude, seu chefe de gabinete, os Diretores do HFM? Por anda esse povo??? Devem estar passando a virada de ANO em alguma Praia paradisiaca

    ResponderExcluir
  6. Gente que absurdo, eu me sinto envergonhado em saber que esse vereador é do meu bairro M.... seu vereador de M....! Parabéns Fernando por ser um jornalistaque não deixa de estqar nunca ao nosso lado!

    ResponderExcluir
  7. Mais uma vida se perdeu,por irresponsabilidade dos "gestores" deste município.Enquanto pessoas sofrem sem atendimento dígno nos hospitais e nas emergências,se discute quem será o novo secretário de saúde de campos;;com único objetivo de fazer "política".Sim,todos os holofotes estão voltados agora,para compôr a mesa diretora da câmara dos vereadores,com seus comparsas e colocar o vice prefeito como,secretário de saúde deste município.Infelizmente Campos irá mudar sim;para pior,se isso for possível. carlos pq guarus

    ResponderExcluir
  8. Temos um vereador de Guarus todo atrapalhado que só pensa em si mesmo. Vereador larga de só pensar em si mesmo. Traiu Arnaldo, Traiu Mocaiber e agora parece estar traindo o atual governo. O homem pulador

    ResponderExcluir
  9. EU,se fosse vereador de campos dos goitacazes,eu teria vergonha,se fosse vereador e médico,eu teria pelo menos a dignidade de dar uma satisfação á população,que sofre.A família de Flávia Valentim Rita,meus sentimentos,e espero que essa morte naõ seja mais uma na estatística.Ao sr., vereador,dr. cardiologista,dinamicista e vereador da base governista;dr.vereador Abído Neme;Cadê o SR? se mostra!se posiciona! tome uma atitude.Se não for por todos estes títulos;mais pelo menos,como cidadão!tenha ao menos o sentimento da indignação e da solidariedade. josé pq são mateus.

    ResponderExcluir
  10. Não sei se sinto ASCO dos administradores públicos do município, principalmente dos MÉDICOS(sic) que como prefeitos..., vereadores... e secretários... permitem(quem se omite é conivente) perdurar uma saúde que, ao que parece, tem como função perdurar a doença e salvaguardar a morte no município de Campos.
    Não sei se o ASCO deve ser dirigido aos campIstas que há 20 ANOS faz permanecer nesta BILIONÁRIA cidade, indivíduos que se autoproclamam políticos , mas fazem dela profissão, uma indústria a serviço de NEGOCIATAS.
    Não sei se sinto ASCO de mim, por ainda perder tempo escrevendo para cegos!

    ResponderExcluir
  11. Campos minha cidade um horror

    ResponderExcluir
  12. QUE PENA! NADA TRARÁ A FLÁVIA DE VOLTA. PORÉM NÓS PRECISAMOS FAZER ALGUMA MANIFESTAÇÃO, ALGUMA COISA, NÃO PODEMOS FICAR PASSIVOS DIANTE DESSE LIXO QUE SE TRANSFORMOU A SAÚDE DE CAMPOS. OUTRAS PESSOAS ESTÃO LÁ NESSE MOMENTO PADECENDO E OUTRAS VIRÃO E PODERÁ SER EU OU VC.

    ResponderExcluir
  13. isso é uma vergonha me lembro um tempo atraz que o dep roberto henriques veio aos meios de comunicações noticiar uma grande conquista para a população de campos que foi atraves do nobre dep a doação de 18 utis , sendo 10 para o hospital ferreira machado e 8 para o hospital geral de guarus . me lembro tambem q o secretário de saúde na ocasião q agora é vereador dr paulo hirano disse q era conversa fiada do dep roberto henriques , as utis chegaram e acho q até hoje não foram estaladas, sendo q foram direto para o almoxarifado . sendo q se estivessem sido estaladas na ocasião teriam salvado várias vidas . cade o vereador magal que é o vereador eleito pelo povo de guarus e para brigar pelo povo de guarus e não para dizer amém para oque o casal garotinho diz e faz . sera q nosso povo aguenta mais 4 anos ou vão repetir oque fizeram com collor e campista e se libertar dessa erva-daninha fernado leite 28 12 2012-12-28

    ResponderExcluir
  14. Mais um caso lamentavel e sofrido que deixou mais uma familia abandonada pelo poder público.Quanto aos vereadores(não só o pau mandado citado),nada podemos esperar para mais 4 anos,já que montaram o "rolo compressor",e com rarissimas excessões(como ocorreu na gestão passada),tudo vai continuar como dantes...Mas em Campos na saúde pública,se vc não é parente de "alguém do grupo",tá lascado!Como já citaram aqui,a preocupação e a prioridade dos "mandantes da cidade",no momento é com a COMPOSIÇÃO DA TROPA",JÁ QUE A SAÚDE E EDUCAÇÃO SÃO "PRIORIDADES" SOMENTE EM ÉPOCA DE CAMPANHA,NADA MAIS!

    ResponderExcluir
  15. Fernando tudo isso é muito lamentával, Campos cidade tão rica de povo pobre, e saúde um caos.Parabéns ao Joilson Melo não o conheço mais é de possoas assim que Campos precisa para tirar de vez essa turma que não tem compromisso com o povo de campos, e só fazem politicas eleitoreira.

    ResponderExcluir
  16. Horrível esse é o vereador que foi no caminhão de lixo junto com os garis para pedir votos.

    ResponderExcluir
  17. Por essas e outras q nao votei nos 22

    ResponderExcluir
  18. Casos como este é realmente lamentavel. Uma vida jovem se perder por puro descaso. Mas pensando por outro lado, não neste caso, mas o povo, de certa forma, merece o que tem. É facil ver idosos, mulheres gravidas nas filas na Santa Casa, Plantadores de cana e beneficencia portugeusa em plena madrugada para conseguirem uma simples consulta (quando conseguem). Mas este mesmo povo reelegeu o dito vereador, a prefeita que viu e se omitiu sobre a situação desesperadora da saude e, pra piorar, elegeram vereador o incompetente secretário de saude Paulo Hirano que por quatro anos a frente da secretaria, mais que deixou, contribuiu para a saude virar este caos. Mas estes pulhas não recorrem ao serviço público quando precisam. Não quero nem ver quando os royalties acabarem. SOFRE POVO QUEM SABE UM DIA APRENDE.

    ResponderExcluir
  19. VOTARAM NELA???
    Que aprendam a lição.
    qto ao caso específico e com tão triste fim, devem entrar na justiça e nem que leve anos que peçam indenização pe,o mau causado .
    A justiça para que , pela pressão, passem a fazer o que deve ser feito por mandatários DIGNOS.
    ABSURDO uma população commtantos médicos no poder passar por tão vexatória situação.
    Dante...Mocaiber...Dr Chicão...Abdu Neme...Dr Arnaldo...Hirano....Geraldo Venancio...Wilson pediatra(?)...Edson Batista...e SAÚDE UMA MERDA!
    DEVERIAM TER VERGONHA E RASGAREM SEUS DIPLOMAS!
    Fora os que em nome de Deus mamam nas tetas da vaca( ou da viúva)!

    ResponderExcluir
  20. Cade o Presidente da Fundação? o Gabinete dele é no HFM? ou estou quivocada? Coitado não sabia o que estva acontecendo!!!!!!

    ResponderExcluir
  21. Ronaldo do Parque Santa Helena30 de dezembro de 2012 às 00:23

    Esse não é o governo da mudança. Esse é o governo da desgraceira da saúde.

    ResponderExcluir
  22. Garotinho fez ontem no programa entrevista combinada do Carlos Cunha que é ex-aliado de Arnaldo Vianna que Rosinha saiu de um supermecado com um monte de rodo e ele estava com medo da Rosinha passar o rodo nele. Garotinho fique tranquilo: A sua esposa já passou o rodo na saúde de Campos nos últimos 4 anos. Quanto amor por Campos não é mesmo?

    ResponderExcluir
  23. A grandiosa quantia de dinheiro que nossa cidade consegue com royalties está indo pra onde? A corrupção do governo de Arnaldo E Alexandre acabou?

    ResponderExcluir
  24. Como que fica nossas mentes depois de tudo isso. Tranquilas? Elegemos um grupo que apesar de não alardear a corrupção, não possui competência.

    ResponderExcluir
  25. Cadê o governo da mudança?

    ResponderExcluir
  26. Uma pergunta: A jovem que morreu ficou vários dias internada no HFM e não foi atendida por falta de cardiologista por quê? Não tinha ninguem escalado ou ou quem deveria estar de plantão não foi trabalhar? Seja qual for o motivo é uma vergonha, ninguem fiscaliza os plantões médicos. Esta situação é mais comum do que se pensa. Eles recebem e não trabalham e tudo acobertado pelos que deveriam fiscalizar seja a direção do HFM, secretario de saude ou os vereadores.

    ResponderExcluir
  27. Orlando do Parque Guarus30 de dezembro de 2012 às 13:22

    Como assim não existe corrupção no governo municipal? A turma de Arnaldo e Mocaiber esrá junto de Garotinho

    ResponderExcluir
  28. parabéns JOILSON MELO pela sua coragem ,voce que já foi tão injustiçado por esse casal Garotinho e esse Vereador de meia tigela.Estou com voce sempre!

    ResponderExcluir
  29. pq n publicou meu comentario ?

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião