A hora é esta. Uma vez, tendo constatado, que a nossa sociedade está padecendo de fisiologismo crônico, todos temos que estar engajados por uma mudança substancial, porque não dizer radical, neste comportamento nefasto, que estamos experimentando por longos anos. Não adianta, transferir responsabilidades. Esta é uma missão de toda sociedade civil organizada. Quando alguém, troca o voto, por uma cesta básica, por $50,00, ou outra coisa qualquer, muitas vezes é por necessidade. Porém, já dizia o velho Gonzagão: "Seu doutor uma esmola, para um homem que é são, ou lhe mata de vergonha, ou vicia o cidadão".
Lamentavelmente, o processo eleitoral, desencadeado no nosso país, carrega até hoje, os vícios do Brasil colônia. Os velhos e temidos coronéis, encabrestavam os eleitores, ou por um favor, ou pelo terror, e os obrigava a votar no que "eles achavam melhor ou mais conveniente para aquele momento histórico vivido".
Para mudarmos este paradigma, precisamos - todos - estar engajados num trabalho de conscientização permanente, nas escolas, igrejas, redações de jornais, associações, etc.... As vezes, fico triste e/ou indignado, quando vejo pessoas inteligentes, bem informadas, que afirmam categoricamente que vão anular o voto nas próximas eleições. A estes, dou um conselho. A política precisa de pessoas de bem, de bons propósitos. Venham participar deste processo, não só votando. Mas como candidatos, a vereador, prefeito, governador, etc.... Alguém sempre vai fazer as leis que nos regem, alguém vai sempre nos governar, sendo assim, que sejam vocês, pessoas inconformadas, de bons propósitos, de revoltas cívicas.
"O homem se humilha, se castram seus sonhos, seu sonho é sua vida e vida é trabalho. Um homem sem trabalho, um homem não tem honra. E sem a sua honra, se morre, se mata". Saudades de Gonzaguinha. Sapientíssimas palavras. Que sirvam para nossa reflexão.
Sergio Mendes
ta de sacanagem ta nao serjão? Logo vc falando em voto de cabresto?
ResponderExcluiragora, nisso eu concordo com vc: "que sejam vocês, pessoas inconformadas, de bons propósitos, de revoltas cívicas"...sim, essas pessoas pra governar sim, vc nao, de novo nao, por favor...
Só aceitam o que lhe convém?
ResponderExcluirCaro Francisco,
ResponderExcluirSugiro, que venha para esta trincheira. E nos represente. Saudações democráticas!