O ex-prefeito do Rio, Cesar Maia, "melhor amigo circunstancial, eleitoral do Garotinho" mantem um blog, onde publica suas análises de natureza política, economica e considerações gerais. Numa postagem de hoje (02/03) ele, num raro surto de sinceridade descreve o cenário político do Rio, onde será travada a disputa sucessória.
Maia elenca a questão religiosa como preponderante na luta eleitoral carioca e afirma que a aliança (ou a algema como diz Cidinha Campos) DEM/PR reafirmará "valores conservadores". Adiante o ex-prefeito do Rio explica os critérios que deverão nortear a composição da chapa majoritária, marcadamente fundamentalista: "Rodrigo Maia, católico, candidato a prefeito e Clarissa Garotinho, evangélica, a vice". Tudo dominado.
LEIA A SEGUIR:
(Estado de SP, 02) 1. Antigos rivais, o ex-prefeito Cesar Maia (DEM) e o ex-governador Anthony Garotinho (PR) fizeram questão de ressaltar os "valores da família" como ponto fundamental da aliança que acabam de firmar para tentar evitar a reeleição do prefeito Eduardo Paes (PMDB). "Nossos princípios são nossos alicerces: os valores da família, valores cristãos e o compromisso com a democracia e o estado de direito", discursou Cesar Maia no encontro que lançou a coligação DEM-PR, na segunda-feira. "Vamos firmar valores conservadores. Não vamos dizer que os outros não têm valores cristãos, cabe a eles dizerem quais são os valores deles. Nós vamos firmar nossa posição."
2. A ideia não é transformar temas como legalização do aborto e da maconha e casamento gay em pontos centrais da campanha, mas deixar clara a posição contrária sempre que possível, para fazer Paes também se posicionar. A chapa DEM-PR deve ser formada pelos filhos dos dois veteranos: Rodrigo Maia, católico, candidato a prefeito e Clarissa Garotinho, evangélica, a vice. "Somos um partido historicamente liberal na economia e, em relação aos valores, conservador, convergente com as ideias do PR do Garotinho. Não temos constrangimento em dizer que somos um partido conservador", afirma Rodrigo Maia.
3. Igreja e Estado. Ao contrário de Garotinho e de sua mulher, Rosinha, ex-governadora e atual prefeita de Campos, fiéis da Igreja Presbiteriana, Cesar Maia nunca fez da religião a marca de suas campanhas ou administrações - ele foi prefeito três vezes e será candidato a vereador. Já o casal Garotinho tem um discurso permeado por referências à Bíblia e a valores cristãos. Cesar Maia observa que esta será uma das raras eleições no Rio em que não haverá um evangélico entre os candidatos ao cargo majoritário. Para ele, isso "aumenta o poder de transferência (de voto) da Clarissa Garotinho".
4. Há três semanas, Paes prometeu a líderes evangélicos 'a maior Marcha para Jesus de todos os tempos'. Aos católicos, garantiu empenho nos preparativos para a Jornada Mundial da Juventude, em 2013. No ano passado, agradou os seguidores de religiões de origem africana ao dar às festas a Iemanjá o status de patrimônio cultural carioca. Mas em nenhum segmento religioso Paes tem tanto prestígio quando na comunidade gay. Além de apoiar as marchas realizadas ao longo do ano, o prefeito criou a Coordenadoria Especial de Assuntos da Diversidade Sexual e estimula várias iniciativas, inclusive uma campanha institucional, de combate à homofobia.
Me faz lembrar aquela musica do Gilberto Gil:
ResponderExcluirGENTE ESTÚPIDA!
GENTE HIPÓCRITA!
Que nojo, em nome de suas pequenas participações, propiciam o preconceito e o patrulhamento de minorias.
Será que não percebem a responsabilidade social do que falam e ou incitam ?
DEMAGOGOS BARATOS!
Acredito que eles vão bater em cima de temas homofóbicos, igreja ( vão colocar uns contra os outros ) tipo uma cortina de fumaça , para esconder os pontos positivos da reeleição DO ATUAL PREFEITO DO RIO , uma vez que fizeram isso na campanha da presidência , e que pra mim , levou a a candidata Dilma no segundo turno , E AINDA VÃO ASSOCIAR , APONTAR QUEM É GAY , LÉSBICA, CALÚNIA E DIFAMAÇÃO É COM ELES MESMOS.. NÃO É A TOA QUE TEM GENTE VIRANDO PASTOR, EVANGÉLICO ...DE UM DIA PRO OUTRO E CHEIOS DE PROCESSOS.
ResponderExcluirIsso me deixa muito triste...deveriam eram ter algum respeito com o povo evangélico.Mas quando 'ELES' teem algum tipo de derrota,dizem que é "perseguiçao politica",mas afinal é a "mão de Desu"!Deus não dorme,e vejam que fazer uso de SEU nome para fins comerciais,o proprio Jesus expulsou os mercadores do Templo...acho que esses "caras',alem de nao terem nenhum respeito tb com a familia(que é uma coisa nobre),estao jogando muito pesado com os seus objetivos na luta pelo poder a "qualquer custo"!!!
ResponderExcluirDr. Arnaldo perdeu a eleição para o Rosinha, graças às calúnias lançadas em determinadas grupos que se reunem para "orar" todos os dias pela manhã. Alí sempre há "lideres" que tinham a função de levar tais "assuntos" para as outras igrejas.
ResponderExcluirO grande problema nisso tudo é que a maior parte dos evangélicos não é liderado, e sim alienado.
Eu como frequentador de um desses grupos, cheguei a questionar tais calúnias com o pastor lider-absoluto, que tentou me persoadir e eu acabei abandonando o grupo.
Essas igrejas que cada esquina tem uma , seus pastores , já estão certinhos pra fechar ( $$$$$) COM OS INHOS , ELES BATEM DE PORTA EM PORTA , EU NÃO ATENDO ... E NAS ELEIÇÕES SÃO MASSAS DE MANOBBRAS DESSES POLÍTICOS QUE SE DIZEM " evangélicos " e usam esses coitados... quer saber QUAL CALUNIA O INHO MANDA ESPALHAR ? OS "EVANGÉLICOS DECORAM DE COR E SALTEADO" .... EM TROCA DE UM QUALQUER...
ResponderExcluir