terça-feira, setembro 06, 2011

BEIRA VALÃO: CHAMEM A POLICIA.


A impressão que fica é que a obra de maquiagem do trecho urbano da beira valão é uma sinfonia inacabada. Para não ser herético é melhor redefini-la: uma ópera bufa pela metade. Quer saber? É, na verdade, uma bofetada na cara da cidadania campista.

Quanto mais o tempo passa, mais longe fica a data da provável inauguração daquela pérola do urbanismo moderno.

O governo que não deve satisfações à ninguém começou o empreendimento, com anúncio de um custo de 18 milhões de reais. Há notícias que já houve aditivos e a soma já passa dos 21 milhões.

O inacreditável é que os Poderes, aos quais competem zelar pelo direito da sociedade, estão no mais constrangedor silêncio obsequioso. Os vícios só existiam, em Campos, antes do ano da graça de 2009, quando a administração pública municipal subiu do inferno aos céus, num carro de fogo puxado por 50 cavalos.

Esse governo de agora é, por autorreconhecimento, o das virtudes inatacáveis e de mentalidade tacanha. No geral, suas obras são michas, mas no caso da beira valão há um agravante. O que foi prometido é isso:

Essa ciclovia que você vê na perspectiva, destacada, de piso escuro, é essa que a fotografia revela em toda sua crueza. Uma ciclovia por onde não conseguem passar duas bicicletas ao mesmo tempo, mas ao preço da pista de Spa-Francorchamps. Confira: 

Ah, e por fim, todo esse investimento milionário, já aditivado, que subestima a inteligência e paciência da sociedade é para proteger isso:

 Felizmente fotografias e consciências não exalam mau cheiro.

11 comentários:

  1. Prisão ideológica - a cadeia da ignorância




    A fábula "As rãs e o pintassilgo" do autor brasileiro Rubem Alves é uma espécie de adaptação do "mito da caverna" de Platão.Nesta fábula as rãs habitam num espaço isolado do mundo real,no caso, um poço fundo e escuro.Logo, surge o pintassilgo que vive fora do mundo cotidiano das rãs,relatando às mesmas as maravilhas do mundo em que habita,cujos elementos são desconhecidos por elas, o que gera a divisão de opiniões quanto à aceitação das descroções do pintassilgo.Em suma,o pintassilgo com boas intenções,acaba sendo preso e condenado
    à morte.
    A mensagem central da fábula remete a uma espécie de qualidade essencial para uma convivência harmoniosa - que é o senso de que não há uma verdade absoluta pelo menos ao coletivo, visto que a verdade é relativa de um indivíduo a outro.A respeito disso, o filósofo Gaarder relata que novas ideias e filosofias são comumente rejeitadas porque oferecem às pessoas uma nova visão de mundo,muitas vezes antagônicas a que foram acostumadas.A consequência da falta desse senso está presente num pensamento do filósofo alemão Nietzesche,para quem "as convicções são prisões" não significando que todos que tenham convicções estejam presos,mas sim que a prisão se
    dá quando a visão de um indivíduo fecha-se sobre algo,não aceitando novas proposições.
    É possível identificar essa prisão ideológica nos versos do escritor alemão Goethe que diz que "quam não se dá conta/vive às sombras da ignorância/ a mercê do tempo". A ignorância é o principal fator que veta no indivíduo o senso da verdade relativa,causando assim a prisão que Nietzsche descreve.Portanto, é preciso uma educação que liberte as pessoas do senso de verdades dogmáticas,ainda mais na sociedade atual,em que os avanços da ci~encia,o alto fluxo de informações e o fácil acesso à obras literárias,filosóficas confrontam frequentemente a visão dos que
    se encontram presos na cadeia da ignorância.

    ResponderExcluir
  2. COMO PODE?
    Não temos um poder judiciário em Campos ou somos nós, campistas honestos, cidadãos que pagam os impostos que pagam os poderes, os indolentes e imbecis que VEMOS DEMAIS, OUVIMOS DEMAIS E FALAMOS DEMAIS?
    Será que vemos as coisas desavergonhadas demais?

    ResponderExcluir
  3. Mais triste ainda quando as prisões não são sequer ideológicas mas por deliírios que fazem um 22 jurar ser deus:
    Eis que na reunião de filiação de mais um 22 em São João da Barra, emerge da boquinha do que jura ser deus a seguinte e humilhante ¨ pérola verborrágica¨:referindo-se ao ¨neovassalo¨:
    ¨AS MÃOS QUE TE DERRUBARAM, AGORA TE LEVANTARÃO¨!
    Amém!?
    Amém!

    ResponderExcluir
  4. Olha cidadão campista,combater a corrupção é um dever da sociedade. A obra da beira valão como vimos na reportagem, com foto do licitado e do executado é uma vergonha, há uma lei que determina que quaisquer aditivo com incremento financeiro ou rerratificação(troca de serviço), nã0 utrapassem 25% do valor incial do contrto ou item da planilha orçamentaria licitada.
    Vou termiar com uma mensagem PARA BEM GOVERNAR BASTA NÃO ERRAR.

    ResponderExcluir
  5. Caro Fernando a materia por vc postada me deixa envergonhado visto que sou obrigado a concordar inteiramente. Nã bastasse os erros já apontados, vou indicar outro: não foi retirada a fiação e posteamento da margem esquerda que seria substituida por fiação subterrânea. Consequência disto é um projeto que além de caro e lento denigre a imagem do próprio arquiteto que o fez. Resumindo é uma coisa horrível, aliás mal gosto é uma característica do casal.

    ResponderExcluir
  6. Fernando é um absurdo!!Mas cadê o MP e os vereadores?E ainda falam em aumentar o nº desses "omissos"!Aqui em Guarus "recomeçou" a obra da J.C.P.Pinto,e ja esta quebrando novamente a parte,que antes ja haviam quebrado(pista do lado direito sentido beira rio>HGG).Um cara do jornal "oficial" me questionou quando falei em "recomeço",ora,se nao fosse a reportagem com fotos que saiu no blog...essa obra ficaria aguardando o "aditivo",que certamente da deve ter sido "somado"!Pergunto até quando teremos que aturar e aceitar esses desmandos?

    ResponderExcluir
  7. Sabe o que é pior é que ninguém sabe que os médicos do HGG que trabalham no finalde semana estão sem receber desde maio e um semana passada já pediu demissão e os outros já estão na metade do caminho para tal atitude. É uma falta de respeito com o profissional da saúde. Esta acontecendo o mesmo com profissionais que trabalham durante a semana. O Pu de guarus não tem médicos pediatras final de semana e furos durante a semana. Soube que a ordem durante a semana que uma médica que esta de licença é para parar o atendimento e sobrecarregar o HGG. Porque não querem pagar um novo profissional para abrir o funcionamento do Pu. O HGG vai para final de semana´.
    É engraçado que quando o governo do estado fala em melhorar a saúde logo ficam ofendidos e se acham autosuficientes para resolver tudo. “Pelo amor de Deus” Tem praticamente três anos de governo e a saúde e educação estão péssimas. Campos não tem um aparelho de ressonância Magnética; cintilografia; radioterapia que tem um custo mínimo para este município rico. Queria que cabral se manifestasse em colocar esses aparelhos em Campos para vê se o governo não ia resolver. É um absurdo,pessoas tendo que ir para Itaperuna e demais localidades para fazer tratamentos como radioterapia. O custo da compra desses aparelhos com certeza vai ser mais baixo até para manutenção do que pagar o absurdo que estão pagando a essas clínicas particulares para realizar esses exames.
    Triste numa planície rica, privilegiada, vê funcionários com seus salários atrasados, saúde e educação em segundo lugar, ruas esburacadas, obras não terminadas; falta de dinheiro circulante; fármacias vazias;pessoas sendo perseguidas e um dono da cidade.
    “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”
    Sávio Andrade.

    ResponderExcluir
  8. A verdade é que a população não vê vereador nem justiça agindo a contento.
    Prenúncio de um novo tempo, ou seja,será a volta ao estado de natureza!?
    Do modo que a coisa anda e a revolta tambem, está por pouco!

    ResponderExcluir
  9. GENTE!
    É uma absurdo atrás do outro.
    Estão afrontosos demais.
    VÃO MAMAR EM OUTRA TETA PERVERSOS, NANICOS MORAIS!

    ResponderExcluir
  10. Isso é um absurdo,sou de São João da Barra mas vejo campos como cidade visinha, também uma terra que eu vivo e que gosto muito,como a rodoviaria roberto cilveira que custou milhoes talves bilhoes,ficou boa,mas pelo preço tinham que derrubar ela toda e construir uma nova, é um absurdo.sou blogueiro se me permite vou divulgar esssa matéria no meu blog com os creditos direcionados para seu blog,abraços,Flávio Cunha.(http://flavioscunha.blogspot.com/)

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião