sexta-feira, agosto 19, 2011

CONTINUAM BUSCAS DO HELICÓPTERO DESAPARECIDO

Aloysio Balbi, O Globo.

RIO - Um helicóptero modelo Augusta AW-139, da Senior Táxis Aéreo, que havia decolado da plataforma P-65, no campo de Enchova, na Bacia de Campos, em direção a Macaé, está desaparecido. O helicóptero tinha quatro pessoas a bordo, sendo dois tripulantes e dois petroleiros. Neste momento outras aeronaves que prestam serviços para a Petrobras e barcos da estatal fazem uma varredura no mar. Dois helicópteros da Marinha também trabalham nas buscas. Além do piloto e do co-piloto, estão desaparecidos dois passageiros, funcionários de duas empresas contratadas da Petrobras, Brasiltest e Engevix.

O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica informou, por meio de nota, enviada na noite desta sexta-feira, que o helicóptero - de prefixo PR-SEK - declarou emergência Torre de Controle de Macaé e fez um pouso forçado no oceano Atlântico, a aproximadamente 100 km do litoral fluminense, por volta das 17h15m. O Salvaero Curitiba mobilizou duas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), sendo um avião P-95 Bandeirante Patrulha e um helicóptero H-34 Super Puma, para dar início às buscas. A operação, coordenada pela FAB, conta com apoio de um Navio Patrulha Guajará e um helicóptero Lynx da Marinha do Brasil.

Segundo o Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF), o piloto manteve um contato por rádio às 16h49m com a torre de comando do aeroporto de Macaé, pedindo autorização para fazer um pouso de emergência. A Petrobras confirmou que a aeronave está desaparecida e acionou o Plano de Emergência da Bacia de Campos.

Uma fonte da empresa BHS que faz voos entre o aeroporto de Macaé e as plataformas de Campos confirmou que dois botes salva-vidas foram localizados no mar. Nos botes salva-vidas não foram encontrados os passageiros. O sindicato informou que esses botes abrem sozinhos com o impacto. A mesma fonte informou que, no contado com o aeroporto, o piloto da aeronave da Sênior falou em perda de pressão hidráulica. Quando isso acontece, as hélices podem parar de funcionar.


A empresa Senior dona do helicóptero desaparecido, informou que somente amanhã vai divulgar uma nota oficial sobre o assunto. O Sindicato dos Petroleiros exige a lista dos passageiros e tripulantes que estavam na aeronave.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião