segunda-feira, fevereiro 06, 2012

VÍCIO EM LICITAÇÃO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE CAMPOS

A Secretaria Municipal de Educação de Campos está passando por uma série de procedimentos licitatórios prejudiciais à municipalidade e a toda a população, na verdade, responsável pelo pagamento de qualquer compra realizada pela Prefeitura.

Quem se ativer a estudar o pregão de número 067/11-SRP, para a aquisição materiais esportivos, referente ao processo de número 2011.012.003547-99PR, realizado no dia 25 de janeiro de 2012, poderá deparar com fortes indícios de vícios e, até mesmo da impossibilidade de algumas empresas vencedoras cumprirem o que realmente foi exigido no edital.

Em diversos itens constata-se a promessa de entrega de produtos com qualificações ‘top de linha’, como requer o edital, em seu anexo VIII, termo de Referência, com preços bem inferiores aos de custo dos próprios fabricantes.
Outro dado que muito chama atenção, é o fato de serem, quase sempre as mesmas empresas se revezando nesta prática dentro do certame.

Vale exemplificar que no item número 1, que solicita: “Aquisição de 1.000 Bolas de Futsal, c/ 60 – 62 cm, 410 a 440g, PU, Termotec, miolo slip system, removível e lubrificado. Com selo da FIFA”, que tem seu custo de fábrica (o melhor modelo da Marca Pênalti) em R$ 74,90 (Setenta e quatro reais e noventa centavos), foi proposto pela empresa vencedora e aceito um valor de R$28,80 (Vinte e oito reais e oitenta centavos). Claramente em desacordo com a realidade determinada no próprio edital, no que tange à qualidade e especificações exigidas no edital.

Todas as empresas vencedoras nos diversos itens terão que entregar as amostras 48 horas após a convocação do pregoeiro, para análise da própria Secretaria de Educação para a sua aprovação ou reprovação e, consequentemente, a transferência para  empresas de “interesse” da SMEC.

Na maioria do 66 itens licitados, pode-se facilmente, sem o mínimo esforço, se constatar que o direcionamento ao favorecimento se torna explícito

Para um certame que envolve um valor inicial de 1 milhão, novecentos e sessenta e quatro mil, dois reais e cinqüenta e seis centavos, e fecha bem abaixo, certamente indica um desacerto desde  sua elaboração, resultando na eliminação de concorrentes.

P. A. F.

10 comentários:

  1. CADÊ A OPOSIÇÃO!!! ATENÇÃO: A JUSTIÇA É INERTE, PROPONHAM AÇÕES!!! AFINAL ACHO QUE VÃO COMEÇAR A TRABALHAR DEPOIS DO CARNAVAL. ESTOU ANCIOSO AGUARDANDO.

    ResponderExcluir
  2. Chega-se a conclusao do porque que a ODEBRCH,"aceitou" fazer "casinhas populares' em Campos,bom as "exigencias' que na época vigorou nas licitaçoes...dá para se entender!Temos empresas e pessoal qualificados para fornecer qualquer tipo de materiais(raras excessoes),como tb pessoal qualificados para a execuçao dessas obras,porem para "ganhar" uma licitaçao...mas como "eles' falam em "transparencia",basta olhar no portal,o impossivel é entender,que tb só com uma boa licitaçao!

    ResponderExcluir
  3. Na Educação tem muita coisa errada,não é so o processo licitatório não! Ontem iniciou-se o ano letivo e a E.M.JOÃO GOULART em VENDA NOVA continua na igreja. Na do que foi prometido pela prefeita e secretaria foi comprido.Só derubaram o prédio no periodo que a caixa dágua caiu on de desde setembro a escola foi para igreja batista com pronessa que iria construir uma outra. Agora os alunos para onde irão ja que ira desocupar o imovel. Vão conferir e verá que é um absurdo a comunidade de Venda Nova ficar sem escola.Na época a Inter TV e a Record foi confirir esse episódio. Esse MODELO de escola aqui na comunidade não tem pelo contrário, vamos ficar sem mesmo o esqueleto que a comunidade tinha. ABSURDO, ACORDA VEREADOR, SECRETÁRIA E PREFEITA. VENHAM E CONFIRAM O QUE ja é de conhecimento de todos vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja se vc consegue uma fotografia da escola funcionando na igreja. Se ficar difícil, deixe que eu mesmo vou fotografar. abraços
      Fernando.

      Excluir
  4. Parece que o governo e as empresas estão , fazendo DEFESAS INDEFENSÁVEIS , A IDÉIA É USAR PROVAS ,POR MEIO DE FOTOS YOTUBE TESTEMUNHAS ,VÍDEOS , PASSAR PARA A MÍDIA ,REVISTA VEJA, FACE , AMIGOS , DESMASCARAR ESSES MENTIROSOS... ESTÃO ROUBANDO NA MAIOR CARA DE PAU ...

    ResponderExcluir
  5. O MINISTÉRIO PÚBLICO TEM QUE ABRIR A CX PRETA DAS COMPRAS FEITAS ATRAVÉS DE CONVITES NA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CAMPOS, ESCANDALO COM DINHEIRO PÚBLICO É TÂO GRANDE , QUE ATÉ BOI VOANDO É BRINCADEIRA EM COMPARAÇÃO AO QUE ESTÁ ACONTECENDO NESTA SECRETARIA.

    FUNCIONÁRIA FURIOSA DO SMEC.

    ResponderExcluir
  6. GOVERNO DE MERDA ! MERDA PRA TODOS OS LADOS .

    ResponderExcluir
  7. É MERDA AQUI ! É MERDA ALI ! É MERDA LÁ ! É MERDA PRA TODOS OS LADOS .

    ResponderExcluir
  8. Esse governo tem vicio , nas licitações , ERROS DE DIGITAÇÃO, ( SÓ VANTAGENS PRA ELES), SERVIDOR RECEBE COM ERROS , CONHEÇO UMA APOSENTADA , QUE AINDA DESCONTA A PREVICAMPOS ( ERRO) , se ficar quieto fica pra quem? conheco uma funcioária que trabalhou 30 anos , são seis quinquenio els pagam 5 , se ficar quieto , o dinheiro dela fica pra quem? SÓ DÁ ERRO DE DIGITAÇÃO ...O GOVERNO PASSADO quando tinha esses tipos de erros O SERVIDOR era respeitado e resolvia rápido , e no protocolo , nesse .... há há.... se for reclamar não é ouvido, TEM QUE SER SINDICALIZADO , POIS SÓ O SIPROSEP RESOLVE...

    ResponderExcluir
  9. O poder legislativo não fiscaliza...o podr judiciário não pune...e a cidade LARGADA.
    E o nosso dinheiro continua escoando pelo RALO!!!!!!
    A quem recorrer?Ao super homem?

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião