O ex-prefeito Zezé Barbosa está sendo velado no saguão da Câmara Municipal de Campos. Sua figura física cede lugar à lenda.
Zezé concedeu intermináveis entrevistas ao jornalista Roberto Barbosa, sob sua jaqueira famosa e fez revelações sobre sua trajetória política, desde capitão de pequeno engenho de melado, passando por delegado de Guarús até prefeito de Campos por três gestões, que só seriam divulgadas depois de sua morte.
Entre os méritos de Zezé Barbosa está o de ter sido, incontestavelmente, o edificador de Guarús como parte da cidade. E foi ele também quem fechou o ciclo, em Campos, dos prefeitos romanticos, de uma geração de políticos amadores.
O livro de sua biografia é, absolutamente, indispensável para quem quer entender politica e sociológicamente a travessia de Campos de cidade provinciana movida pelas moendas das Usinas à uma metrópole perdulária turbinada pelo petróleo de sua bacia.
O jornalista Roberto Barbosa revela, em seu blog, o projeto do livro. Aguardemos.
Amigo Fernando Leite,
ResponderExcluirOutro dia, quando as palavras conseguirem vencer a barreira da dor da minha perda do grande amigo e inestimável conselheiro Tio Zezé, eu gostaria de escrever algo sobre o grande político e cidadão que foi José Carlos Vieira Barbosa.
Por ora, eu gostaria de pedir as orações de todo o povo campista para este que fecha com chave de ouro uma geração de políticos de nossa região de quem ninguém nunca tinha o que falar, de verdade.
Zezé Barbosa foi de verdade alguém que podia dizer amou Campos e toda a sua gente.
Ana Paula Paiva
Engenheira Civil