quarta-feira, outubro 17, 2012

CONFESSO QUE SOFRI

Tive dúvidas quanto à oportunidade dessa postagem, mas me convenci que é necessário tocar no assunto. Para dividi-lo e, sobretudo, para livrá-lo das pechas que o perseguem. Einsten já disse “triste época. Mais fácil desintegrar um átomo do 
que um preconceito”. Não é isso?

Minhas incertezas se originaram no fato de eu ser um homem público,  como tal, com aliados e desafetos. No pântano em que pelejamos, poderia estar oferecendo uma arma ao inimigo. Pois bem, se for assim, que assim seja, será só mais uma batalha a ser vencida. Dos amigos, espero o fraterno sacrifício da paciência.

O fato é que me recupero de uma depressão e de suas sequelas: as síndromes e fobias.

Quem sofre do mal sabe como ele é cruel, é a enfermidade da alma e não há receituário para remédios que amenizem a dor da alma. A única saída é vencê-la, com fé e coragem e, claro, com o tratamento médico indispensável.

Sei que muitos amargam este mal. Dizem que é a doença do século. Acredito que seja.

Então, pensei, essa depressão não me serve para nada. E todas as coisas, boas ou más, têm que ter uma serventia. 

Claro, lembrei que há uma multidão vivendo o mesmo drama.

Aí me dei conta que não estamos sós e podemos nos ajudar, começando por abrir nossas janelas e portas da alma e acrescentar, na nossa reza, o que “pregou” o “evangelista” João Guimarães Rosa:
“O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem ...”

Tive que reduzir o ritmo de minha vida para retomá-lo mais lá frente, quando um sorriso espontâneo vai me avisar que estou livre e são. Os sorrisos têm esse condão.

Espero que seja assim com você, que também com eu, não se entregou e reagiu porque não abre  mão de reviver plenamente.

11 comentários:

  1. Um dos melhores remédios para esse mal é aprender a rir de si mesmo,dos dramas pessoais e das derrotas.
    A dualidade está em tudo e,mesmo nas situações mais adversas é possível trilhar pelo lado que nos possibilita a superação dos problemas.
    Tudo depende do ponto que se vê. Procure o melhor ângulo para enxergar a si mesmo e a vida e, xô depressão.
    Saudações fraternas.

    ResponderExcluir
  2. Fernando,você já pensou que utilizar essa fantástica ferramenta que é a internet ,você acabou construindo amizades que nunca iria imaginar que tivesse,isso eu acho,já seria um antídoto para essa depressão,não achas?,é uma coisa fantástica,eu em qualquer lugar que estiver com meu laptop poderei sempre está conectado com você.Mestre ,você é brilhante,saiba disso,raridade no mundo de hoje,mais o é.Mais isso é da Genética,o que o diga o seu saudoso irmão!Portanto encerro com essas palavras:Paciência e perseverança tem o efeito mágico de fazer as dificuldades desaparecerem e os obstáculos sumirem.Abraços cordiais.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela sua coragem de revelar que estava deprimido. É a doença do século. E é preciso coragem para sair dela. Então, parabéns duas vezes.
    Estive torcendo por sua volta.

    ResponderExcluir
  4. Vc é demais.

    ResponderExcluir
  5. O bom filho a casa retorna.
    Fernando, as vicissitudes da vida nos pregam peças, nos deixam, por vezes, cambaleantes. Porém, a força estranha que nos move, que sai das nossas entranhas, é muito maior do que qualquer contratempo que possa surgir. Sem contar que temos os nossos para cuidar, que nos são muito caros. Temos afeição, carinho, amor ilimitado, dos que acreditam, torcem, e almejam por nossa vitória sempre.
    Seja bem vindo ao alvorecer de mais uma manhã. Sobretudo, seja bem vindo, ao resgate do sorriso largo, da eterna criança que devemos preservar dentro de nós.

    Precisamos de você sempre.

    Do amigo, que te quer muito bem!!!

    ResponderExcluir
  6. nobre Fernando, tens despendido ultimamente, quase sistematicamente energias com padrões vibratórios de baixa frequência, em uma campanha quase inconsciente e massiva contra um modelo político que foi implantado há mais de 20 anos na cidade, cujos primeiros passos foram dados talvez apoiados nos ombros da sua poesia, no seu modo de encarar a vida com o positivismo da atividade fim maior para que Deus nos criou - a felicidade. Talvez seja uma questão de foco, de direcionar as suas potencialidades para um outro lado, aquele mesmo que o empolgava antes. Alguma coisa aconteceu, algo se perdeu. Alguns tratos e pactos foram quebrados. Você deixou a decepção e a tristeza habitar nesse velho coração de menino. Existem novos parceiros, novas missões. Ponha de volta em você os sonhos na sua alma. Você vibrou com aquele que mudou o rumo e entrou na sua faixa vibracional e deu nisso.A Lei Divina é neutra e severa. Compreenda e perdoa. Assim você não entra na sintonia do agressor dessa Lei, não se iguala a ele que terá que se ajustar com ela, enquanto voce recebe a proteção dessa mesma Lei. É hora de mudar de sintonia de colocar de novo os pés na velha estrada. De sonhar velhos sonhos junto a outros sonhadores. Vamos mudar o mundo começando por nós mesmos.

    Amaro Rolinha - Psicofisiogastrocardiologista

    ResponderExcluir
  7. Lembre-se poeta! Os verdadeiros amigos sofrem juntos. Meu nome é João Damásio e estou juntinho com você.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, Fernando!
    Há cinco anos convivo com esse problema, pois meu esposo sofre de depressão, pânico, trantorno bipolar, adquirido após um surto psicótico. Nossa vida mudou mto e, precisei aprender lidar com tudo isso. Posso te dizer com certeza, que temos suportado com a ajuda de Deus, fé e coragem, tratamento médico, como vc mesmo disse. Tenha força e acredite, nós vamos vencer. Abços.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Fernando!
    Você é um grande amigo, um grande personagem da nossa história e um guerreiro que sempre lutou por causas nobres em benefício de um povo. Você como pessoa é muito mais do que isso tudo, "o tempo é o senhor das razões". Quero dar a você meu amigo o meu abraço forte e dizer que existem uma legião de amigos que te admiram, te respeitam e te amam.
    Funcionário PMCG

    ResponderExcluir
  10. Fernando, Deus existe, é como voce ouvir os passos atras de uma porta, mas para voce vê quem é, sentir sua presença e preciso abrir essa porta, que é a oração. Ninguem entende direito essa doença do intimo mas Deus sabe e ele pode ajudar muito. Não abandone o tratamento médico. Mas também cuide da sua relação com Deus Ele está perto de todos que tem um coração quebrantado e o socorre. O pouco que te conheço sei que é um homem de bem. Talves por isso sofra. Lembre-se que Deus é maior que todos os nossos problemas inlusive os emocionais. Que Deus te ajude.

    ResponderExcluir
  11. Pode ter certeza que muitos outros gostariam de manifestar o carinho, admiração e o respeito pelo jornalista, poeta, escritor, ator, radialista e o político Fernando Leite Fernandes. Sua história e seus feitos nos orgulham "meu amigo de fé, meu irmão camarada".
    Infelizmente precisamos trabalhar e eles são vingativos, precisamos proteger nossos empregos.
    Funcionário Municipal.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião