quarta-feira, agosto 15, 2012

CAMPOS, ULTIMO LUGAR EM EDUCAÇÃO E SAÚDE PÚBLICAS: A RAINHA ESTÁ NUA!


Segundo os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) relativos a 2011, o desempenho dos alunos nos anos iniciais do ensino fundamental manteve ritmo de crescimento, mas os resultados do ensino médio ainda preocupam. No Estado do Rio, a rede municipal em mais da metade das cidades não atingiu a meta. Entre os 92 municípios do Estado, Campos dos Goytacazes aparece em último lugar, com a nota 3,6. A cidade de São João da Barra alcançou 4,8 e atingiu a meta de crescimento. Quissamã e São Fidélis aparecem com 5,1, também atingindo a meta.
Os municípios de Cardoso Moreira e São Francisco de Itabapoana, com 3,8 e 4,3, respectivamente, não atingiram a meta.
Municípios vizinhos e ricos em royalties como Campos (3,6) e Rio das Ostras (5,7) obtiveram resultados diferentes. Presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio (Undime), José Adilson Gonçalves Priori lembra que, além da questão do tamanho (muito grande), Campos enfrentou problemas administrativos com a cassação e o retorno da prefeita Rosinha Garotinho (PR). “Quanto maior o município maior a complexidade. Alem disto, os problemas políticos enfrentados por aquela cidade com as trocas de prefeitos, acabam interferindo na gestão administrativa, que precisa de uma ação continuada para dar certo”, disse.
Entenda — O Ideb é um índice desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que tem como objetivo mensurar a qualidade da educação brasileira. No seu cálculo são combinados dois fatores: o desempenho dos estudantes na Prova Brasil, aplicada a cada dois anos, e a taxa de aprovação das redes, usada para medir a eficiência do fluxo escolar. Por isso, uma rede pode ter um desempenho acadêmico melhor do que outra, mas um Ideb pior, devido a taxas de aprovação menores.
Fonte “O Globo” aqui
(Replicado do blog do Bastos)
Cá comigo: a observação do presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio, Undime, José Adilson Gonçalves, que atribuiu a reprovação da administração de Campos ao afastamento da prefeita, pela Justiça, não procede. Não houve na interinidade nenhuma medida que interrompesse ou modificasse o programa pedagógico implantado pelo governo.

13 comentários:

  1. Esse pessoal tem desculpa para tudo, mas os numeros não metem.
    É simples, faltou competência.
    Estamos nas mãos de baderneiros que só visam o saquear o dinheiro publico para campanhas.
    Para conseguerirem carros para desfilarem com seus candidatos preferedidos conseguem, mas falta o basico, educação.
    É UMA VERGONHA.
    VERDADEIRA TERRA SEM LEI.
    QUEREM O POVO CADA VEZ MAIS BURRO PARA ISSO.
    ENQUANTO ISSO, OS RESPONSAVEIS PELOS CUMPRIMENTOS DA LEI ASSISTEM A TUDO ISSO DE CAMAROTE.
    ESSES NUMEROS DEMONSTRAM QUE É CASO DE PRISÃO, ESTÃO LESANDO O FUTURO DE CAMPOS, LESANDO A EDUCAÇÃO.
    RICARDO BARRETO

    ResponderExcluir
  2. Fernando leite sou sua admiradora de seus IDEAIS;precisariaos de pessoas como voce a frente de alguma coisa nesta cidade para ouvir e ver coisas boas;voce sabia q os idosos e deficientes estao sem FRALDAS desdo mes passado e segundo no fraldario o pregaao era para o dia 13/08 imagina que nao tem dinheiro pra comprar como faz?eu estou num destes casos com algumas pessoas comprando pq nao tem fralda.outra coisa que deixa qualquer um com nervos a flor da pele e o COLEGIO MUNICIPAL SEBASTIANA na dr beda que começou o ano letivo depois do meio do ano;os professores so ficam a base do atestado e as crianças sem escola e consequentemente suas maes falta ao trabalho.estamos sem com quer reclamar por isso gostaria que de alguma maneira voce pudesse divulgar para que possamos ter uma resposta.desculpe nao me indentificar porque,sou funcionaria da PMCG.Abraços fraternos.

    ResponderExcluir
  3. POVO CAMPISTA DE PIRES NA MÃO.... À MERCÊ DO POPULISMO.

    Enquanto o Brasil comemora o seu aumento no índice do IDEB, o povo campista - cidade mais rica do estado - conseguiu a proeza de entre 92 municípios que o Estado tem ficar justamente na 92ª posição no IDEB.

    ACABARAM COM A EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO.

    Saúde há muito vimos falando, denunciando, comprovando superfaturamentos e, nada... basta entrar no site da Secretaria Municipal de Saúde (aqui) que vamos constatar os medicamentos que estão faltando (aqui). Esta listagem era atualizada diariamente, mas fui averiguar agora e, pude observar que a última atualização dela foi em 01/08/2012.

    Pacientes jogados como se animais fossem nos corredores dos hospitais, enfim....

    ACABARAM COM A SAÚDE NO MUNICÍPIO

    O setor do transporte público depois daquela escandalosa contratação de firma para periciar possíveis fraudes no cartão cidadão, que nunca ficamos e nem ficaremos sabendo dos resultados, mas que levou a Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes a reter as verbas de repasse (ANTES DA COMPROVAÇÃO EFETIVA SE HOUVE FRAUDE OU NÃO), levando o setor a um estrangulamento com várias greves sucessivas deflagradas, mesmo sendo o transporte público um serviço essencial e, por isto não pode ter greve....no final das contas vimos um reconhecimento de dívida.

    Reconhecer dívida é uma coisa e pagar é outra bem diferente. Os rodoviários já sinalizaram entrar em greve novamente.

    Com o dinheiro que a prefeitura repassa às empresas de ônibus, se tivesse economizado já teria comprado uma frota de ônibus novos e colocado nas ruas para atender a população encampando de vez o transporte público. (contas feitas por Cleber Tinoco do Blog Campos em Debate).

    MELHOROU OU PIOROU?

    Estão de pouco a pouco alcançando seu intento. Deixar o povo campista na penúria a depender de "favor", como se assim o fosse e, não DEVER assegurado constitucionalmente.

    SÃO DIREITOS FUNDAMENTAIS DE UM POVO QUE VEM SENDO VILIPENDIADO (roubado) E MASSACRADO!

    http://pensamentossubjetivos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Agora não é hora de sera que é melhor meu contratinho, o engodo da passagem a um real(mas os estudantes e idosos agora pagam pois esta cidade so tem microonibus e van). Enfim os numeros estão ai ninguem inventou sem educação não vamos a lugar nenhum. É GANHAR OU PERDER O TREM DO FUTURO, COMO ELES DISSERAM NA ULTIMA ELEIÇÃO É HORA DO POVO DE CAMPOS TOMAR VERGONHA NA CARA É HORA DE MUDANÇA.Francisco

    ResponderExcluir
  5. Esses estudantes de Campos são todos da oposição, só assim para explicar este desempenho. Seria cômico se não fosse trágico
    Não duvidem se ouvirem ou lerem este tipo de argumento.

    ResponderExcluir
  6. VEREADOR MAGAL E JIM JONES, ALGUMA SEMELHANÇA?

    Hoje, eu estou assistindo a sessão plenária da Câmara Municipal de Campos.

    São tantas as ocorrências que venho registrando e, ao mesmo tempo querendo torná-las pública, que pode até ser que venha a cometer um ato falho, e, desde já peço que me corrijam.

    Pelo que pude observar após a apresentação em plenário da nota do IDEB onde a POBRE CIDADE RICA ficou com o PIOR indicador entre todos os Municípios do Estado do Rio de Janeiro, o líder do governo na Câmara Municipal, que foi chamado de chapéu de dois bicos num programa de rádio, (eu ouvi),usou da tribuna da Câmara para discorrer sobre OBRAS, GOVERNO PASSADO, AVIÃO PRETO DA POLÍCIA FEDERAL.

    Gente, o que tem OBRAS, GOVERNO PASSADO E AVIÃO PRETO DA POLÍCIA FEDERAL a ver com o PÉSSIMO resultado do IDEB????

    Vejam na minha postagem anterior o que influencia no resultado do IDEB e, transcrevo a seguir:

    TEM QUE TER ESCOLA
    TEM QUE TER ENSINO
    TEM QUE TER ALUNO FREQUENTANDO AULA
    DIMINUIR A REPETÊNCIA.

    Ser aprovado pelo INEP.

    Dentre os itens acima, quais os apresentados pelo líder do governo influenciarão no resultado do IDEB?

    De que adianta construir escolas, equipá-las, se o professor em sala de aula não tiver comprometimento com o processo ensino x aprendizagem?

    ENSINAR -> é transmitir conhecimento.
    APRENDIZAGEM -> verificar se o aluno aprendeu o que foi transmitido e, se não o foi, reiterar quantas vezes forem necessárias até que ele absorva o que lhe foi transmitido.

    Isto é apenas o processo ensino-aprendizagem!

    Para que ocorra temos antes de tudo que ter PROFESSORES COMPROMETIDOS. Acredito que todos são capacitados, mas são seres humanos, possuem suas necessidades. Além de lecionar precisam ser remunerados para suprindo suas necessidades básicas sejam estimulados/incentivados.

    Como um professor reage quando está lá comprometido com sua tarefa e, vê manicure indo atender diretora de escola em seu local de trabalho, policiais amigos da diretora invadindo escola a chamado desta e, emparedando e revistando alunos, tirando filmagem dos celulares, etc? Diretoras ligando para seus vereadores que prontamente comparecem as escolas? Alunos invadindo escolas, sem apoio da Secretaria Municipal de Educação em direcionar para as escolas força policial necessária.

    Sabem por que isto acontece? Porque os cargos de diretores de escola não são eleitos pelos professores daquela escola, mas apadrinhados de vereadores e, com certeza, NEM PROFESSOR e NEM PAI DE ALUNO, quer ver mais isto.

    Tudo isto faz com que os professores se sintam desestimulados, e assim se pautando certamente não estarão envolvidos no processo ensino-aprendizagem como um todo!

    Portanto, CHEGA DE INDICAÇÃO POLÍTICA PARA CARGOS DE DIREÇÃO DE ESCOLA. Eram eleitos, porque não são mais?

    Agora, o que faz um aluno frequentar aula? MOTIVAÇÃO.

    Depende de quem? DE UM PROFESSOR MOTIVADO.

    Lamentavelmente, o discurso do Vereador Magal em plenário de tão repetitivo me faz lembrar do líder da seita TEMPLO DOS POVOS, Jim Jones! Era este o método usado por Jim Jones, repetir exaustivamente.

    Lamentavelmente, o discurso do Vereador Magal em plenário, acaba por conferir a si próprio o título honoris causa de analfabeto e, de analfabeto político.

    Não sabe nem do que se trata e vem com a mesma verborragia de sempre!
    Quem o conhece, peço que perguntem a ele o que é o IDEB? E, por favor o ensinem!!

    http://pensamentossubjetivos.blogspot.com.br/2012/08/vereador-magal-e-jim-jones-alguma.html

    ResponderExcluir
  7. Como marido de professora da rede municipal onde ela diz que falta de tudo, onde vereador manda e desmanda nas escolas, onde não existe um projeto pedagogico serio que busque melhoras. realmente anonimo de 11:38 ou vc é um imbecil ou um DAS, se for imbecil e bom se internar logo mas se for DAS ainda esta no seu horario de trabalho, então vai trabalhar vagabundo.Francisco

    ResponderExcluir
  8. Fernando so depois de olhar outra vez o comentario do anonimo de 11:38 e que me dei conta de seu sarcasmo desculpe pelo meu comentario e que esta noticia do resultado deixou os Campista de bem em flanga-lhos. Muita calma ate pra irar-se contra esta aberração do 92°.Francisco

    ResponderExcluir
  9. ESTUDANTES , PROFESSORES OU SEUS FAMILIARES QUE VOTAREM NUM GOVERNO DESTE ...
    SINCERAMENTE?
    CAMPOS:PIOR EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL(O ENSINO FUNDAMENTAL É O ÚNICO DE RESPONSABILIDADE MUNICIPAL!).
    ACREDITEM:CAMPOS É A PIOR COLOCADA EM EDUCAÇÃO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO!
    VERGONHA!
    ACINTE A POPULAÇÃO DESTE BILIONÁRIO MUNICÍPIO!

    ResponderExcluir
  10. Eu quero que se dane, vou dançar, sambar e rolar nos desfiles dos Bois Pintadinhos no CEPOP neste final de semana.
    Dinheiro em Campos sobra bastante pra divertir o povo e é isso que interessa .

    ResponderExcluir
  11. Para mim e para muitos campistas não é nenhuma novidade. Seria novidade se esse grupo político dos "inhos" estivesse chegado a Campos recentemente. Para eles, quanto mais o povo leigo, melhor. Muitos chefes de família, que preferem ganhar o peixe, a aprender a pescar(cheque cidadão, cheque corujão, casinhas com rachaduras,...). Pensemos melhor na hora de votar em 07 de outubro. O seu sincero voto fará a diferença!

    ResponderExcluir
  12. Uma vergonha! Um absurdo! Um Município tão rico, tanto dinheiro jogados em bolsos de espertalhões, vivaldinos e vivaldinas. Quando falo que esta administração está pouco se importando para educação e saúde, logo aparece alguma postagem de alguém que está na "boquinha" para defender. Então vejamos; Itaperuna está mil anos na frente de Campos em termos de educação e sobretudo saúde. A secretária de educação de Campos, Sra. Joilza Rangel, não tem educação. Os populistas vivem disso, da miséria, dos miseráveis. A corrupção em nossa cidade sim, esta sem dúvidas é a campeã do Brasil.

    ResponderExcluir
  13. kkkkkkkkkkkkk, adorei esse povo de Campos merece isso, o jornal o diario tras que a educação teve um desenvolvimento de 3,3 para 3,5 e continua em ultimo lugar rsrsrsr Cambuci esta em 7º uma cidade menor do que muito bairro de campos, povo campista vcs tem que desenvolver muito a cultura de vcs, enquanto eles roubam e afundam vcs com R$ 50,00 o futuro dos seus filhos, netos vao para o buraco hahahahahahahahahahahahahahaha tem que se f.............. mesmo povo bu................... dddddddddddddddd+++++++++++++++++++++

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião