MOVIMENTO PRÓ-EMANCIPAÇÃO DA BAIXADA CAMPISTA - DIVULGUE ESTA IDÉIA
A Baixada Campista, é uma região do município de Campos dos Goitacazes, que tem início, no distrito de Goitacazes. E termina na Praia de Farol de São Tomé, local onde se extrai o nosso petróleo. Também faz parte desta região, Tócos, Poço Gordo, São Sebastião e Santo Amaro.
Segundo o IBGE, a BAIXADA CAMPISTA possui aproximadamente 70 mil habitantes. População MAIOR que muitos municípios do nosso Estado do RJ, tais como: Arraial do Cabo Saquarema, Iguaba, Parati, Mangaratiba, Itatiaia, São João da Barra, São Fidélis, Casemiro de Abreu, Miracema, Cordeiro, etc.
A PETROBRAS, desde o ano de 1989 até 2011, já pagou quase, 11 BILHÕES de REAIS, em Royaltes, aos prefeitos de Campos , por causa do petróleo extraído na Praia do Farol de São Tomé. Com esse dinheirão poderíamos CONSTRUIR, 150.000(CENTO E CINQUENTA MIL CASINHAS POPULARES),ou ainda CONSTRUIR, MIL E CEM HOSPITAIS, semelhante ao HGG. Entretanto os nossos prefeitos não fizeram NENHUM Hospital aqui na Baixada. Daria também para comprar CINQUENTA USINAS DE AÇUCAR, ou ainda poderíamos comprar cerca de QUATROCENTOS E QUARENTA MIL CARROS POPULARES.
Ocorre caro leitor, que numa exploração sem limites, num ato de covardia nunca visto antes, os prefeitos de Campos, GAROTINHO E OUTROS do seu grupo, desde 1989 estão desviando aproximadamente 90%(noventa por cento) do dinheiro do Royalte da Baixada, para outras regiões do município. E nós, os verdadeiros donos dos Royaltes, ficamos apenas com, 10%(dez por cento) do dinheiro deste Royalte.
Por esse motivo, aqui na BAIXADA , convivemos com esses bolsões de pobreza e miséria, comparável apenas, a REGIÃO MAIS POBRE DO BRASIL, que é o SERTÃO NORDESTINO. Segundo dados do IBGE em 2010, nosso IDH(índice que mede a pobreza) está entre os piores do país.
Enfim, nossa Baixada é tão rica, por causa do petróleo; Mas com tantos pobres, porque os nossos prefeitos, sempre desviaram o dinheiro dos royaltes, para outros bairros, do município de Campos
Por esta razão, a população da Baixada está indignada e quer, MUDAR JÁ. Por isso queremos emancipar. Por isso, QUEREMOS SEPARAR DE CAMPOS. Seremos um município próspero, semelhante a, Rio das Ostras, Quissamã, Carapebus, Arraial do Cabo e MESQUITA. Os quais, quando eram distritos, também foram explorados por seus prefeitos. E face a tal exploração, há alguns anos atrás, decidiram separar-se de seus antigos municípios. E se tornaram cidades prósperas e desenvolvidas.
As pessoas que formam o grupo pró-emancipação , estão dispostas a se sacrificar e entrar na política, com um único objetivo, tirar a Baixada desta pouca vergonha. São pessoas da nossa região, que tem condições de administrar, muito bem, nosso novo município. Pois são: competentes, inteligentes, dinâmicas, possuem moral ilibada e querem o desenvolvimento sustentável desta região.
Com a nossa separação de Campos, calcula-se que, 70% do Roylate que Campos recebe hoje, ficará com a nova Prefeitura da Baixada. Começaremos com um orçamento de mais de UM BILHÃO DE REAIS. Isso significa que, com esse dinheiro, poderemos AUMENTAR AS POLÍTICAS ASSISTENCILAISTAS, CONSTRUIR HOSPITAIS, MELHORAR A INFRAESTRUTURA, A EDUCAÇÃO, O TURISMO e muito mais. A nossa PREFEITURA DA BAIXADA, irá CRIAR, mais de 5.000 EMPREGOS DIRETOS e outros tantos indiretos. .Seremos uma dos municípios mais importantes e ricos do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil. A nova prefeitura terá total autonomia financeira e seremos autossuficientes.
População da Baixada. Vamos acabar com essa exploração e com essa falta de respeito com nosso povo, PARA ISSO TEMOS QUE CRIAR NOSSO MUNICÍPIO DA BAIXADA. Só depende de vocês. Apóie nosso movimento. JUNTE-SE AO NOSSO GRUPO PRÓ- EMANCIPAÇÃO. Precisamos da sua união, do seu grito.
Você estudante, você trabalhador de todas as áreas, você dona de casa, você aposentado e todos que formam a população da nossa querida BAIXADA, estão convidados a participar deste grandioso movimento que vai fazer nascer nosso novo município da Baixada Campista. Vamos lutar, vamos nos unir, vamos acreditar. Vamos deixar nosso nome na história.
A classe política de Campos, que se colocar contra a nossa legítima EMANCIPAÇÃO, estará demonstrando abertamente que querem continuar sugando o dinheiro do nosso Royalte, até quando nosso petróleo acabar . A prefeita e garotinho, não são daqui da Baixada. Não freqüentam nossa região. Apenas nos toleram, por interesse nos nossos bilhões dos Royaltes, do Farol de São Tomé.
Chega de PREFEITA(OS) EXPLORADORES. Chega de Prefeitos IMORAIS. Fora Prefeitos ESPERTALHÕES. Fora Prefeitos SANGUESSUGAS, de nosso ROYALTE. Só queremos o que é nosso. E nós vamos conseguir.
SEM LUTA, NÃO HÁ VITÓRIA.
ACREDITEM. É POSSÍVEL SIM, ACABAR COM ESSA EXPLORAÇÃO
Observação : Favor passar o texto para o máximo de pessoas possível, do seu rol de amizades
(Por e-mail) Gil Roberto Campinho Rabelo
Do Blog: embora discorde da idéia, acho democratia a sua discussão pública.
Só pra eu entender:
ResponderExcluirIsso quer dizer mais uma prefeitura,mais uma câmara de vereadores, mais afilhados, mais esquemas???
Então tá !!!
Não é apenas a Baixada a prejudicada .
ResponderExcluirÉ CAMPOS como um TODO.
Pergunte em cada bariro se tem melhorias compatíveis com sua fração ideal dos Royalties.
NENHUM .
São cerca de 20 anos de Royalties e cerca de 20 anos de uma mesma e desavergonhada panelinha governando Campos e o que temos é uma cidade sem saúde, sem educação, sem estrutura, ou seja, sem NADA que justifique os BILHÕES E BILHÕES recebidos de Royalties.
CAMPOS É CASO DE POLÍCIA, E HÁ BASTANRTE TEMPO!
Se houvesse um comprometimento com a questão acharia até interessante. Mas o ponto em questão são os royalties do petróleo. Sempre o bendito royalties. Engraçado que só se faz cálculo dos royalties do petróleo, mas não cita o que a nova prefeitura arrecadaria com as cerâmicas (as olarias),usina e comércio que lá estão. Isso não interessa, né? No dia que os royalties acabarem vamos ter paz.
ResponderExcluirConcordo plenamente. Não vejo a questão apenas como um foco nos royalties, ou mais uma prefeitura ou câmara. A baixada tem potencial para se desenvolver, mas isso não acontecesse porque nada é feito pela baixada. Sim, temos olarias, comércios completos, que se não quisermos não precisamos ir ao centro porque aqui tem de tudo. Acredito que a emancipação trará desenvolvimento para a baixada, porque no momento temos um Hospital São José que não passa de um posto de saúde sem estrutura, estradas vicinais que são barro puro, uma RJ que foi licitada por 56 milhões de reais, que ao invés de começarem por onde tem crateras e irregularidades, iniciaram pela melhor fatia, mas claro dá visibilidade para a prefeita. Temos chuva de carvão diariamente, porque as usinas não respeitam as leis, temos praças há 1 ANO cercadas com obras paradas. Acho que somos usados sim, porque temos uma grande força de trabalho mal aproveitada. Vamos à luta!
ResponderExcluirGostei da idéia, porque o Farol de São Tomé só é lembrado quando chega o verão. A prefeitura colocar lâmpadas, pinta a ruas, coloca câmeras, levam estrutura médica, shows, tudo que deveria ter o ano inteiro, afinal pagamos os impostos como quem mora no centro de Campos. Quero a emancipação.
ResponderExcluirAo anônimo das 14:18, você questiona mais uma prefeitura e mais uma câmara, fique tranquilo porque o povo da baixada da égua é diferente do da cidade, que aceita corrupção e esquemas. Procure cuidar da sua prefeitura e câmara, que nós cuidaremos da nossa. Não posso afirmar que acordos não existirão, mas garanto que nosso povo não permitirá que a prefeitura e câmara sejam administrados por um único grupo, como acontece em Campos.
ResponderExcluirConcordo plenamente com o comentário acima, a baixada é esquecida, sou nascido nela e não vejo melhoria significativa em diversos sentidos, esta questão do Hospital São José é seríssima, só nós é que enxergamos o quanto um hospital bem equipado traria de benefícios não só pela baixada mas também para a população do centro e cidades vizinhas que são atendidas pelo Ferreira Machado desafogando o mesmo, a chegada de uma ambulância que sai da baixada e vai para o ferreira machado é penosa, pois neste trânsito cada vez mais caótico, desorganizado e de pessoas mal educadas no volante custa as pessoas que são socorridas as suas vidas é muito demorado, e o tempo é precioso para estas pessoas e para os atendentes que estão prestando o socorro, a questão das cinzas chega a ser ridiculo, pois com tanta evolução a população passar por problemas deste tipo ainda, não é questão de recursos, e sim de falta de fiscalização ao londo destes anos todos, descaso para com as pessoa que vivem aqui na baixada, eu queria ver ser a nossa prefeitura fosse por essa região se os politicos permitiriam esta imundicie que nos passamos, sujeira, problemas respiratórios, e devastação da vegetação que estão no entorno dos canaviais e que estão sendo destruidos e ninguem fala nada é LASTIMÁVEL, e parece que este ano ainda está pior, parece até pirraça, quem sabe um a EMANCIPAÇÃO seja a solução, o que nós teríamos a perder se temos tão pouco.
ResponderExcluirESSA REVOLTA FAZ PARTE DA ADMINISTRAÇÃO DA ATUAL PREFEITA DA MUDANÇA . MUDANÇA EM AUMENTAR OS IMPOSTOS E FAZER O POVO DE OTÁRIO , PRINCIPALMENTE O POVO DA BAIXA QUE SOFRE MAS , POR SER DISTANTE DA CIDADE . VCS DA BAIXADA FICA AQUI O MEU RESPEITO POR TODOS VCS , E QUE VCS NÃO DEIXEM OS GAROTINHOS , MUDAR A MENTALIDADE DE VCS . GRANDE ABRAÇOS !!!
ResponderExcluirA palavra é mesmo REVOLTA pela falta de respeito da prefeita para conosco. Para se ter uma idéia a Praça São Gonçalo em Goitacazes está fechada para obras desde setembro do ano passado, ou seja, 1 ano. O único lugar que nossas crianças tinham para brincar era a praça, agora nem isso. Temos agora em 16 de setembro a festa do nosso padroeiro, e a nossa missa ao ar livre não poderá ser realizada, porque a praça está com as obras paralizadas. É um absurdo! Temos um orçamento bilhonário e passamos por estes abusos dos governantes. Queremos respeito e dignidade.
ResponderExcluirCom todo respeito ao povo da Baixada Campista, Entretanto, tenho a seguinte visão: se caso, os poços de petróleo de Campos,estivessem localizados em Guarus,e não na Baixada Campista, aposto que o povo exigente de Guarus, já teria se emancipado de Campos.
ResponderExcluirO povo da Baixada, tem que se impor, tem que ser exigente, tem que cobrar e não aceitar migalhas da prefeitura de Campos.
Com certeza, caso emancipe, a prefeitura da Baixada Campista, será uma das mais ricas e prósperas do Brasil.
Goitacazes, Tócos,Mineiros, Poço Gordo, São Sebastião, Bauixa Grande, Santo Amaro e Farol de São tomé, estão abandonados. Nesses distritos que formam a Baixada Campista, o que a prefeitura faz é começar a reformar pracinhas e depois não as termina. Só se vemos pracinhas cheias de tapumes. E a segunda obra da prefeitura nesses bairros, é pintar os meios fios e os postes nas cores azul e lilas.
ResponderExcluirEssa prefeita e o primeiro-damo, quando iniciaram na política em Campos, tanto criticaram o modelo de administração do antigo ex-prefeito José Carlos Barbosa, que basicamente construia pracinhas no bairros e pintava os meio-fios. E agora o casal da Lapa está usando o mesmo estilo de Zezé Barbosa. Só que existe uma grande diferença, na época de Zezé barbosa, a prefeitura era paupérrima, não tinha royaltes: Já agora na era GAROTINHOS/Rosa, a prefeitura bota dinheiro pelo ladrão. Bando de incompetentes que estão administrando nossa prefeitura.
Lutem pela emancipação sim , povo da Baixada Campista. O dinheiro dos Royaltes é de vocês
ITALVA e CARODOSO MOREIRA, eram distritos de Campos. Os prefeitos de Campos, naa faziam naqueles dois distritos, naquela época.Em razão disso, se cansaram de serem explorados. Com efeito a população percebeu o descaso, se uniram e emanciparam-se de Campos. E levam vida própria, tem suas prefeitura, seus hospitais, delegacia de polícia e outras coisa mais.
ResponderExcluirSigamos o exemplo de Italva e Cardoso Moreira vamos buscar esta emancipação, doa quem doer. Queremos o que é nosso.
Cuidado pessoal da Baixada, porque de agora em diante, percebendo a vontade , a disposição, a determinação do povo da Baixada, esse casal rosa, verdadeiros caras-de-pau, vão buscar enganar essa população, realizando algumas obras, que não estavam nos seusplanos, como forma de calar a boca desse povo. Aceitem as obras, mas, não desistam de emancipar essa região. a emancipação é um direito de voces e a região vai ganhar muito com isso. Boa sorte!
ResponderExcluirMARCELO FIQUE TRANQUILO, AQUI OS GAROTINHOS NÃO ENTRAM, NEM COM APOIO DO SEU LARANJA ARI.
ResponderExcluirConcordo com a emancipação da BAIXADA DO FAROL DE SÃO TOMÉ, CAI BEM , ESSE NOME , E O DESCASO , DESÍDIA , DO PODER PÚBLICO de Campos , que explora o PETRÓLEO , E A baixada está com taxa de MISERABILIDADE E DESLEIXO, SEM HOSPITAIS, ETC, EU CAMPISTA APOIO ESSA IDÉIA , MAS DEPENDE DE VOTAÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL , PARA ESSA EMANCIPAÇÃO , E AÍ? COMO QUE FICA ? O POVO TEM QUE COBRAR AOS VEREADORES , POIS TODOS SABEM QUE QUE OPOSIÇÃO SÃO 2 OU 3 VEREADORES , AÍ É COM O POVO , PRESSSIONAR A CÂMARA DE VEREADORES , CONTEM COM A MINHA ASSINATURA SE PRECISAREM !
ResponderExcluirQuem mora no centro não imagina a humilhação de quem depende exclusivamente de ônibus para se locomover. Tenho o direito de entrar pela frente do ônibus por ser idosa, mas basta que os motoristas nos vejam e passam direto pelo ponto, só param quando percebem que tem alguém junto que irá pagar a passagem. E quando consigo pegar a condução, passo por um aperto danado, porque as pessoas não levantam para o idoso sentar, fora que todos os veículos estão sempre lotados e caindo aos pedaços. Chega de humilhação, quando não existia a passagem de um real, conseguíamos pelo menos pegar o ônibus, agora piorou muito.
ResponderExcluirÉ O GOVERNO DA BAGUNÇA , DA ENGANAÇÃO!
ResponderExcluirVotaram nela?
AGUENTA ELE!
Senhor Gil. O Senhor tem noção de como se faz a Emancipação? Depende do todo e não de uma parte. Mas sugiro que o " Grupo Pró-emancipação", que no momento tem a oportunidade na LOA de 2012, que esta na Camara para ser descutida, que vá a Camara e façam suas sugestões e cobrem, justiça na distribuição dos Royaltes e demais impostostos. Já participei de audiencia Pública, e nunca vi a Baixada fazer sujestões, fica aqui minha contibuição para com o Grupo. A hora é agora de exigir melhorias nas audiencias publicas, que o Presidente da Camara deve fazer por força de Lei. Nildo Cardoso Ex-vereador sabe bem como funciona.
ResponderExcluirTUDO ATRÁS DE ROYALTIES!
ResponderExcluirCuidado com discursos fáceis gente boa da Baixada!
Ao anonimo de 04/09/11, dasa 20:24.
ResponderExcluirCaro comentarista, Já está tramitando na camara federal em Brasilia EC(Emenda Constitucional), que prevê que apenas a população interessada, ou seja , a parte daquele município, que deseja ser emancipado, é que verdadeiramente será submetido ao plebiscito. Inclusive já existe jurisprudência do STE e do STJ, sobre a questão.
Ademais no caso concreto,no final deste ano 2011, a população do Estado do Pará, será submetido a plebiscito, visando o desmembrado daquele estado, em três partes, criando assim três Estados autonomos. Nessa ocasião apenas, cada região a formar um Estado autonomo, irá às urnas para deliberarem sobre o desmembramento ou não , daquela região independente. Isso quer dizer que tão somente, cada parte interessada, dirá, SIM ou NÃO.
Desse modo gerará jurisprudência, para que municípios, também usufruam do mesmo benefício , pois na atual legislação, tanto Estados, quanto municípios, devem passar pelos mesmas exigências da lei.
Todos sabem que o questionamento que fizeram o governo criar a lei atual, com relação as emanciações, são exclusivamente de ordem econômica. Pois muitos municípios, que foram criados no Brasil , antes de 1998, não possuiam autonomia econômica e vivem às custas de repasse do Governo Federal, através de seus fundos disso e daquilo. Entretanto com a Baixada Campista, esse problema inexistirá, pois seremos um município autossuficiente, porque cerca de 80% dos Royaltes ficará com a Prefeitura da Baixa Campista, além dos impostos gerados pelas indústrias (cermicas, usina, comércio e outras fontes).
Não perecisamos ficar de pires na mão , mendigando na camara de vereadores, benfeitorias que todo parlamentar e principalmente a prefeita , deveria saber pois quando estão em campanha, percorrem os bairros, passam a saber de suas mazelas, prometem "mundos e fundos" nos comícios e depois fazem o que estão fazendo com a nossa população, um "TOTAL DESCASO".
Agora é tarde e nós vamos até o final, seja o que Deus quiser.
Para o anônimo do dia 04/09 às 20h24min. Ratifico as palavras do Carlos Ribeiro, e acrescento o seguinte: A LOA - Lei Orçamentária Anual, discute quanto cada município terá de orçamento disponibilizado no ano seguinte, mas a mesma, tem que respeitar o que está estabelecido no Plano Plurianual e na Lei de Diretrizes Orçamentárias, portanto não tem nada haver com a quentão da emancipação. Também acompanho as Audiências Públicas e o que vejo são instituições preocupadas com sua sobrevivência e não com o contexto social da comunidade. Sobre a emancipação não precisamos de vereadores e nem de ex-vereadores que façam da nossa causa um palanque. Sei como funciona o processo de emancipação, neste momento está tramitando no Congresso a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 13, que devolve aos estados a competência para legislar sobre a criação e emancipação de municípios, portanto, estou interado no assunto.
ResponderExcluirFernando, aproveitando o assunto sobre a baixada, quero deixar uma solicitação. Existem duas associações em Goitacazes que não funcionam adequadamente, ou seja, servem somente para cunho eleitoral. São elas: Centro Social do Merrinho e CAPI - Centro de Atenção a Pessoa Idosa. Se fizer uma visita vai averiguar o que estou falando. Estão enganando a população.
ResponderExcluirBoa tarde! Qual fim teve essa ideia? Se deu por esquecida? Vamos voltar com esse intuito de emancipar farol! Já passou da hora disso acontecer. Li seu texto hoje, quase 5 anos depois e nada mudou. Vamos lutar pela baixada. Aproveitar essa crise politica no Brasil e na cidade de Campos, aproveitar que eles não estão com moral, e emancipar a baixada!!
ResponderExcluirBoa tarde! Que fim teve esse projeto? Se deu por esquecido? Li hoje seu texto, quase 5 anos depois, e nada mudou. Vamos retomar essa ideia, vamos lutar pela baixada campista. Vamos aproveitar esse clima de crise politica no Brasil e na cidade de Campos, aproveitar q esse políticos não estão com moral pra nada e lutar pela emancipação. Chega de esperar por migalhas, eles já destruíram muito do que é nosso!
ResponderExcluirEu sou de Goytacazes e apoio essa idéia, no ano que vem nas eleições deveria ressurgir essa questão, vivemos esquecidos e cansados de promessas
ResponderExcluir