quarta-feira, março 28, 2012

AGUAS DO PARAIBA INAUGURA NOVA ETE

           Com a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE-Paraíba), no Matadouro, nesta quinta feira (29 de março), às 10h30m, Campos dos Goytacazes alcança um novo recorde nacional. Ptvassa a ter 80% do esgoto coletado e destes 100% tratados. Isso representa mais de três vezes a média nacional.
                A inauguração da sexta estação de tratamento de esgoto de Campos, será feita pela Prefeita Rosinha Garotinho. E a nova planta de tratamento de efluentes da concessionária Águas do Paraíba vai beneficiar toda a cidade, não só à área ao redor, onde está implantada.
                Com a mais avançada tecnologia internacional em tratamento de esgoto, a ETE Paraíba é uma construção com 800 metros quadrados, medindo 40 metros de extensão por 20 de largura, e altura de seis metros, com dois metros enterrados, em  área total de 10 mil m., .
            É a primeira do país a entrar em operação com tratamento preliminar compacto de alta performance, com tecnologia italiana (MA.Ind) , desenvolvida pela Johnson Screens, removendo, antes de processamento do efluente, óleos, escuma, areia e lixo.
            Seu sistema de geradores turbo também é um dos mais avançados do mundo, com tecnologia alemã, desenvolvido pela Erezen, permitindo menor consumo de energia.
            Com câmaras aeróbias e anaeróbias (sem oxigênio) para tratamento secundário do esgoto, a ETE Paraíba, ainda dispõe de outra inovação: leito biológico móvel, desenvolvido com tecnologia norte-americana, produzindo menos resíduo sólido e que também terá destinação nobre para a agricultura.
            Apesar de suas grandes dimensões, será operada por apenas duas pessoas, com a automatização integrada ao Centro de Controle Operacional de Esgotos de Águas do Paraíba.
            Diretamente, a ETE Paraíba vai beneficiar os bairros do Horto, Flamboyant, Damas Ortiz, Condomínio Bouganville, Bosque das Acácias, Privilége, Jockey Club e Novo Jockey. Mas, também vai processar os efluentes coletados em toda área central da cidade, Turf, Lapa, Califórnia, Fazenda, João Seixas, Fazenda Grande, Parque Aurora, IPS, João Maria São Lino e Ruy Barbosa.
            E, ainda, otimizar o tratamento do esgoto produzido no Parque Julião Nogueira, Caju, Leopoldina, São Salvador, Corrientes, Alberto Torres, Pelinca, XV de Novembro, Sumaré, Parque Califórnia, Cacique, 
            Integrada ao sistema de tratamento de esgoto de Campos – que já tem outras cinco ETEs em funcionamento: Chatuba, Guarus, Codin, Imperial e Donana – a estação do Matadouro permitirá aumentar a capacidade de tratamento da ETE-Sul, ao lado do Conjunto Oswaldo Gregório, na estrada do Carvão, que já trata o esgoto produzido na margem direita do rio Paraíba.
            A sétima estação de tratamento de esgoto de Campos, cujas obras começam já no próximo mês, será implantada na Pecuária. Além de beneficiar esse bairro, vai tratar o esgoto do Esplanada, Parque Nova Brasília, todo Julião Nogueira e o Condomínio Nashville.

 Adelfran Lacerda

Superintendência
Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião