quarta-feira, fevereiro 15, 2012

ESCOLA DE MURUNDU SOB O RISCO DE FECHAR

(Professora) denuncia escola que pode fechar as portas
Por e-mail:

Bem Lucas, como eu ia te dizendo no face:
O nome da Escola é E.M Isabel Maria Polônio Tavares. Fica em Murundu, interior do município.
O lugar é pequeno mesmo, bem pacato. As crianças são poucas, por isso a escola tem poucos alunos se comparada a outras (34 alunos ao todo). Há anos a SMEC ameaça diminuir o número de professores, mas este ano eles cumpriram a ameaça e retiraram 2 professoras: uma foi cedida a outra escola bemmm maior (em Santa Maria) como excedente e outra pediu transferência. 1º, 2º e 3º ano de escolaridade estão juntos, com um só professor assim como o 4º e o 5º ano. Essa modalidade, com turmas multiseridas prejudica o trabalho do professor e prejudica ainda mais o aluno. É um atraso.
Duas mães de alunos estiveram na SMEC ontem para conversar com a secretária de educação, Joilza Rangel. Foram muito mal atendidas. Ambas me relataram que foram vítimas de deboches e ironias, e que a Sra. Rosa Júdice, Gerente de Supervisão de Ensino, foi grossa ao extremo, chegando a gritar com as mães e ameaçar fechar a escola.
A SMEC resume tudo a uma questão de quantidade e tanto a Secretária como a Gerente de Supervisão de Ensino disseram as mães que a escola tem poucos alunos e que as duas professoras que lá estão dão conta e que não podem nem vão fazer mais nada. Elas saíram de lá sem solução, além de se sentirem humilhadas com o péssimo tratamento recebido.
As mães querem agora transferir seus filhos para uma escola de Cardoso Moreira, a 24km de Murundu, pois acham inadimissível que seus filhos estudem em tais condições. Além de ter trasnporte para Cardoso Moreira. Se alunos saírem, a escola terá menos alunos no total, e aí sim a escola corre o risco de ser fechada. Muitos pais inclusive acham que a SMEC já se mostra irredutível em relação ao problema para forçar a saída de alunos e assim fechar a escola.
Nós, pais de alunos e comunidade estamos revoltados, pois entendemos que nossa comunidade, nossa escola e nossos alunos estão sendo discriminados pelo órgão que deveria zelar por eles. A importância dos alunos está sendo medida pela sua quantidade...
Porque esse tipo de coisa só acontece com escolas do interior? Por acaso nossos títulos de eleitor são diferentes de quem mora na cidade? Por acaso nossas crianças são diferentes das crianças da cidade? Não merecem as mesmas chances na vida? Não tem os mesmos direitos?
Pois eu estudei nesta escola. Estudei a vida inteira em escola pública, no interior. Depois trabalhei em uma. E posso afirmar, primeiro como aluna, depois com ex-funcionária: o descaso do governo com as escolas do interior é enorme. No interior dificilmente você irá encontrar escolas com laboratório de informática, com internet, quadras, escolas modelos nem pensar!!!
Temos a sorte de ter uma escola com umexcelente espaço físico. A escola é enorme nem assim construiram se quer um refeitório para os alunos. Ainda sim a escola é ótima, foi toda reformada recentemente, tem laboratório de informática (mas os computadores não foram entregues até hoje). Os pais querem que seus filhos tenham acesso a escola pública e perto de suas casas, direito este que lhes é garantido por lei (Estatuto da criança e do adolescente). A comunidade que de forma geral já sofre com o descaso do poder público não quer ver a escola fechada, pois ela é nosso patrimônio, direito primordial de nossas crianças, filhos, netos, sobrinhos, irmãos, vizinhos, não importa. Todos estão revoltados com o descaso, a negligência da SMEC com nossas crianças.
Obrigada pelo espaço!!!

5 comentários:

  1. MP, CADÊ VOCE!?
    Saudades daquele tempo dos diques da baixada...

    ResponderExcluir
  2. MP EM CAMPOS SÓ PRENDE POBRE . UM LUGAR ESQUECIDO PELO GOVERNO ROSINHA , OS MORADORES QUE TEM UMA CONDIÇÃO DE SAIR , SAI FORA E JÁ QUEM NÃO TEM FICA NESSE LUGAR , DESERTO QUE NEM ARMAZEM EXISTE . MAS AS ELEIÇÕES ESTÃO CHEGANDO E O GOVERNO DE DA MERDA VAI APARECER.

    ResponderExcluir
  3. MURUNDUM UM LUGAR DESERTO ! SERÁ QUE EXISTE VIDA LA ?

    ResponderExcluir
  4. não é só escola em murundum fauta remédios ,médicos estradas a principal que liga murundum a palmares acabada cheios de buracões nas cheias passadas foi preciso a intervençao da milionária prefeitura de cardoso para tampar os buracos para que a populacão de cardoso pudesse chegar em campos como diz bores isso é uma vergonha

    ResponderExcluir
  5. perfeito bem lembrado essa estrada que o anonimo se refere sempre ganhou manutenção nos governos passado, agora com a passagem do mineroduto os caminhões pesado carregando terra acabou com o asfalto que dr,arnaldo quando era prefeito fez,este governo atual nem fiscalizou para obrigar a firma que destruiu o asfalto concertar,como tambem não botou nem uma pedra na estradA,PARA O INTERIOR ESTÁ SENDO O PIOR GOVERNO DE TODOS OS TEMPOS,INCLUSIVE AO DELE O GAROTINHO NO PRIMEIRO GOVERNO

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião