quinta-feira, novembro 03, 2011

RIO CONTRA O ROUBO DOS ROYALTIES

RIO - O Centro Administrativo do Rio, na Avenida Presidente Vargas, na Cidade Nova, amanheceu na manhã desta quinta-feira com uma faixa gigantesca, que cobre quase toda a fachada do prédio da prefeitura, convocando a população para a manifestação que será realizada dia 10, na Cinelândia, em defesa do Estado do Rio e contra as mudanças nas regras de distribuição dos royalties do petróleo. Na faixa, está escrito: "Contra a injustiça. Em defesa do Rio".

LEIA MAIS: Royalties: Rio e ES tentam ganhar tempo
 
Organizada pelo governo do estado e pelas prefeituras, inclusive a do Rio, o ato promete reunir milhares de pessoas da capital e do interior contra o que o governador Sérgio Cabral chama de covardia contra o povo fluminense. Haverá concentração em frente à Igreja da Candelária, a partir das 15h, e depois, uma passeata pelas ruas do centro histórico do Rio.

Presidente da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, disse que todos os municípios do interior, sobretudo os produtores de petróleo e limítrofes, estão formando comissões para organizar grandes caravanas que vão invadir o Rio no dia 10.

O deputado federal Fernando Jordão (PMDB-RJ), relator da questão dos royalites na Comissão de Minas e Energia do Congresso Nacional, informou que toda a bancada fluminense estará presente, assim como os senadores. O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, organizou uma comissão Pró-royalties para decidir as estratégias para a mobilização do dia 10 no Rio.

-- É uma manifestação em defesa do estado e o ato independe de partidos e opiniões. Esta é uma causa do Estado do Rio pautada na união de todos e contra a mudança de normas previstas na Constituição Federal - disse o presidente da Ompetro.

Riverton Mussi lembrou que o substitutivo do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), aprovado no Senado e que redivide todas as receitas da exploração do petróleo, incluindo aquelas nas áreas já licitadas, fará os municípios produtores passarem da fatia de 26,25% no bolo dos royalties para 17% em 2012, chegando gradativamente a 4% em 2020.

Fonte: O Globo, Paulo Roberto Araujo

4 comentários:

  1. Sinceramente, INFELIZMENTE sou contra a continuidade dos royalties .Royalties esses que o tempo provou e comprovou, ficaram nas mãos de meia dúzia sem retorno minimamente satisfatório para a população. Esse é um ponto .
    O outro é o ISOLAMENTO de CAMPOS por causa de um desequilibrado que deve ter alucinações que é deus.
    Perdemos a refinaria para Itaguai qdo alguem da terra exercia o governo do Estado, e em seus devaneiosou diria pesadelos alucinógenos?) , naturalmente achou que nao precisaria sequer voltar a Campos , muito menos depender da cidade para sua desejada SOBREVIVENCIA política.
    Qua a população de Campos APRENDA e não se permita mais ser enganada .Se ainda existem uns carreiristas desequilibrados que tem uma moral do tamanho de um grão de areia,a população CRESCEU e APRENDEU, com este mesmo pgmeu(foi traida pelo nanico.Aliás, TRAIÇÃO é sua esecialiddade , nem irmão escapa!), a separar o joio do trigo.

    ResponderExcluir
  2. Da forma em que o Senado e a Câmara do Deputado estão tratando o tema creio que se o Estado do Rio de Janeiro tiver político com "P" maíusculo só a quebra do pacto federativo vai resolver o problema.
    Senadores e Deputados de outros Estados demonstraram nas votações ocorridas na duas Casas Legislativa o quanto menosprezam o RJ e ES.
    Precisamos demonstrar unidade e força, sem partidarismo só pensando na unidade do RJ.

    ResponderExcluir
  3. Por que não começarmos a falar em independência destes estados? O petróleo é nosso! Está aqui. Chega de sermos passados para trás. Sempre o RJ perde. Sempre. É hora de darmos um basta a tudo isso!

    ResponderExcluir
  4. Porqur não trocam os Royalties pelo ICMS. É simples, o único produto que não paga imposto na fonte é o petróleo (SP recebe praticamente tudo, pois é lá que estão a maioria das refinarias). O roubo começoe lá atrás quando ddeixaram SP levar o dinheiro dos imposto, os royalties foram criados para compensar isto. Agora levam os royalties, que devolvam o ICMS!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião