quinta-feira, fevereiro 16, 2012

POETA ANTONIO ROBERTO É ENREDO EM SÃO FIDÉLIS



A Escola de Samba Unidos do São Vicente, em São Fidélis, vai levar para a avenida a vida e as paixões do poeta Antônio Roberto Fernandes. Escritor, trovador, ator, médico. São tantos os títulos que quase não é possível definir em poucas linhas a vida desse apaixonado pela poesia.

A correria dos integrantes da escola não é por acaso. Cinco carros alegóricos e 600 participantes vão desfilar no próximo domingo na cidade.

A presidente da União do São Vicente, à frente da escola há 14 anos, Ana Maria Oliveira, 57, não esconde a ansiedade de ver tudo pronto. "Eu acho muito interessante contar a história de um homem tão importante como Antônio Roberto. Nosso diferencial é que sempre tratamos de temas relacionados à nossa terra. Eu gosto porque as crianças aprendem e a gente relembra o que foi importante para a cidade", disse.

E ela não permite que os detalhes sejam mostrados nas fotos. O mistério faz parte do carnaval para que o público tenha muitas surpresa durante o desfile.

Antônio Roberto foi membro da Academia Campista de Letras e da Academia Fidelense de Letras. Uma ala vai representar as duas instituições e deve contar com a presença de colegas do homenageado.

O fluminense, time do coração, e a Mangueira, escola preferida, também terão lugar garantido no desfile.
O primeiro carro alegórico será reservado para familiares do poeta, que confirmaram participação.

Poemas famosos como "Os pratos da vovó" e "Carta a São Fidélis" são relembrados no samba enredo e prometem emocionar a quem conheceu o poeta e teve o privilégio de ouvi-lo recitar seus escritos.
O desfile acontece às 21 horas, na avenida 7 de setembro, no centro de São Fidélis.
 
"O POETA ANTÔNIO ROBERTO FERNANDES"
 
Ô CIDADE POEMA QUE ME FEZ POETA
TÔ EMBALADO NA PONTE DE UM CARRO SÓ
É MARAVILHA DESFRUTAR ESSE CARDÁPIO
SABOREAMOS JUNTOS OS PRATOS DA VOVÓ
 
DESSE MENINO BREJEIRO, ROMÂNTICO PARCEIRO
DOUTOR, POETA, ESCRITOR
SEUS VERSOS, FEITOS DE PAZ E AMOR
 
VAI MEU AMOR, DESCREVE A COR E A POESIA
FAZ DO MEU CORAÇÃO AMOR E ALEGRIA NA ESPERANÇA DO MEU DIA A DIA
 
SOB A LUZ DO SOL OU NO CLARÃO DA LUA
DESTE IMENSO AZUL, A ESTRELA QUE BRILHA É VOCÊ
VESTINDO ESTE MANTO, BRANCO DE PAZ
COM A GENTE A VIDA É FESTA
EU QUERO MAIS
 
TEM TEATRO NA PRAÇA
É HORA DE SINHAR E CANTAR
COM A FLOR DO MANACÁ
 
ANTÔNIO ROBERTO SEU NOME IRRADIA
NA CADÊNCIA DO SAMBA, A POESIA
É CADEIRA IMORTAL DA ACADEMIA É REAL
COM SÃO VICENTE LEVANTANDO O NOSSO ASTRAL
 
O CARNAVAL É MULTICOR, DE CORAÇÃO É TRICOLOR
É VERDE E ROSA ESTA PAIXÃO, AZUL E BRANCO MUITA EMOÇÃO
TEM POESIA, TEM ROMANCE NA CANÇÃO TEM SÃO VICENTE, TÔ NOS BRAÇOS DO POVÃO.

Dyana Ribeiro

2 comentários:

  1. A letra é linda, o enredo não poderia ser melhor. Nos anos 70, eu concorri com um samba, eu e meu irmão Eros Raphael mas ficamos em segundo lugar, perdemos para o walter dos pneus. Esta Escola Unidos de São Vicente de Paula é a escola do meu coração em São Fidélis, assim como o Esportivo o time. Naquela ano, perdemos para o "pouca birita" que não sei se existe ainda. Eu gostaria muito em poder ver o desfile, mas infelismente não poderei estar presente. Ficarei na torcida.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião