sexta-feira, agosto 24, 2012

O MASSACRE DE 37 NA PRAÇA SÃO SALVADOR

(Contribuição do leitor)


Fernando,

No mês de agosto de 1937, há 75 anos atrás, ocorreu uma tragédia na Praça São Salvador com 13 mortos.
Nesse momento,  pessoas que se dizem do "bem", podem estar colocando em riscos a vida de muitos indivíduos, cometendo novamente um ato insano.

Como foi amplamente divulgado pela imprensa, sábado terá a passeata e concentração do candidato a Prefeito Makhoul marcada na Praça São Salvador as 10 horas, mesmo horário e local divulgado de última hora pela Prefeita Rosinha.

Segue abaixo reportagem do site ururau publicada em 2011.

Carnificina, há 74 anos: Tiroteio matava 13 na Praça São Salvador

Passados menos de cinco minutos do discurso, iniciou-se o tumulto
Para muitos Integralistas os meses mais importantes são os de abril, por causa das Matinas de Abril e, em seguida, o mês de outubro por causa da data do lançamento do Manifesto de 7 de Outubro de 1932, porém, poucos sabem realmente, reverenciar também o mês de agosto, mais especificamente o dia 15 deste mês.

Em 1937 na cidade de Campos, o núcleo municipal da Acção Integralista Brasileira preparava mais um comício em sua região, militantes da AIB de diversos núcleos distritais e de outros municípios começaram a concentrar-se por volta das 10h nas imediações da sede municipal. Às 16h, centenas de milicianos já desfilavam pelas ruas centrais com suas camisas-verdes e bandeiras azuis. Aproximadamente às 17h, os soldados do sigma chegaram a praça São Salvador, no Centro de Campos dos Goytacazes.

Os milhares de integralistas presentes se concentravam em torno do palanque armado em frente à sede municipal para ouvir um dos primeiros oradores, o camisa-verde Sr. Celso Peçanha. Passados menos de cinco minutos do discurso, iniciou-se o tumulto com o próprio orador tendo seu microfone alvejado por uma saraivada de tiros proferida pelos policiais que se encontravam na praça, aonde se concentrou o intenso tiroteio. O ato de covardia resultou em diversos mortos e feridos, sendo chamado por muitos jornais da época de “Carnificina de Campos”.

O periódico “A Offensiva”, de 17/08/37, iria relatar este fato com uma matéria intitulada “Os comunistas praticam um bárbaro massacre na cidade de Campos”. O jornal relatou o papel heróico dos chefes integralistas, que apesar de correrem perigo de vida se arriscaram para socorrer os feridos que se encontravam estirados no chão e transportar os sobreviventes para os hospitais.

Estes acontecimentos influenciariam, posteriormente, a Acção Integralista Brasileira em todo o Brasil, pois, uma resolução do Chefe Nacional Plínio Salgado determinou que temporariamente a utilização do uniforme e insígnia do movimento estaria proibida, devido a infiltração de militantes comunistas durante as manifestações para cometer atos violentos e assim denegrir a imagem da AIB perante o povo brasileiro. O boletim “Bandeira do Sigma” saúda os mártires que tombaram em Campos do Goytacazes, os camisas-verdes Sr. Amaro Miranda, Jose Antenor de Paula Barreto e Amaro Tavares, com três vibrantes Anauês! --------------------------

A confusão do tiroteio, resultou em 13 mortos e em centenas de feridos. Três dias depois, interditaram temporariamente o porte de camisas verdes e dos distintivos integralistas, a fim de evitar as "provocações comunistas".

Entre os mortos, a Srª Alcinda, esposa do então vereador Jorge Pereira Pinto e mãe de Carlos Alberto, Jorge Renato, Antonio Carlos e Maria Lúcia."

Abraço

12 comentários:

  1. Aqui no jockey carro de som com a voz da prefeita toda hora convocando para o comicio da verdade. Fernando enquanto não for acatada a liminar ela se dirigir a população como candidata não é ilegal devido ao indeferimento de ontem ?

    ResponderExcluir
  2. Rosinha é ou não é candidata?

    Continuam rodando pelas ruas, rádio e tv as gravações com Rosinha como candidata, não vão suspender a propaganda eleitoral dela? Ou ela continua candidata mesmo sem registro?

    ResponderExcluir
  3. ALGUÉM TEM QUE IMPERDIR, ALÉM DO RISCO DE QUE ALGO ACONTEÇA, E ANTI-ÉTICO É CLARO.

    ResponderExcluir
  4. Se alguma pessoa sair deste comício maluco com um pequeno arranhão, provocado por confusão entre os presentes, esta vítima poderá ajuizar uma ação criminal em face dos organizadores, organizadores estes, irresponsáveis, insufladores por não dizer assassinos. Este comício é um crime por si só, é um atentado a democracia, é um desrespeito a liberdade de ir e vir. Ora, por quê não se marca o mesmo para o domingo? O único intuito deste ato anti-democrático, tem por objetivo a desgraça humana, que as pessoas entrem em conflito físico e com objetivo principal( oriundo da cabeça doentia deste representante do mal chamado garotinho), qual seja, que alguém mate o Governador. A família toda é movida pelo ódio (isso até os amigos dela confirmam) e agora joga todo esse ódio contra o Sérgio Cabral e outros opositores e até Desembargadores.

    ResponderExcluir
  5. Professor, varios carros de som de rosinha por toda cidade chamando para o comicio da verdade.Ate o protocolo de liminar dar entrada no TSE ela pode estar usando sua voz em carro e som por toda cidade.

    tEM UM CARRO QUE ACABOU DE PASSAR NA 13 DE MAIO ROSINHA FALANDO DA SITUAÇÃO DELA E CONVOCANDO TODO MUNDO PARA RUA. GENTE CADE A JUSTIÇA ELEITORAL, MINISTERIO PUBLICO

    ResponderExcluir
  6. Quero saber quem foi o corno que deu o meu telefone para prefeita sub-judice, ficha suja e cassada. Ela convocando para ir a Praca Sao Salvador amanha.
    Ah vai encher o saco de outro, ate os DAS que recebem para isso não aguentam mais esse bando de lunaticos.

    ResponderExcluir
  7. Atenção justiça eleitoral, o grupo G do PR está indo de secretaria em secretaria e em postos de saude obrigar a funcionarios terceirizados a irem amanhã em comicio não autorizado pelo tre para apoiar a prefeita e contra o tre ,se não for, demissão imediata. Vai ter transporte e lanche de graça e a certeza de emprego garantido!

    ResponderExcluir
  8. OS TELEFONES DA CIDADE NÃO PARAM DE TOCAR CONVOCANDO PARA ESSE MEGA COMÍCIO, AGORA PERGUNTO, QUEM ESTA PAGANDO ESSA DESPESA EXTRA?
    UMA LIGAÇÃO TELEFONICA CUSTA CARO!

    ResponderExcluir
  9. Cabral adia ato público para evitar batalha campal na Pça. São Salvador
    Por Aluysio Barbosa, em 24-08-2012 - 13h08 – Folha da Manhã Online

    Como informou aqui em primeira mão o blogueiro Cláudio Andrade, e foi replicado aqui pelo jornalista Saulo Pessanha, o governador Sérgio Cabral (PMDB) não virá mais a Campos amanhã, onde participaria de uma caminhada e ato público, em favor da candidatura petista de Makhoul Moussallém à Prefeitura, com concentração a partir das 10h da manhã, na Praça São Salvador. Ele viria acompanhado do vice-governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) e do senador Lindenberg Farias (PT). Também assessor parlamentar do deputado estadual Roberto Henriques (PSD), Andrade informou que as razões do governador seriam “adaptações de agenda”.
    Na verdade, como este blogueiro conversou com o próprio Makhoul, desde a noite de ontem, o verdadeiro motivo da mudança de planos foi o chamado “Comício da Verdade”, convocado aqui por Rosinha Garotinho (PR), no blog do seu marido e líder político, deputado federal Anthony Garotinho (PR), logo após o indeferimento da candidatura da prefeita pelo TRE, que a enquadrou na lei do Ficha Limpa, a pedido do Ministério Público de Campos, tornando-a ainda, junto com seu vice, Dr. Chicão Oliveira (PP), inelegível pelos próximos oito anos — até 2016. Concentrando seus ataques na pessoa do governador Sérgio Cabral, creditando a ele uma suposta influência política na decisão do Tribunal, do qual se dizia exatamente a mesma coisa nos tempos em que o casal Garotinho se alternou no governo do Estado, o comício pró-Rosinha foi marcado exatamente no mesmo dia, horário e local do ato oposicionista previamente agendado.
    Como os atos de protesto engendrados por Garotinho, sempre que as decisões jurídicas são desfavoráveis aos seus interesses, não respeitaram nem seu próprio irmão, vereador Nelson Nahim (PPL), que foi fisicamente impedido de tomar posse da Prefeitura, na segunda e última cassação de Rosinha, numa confusão generalizada na Câmara, nada indica que o desfecho pudesse ser diferente na manhã de amanhã, sob risco da Praça São Salvador se tornar palco para uma batalha campal, caso os militantes ambos os lados se encontrassem, com aqueles arregimentados por Garotinho sendo pessoalmente insuflados contra Sérgio Cabral. Assim, sendo, como explicou Makhoul, num gesto de responsabilidade com a integridade física própria e, sobretudo, com a de terceiros, tanto ele, quanto o governador, seu vice e o senador Lindenberg, optaram por adiar seu evento, mesmo que o tenham marcado antes dos Garotinho.
    Como Cláudio Andrade também já informou, o ato da oposição local, com a presença dos líderes da situação estadual e federal, foi remarcado para o próximo sábado, dia 1º de setembro.

    http://www.fmanha.com.br/blogs/opinioes/

    ResponderExcluir
  10. O BLOG MOSCA AZUL TEM QUE TROCAR DE NOME:MOSCA ROSA OU MOSCA DIÀRIO OU DIÁRIA? ELES OMITIRAM A MAIOR NOTICIA DOS ÚLTIMOS DIAS:ROSINHA INELEGÍVEL!,E COMO NADA ESTIVESSE ACONTECENDO CONVOCA AMANHA PARA ATO NA PRAÇA EM FAVOR DA DITA CUJA,ALEM DE FORMA ELOGIOSA FALAR SOBRE CLARISSA GAROTINHO DIANTE DA SITUAÇÂO DA MÃE CHAMANDO O DESEMBARGADOR DE PILANTRA!PODE?

    ResponderExcluir


  11. Coisa de loucos...

    Contam que em 2012 o DEPUTADO PRFEITO COM LIMINAR foi visitar um asilo de loucos em BRASILIA.

    Coisa de primeiro mundo, o asilo. Tudo bem arrumadinho, bem organizado, os loucos dispostos em alas conforme a categoria. Um prédio abrigava os napoleões, outro estava cheio de D A S E A PREFEITA CASSADA E OS VEREADORES DA BASE GOVERNISTA, uma sala com três ou quatro A PREFEITA CASSADA A ASSESSORIA e assim por diante. Cada maluco no seu devido lugar.

    A certa altura, o diretor do hospício conduziu o deputado prefeito com liminar ao maior, o mais bonito e bem decorado pavilhão e falou:

    -- DEPUTADO PREFEITO COM LIMAR, este pavilhão é uma homenagem ao senhor.

    O diretor abriu a porta de um enorme salão onde se encontravam mais de cem loucos, todos eles absolutamente iguais ao DEPUTADO PREFEITO COM LIMINAR.

    Ah, que beleza, suspirou o DEPUTADO PREFEITO COM LIMINAR. Todos querem ser iguais a mim. E foi entrando para conversar com os outros DEPUTADOS 22.

    De repente, deu-se o inesperado. Os loucos enlouqueceram e foram pra cima de DEPUTADO 22. Quer dizer, todos foram pra cima de todos e logo ninguém sabia quem era quem.

    Depois que a segurança do DEPUTADO PREFEITO COM LIMINAR conseguiu acalmar a situação, sobraram quatro DEPUTADO PREFEITO COM LIMINAR entre os mais de trinta mortos e quase uma centena de feridos.

    E a dúvida: qual dos quatro é o DEPUTADO PRFEITO COM LIMINAR?

    A direção do hospital convocou reunião do Conselho Psiquiátrico, fez uma avaliação criteriosa e identificou, entre os quatro sobreviventes, o verdadeiro DEPUTADO PREFEITO COM LIMINAR 22.

    O DEPUTADO PRFEITO COM LIMINAR se arrumou, vestiu roupa limpa e voltou para a RIO OU BRASILIA.

    No dia seguinte, O DEPUTADO PREFITO COM LIMINAR mandou invadir CAMPOS.

    ResponderExcluir
  12. Neguin ta bolado kkkkkk

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião